A Maleta da Leitura pode ser abordada como projeto ou como atividade
permanente na sala de aula, tratando-se de uma prática extremamente
significativa no processo de alfabetização e letramento.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as
histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio
do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua
participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se
que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática –
e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivos:
- Proporcionar situações de leitura compartilhada para que desenvolvam a oralidade e saibam expressar-se perante o grupo.
- Interagir com o universo escrito e seus portadores textuais para que possam possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de
registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa,
permanecendo com esta por uma semana.
O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um
registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos,
montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o
livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma
teatral, se o aluno quiser.
É possível também realizar o registro da leitura através de Fichas de Leitura enviadas junto à maleta.
ALGUNS MODELOS DE MALETA DA LEITURA
Podem ser confeccionadas com EVA, tecido, TNT, caixas de papelão, pastas
prontas. Basta usar a criatividade e enfeitá-las com capricho.
A Maleta da Leitura pode ser abordada como projeto ou como atividade
permanente na sala de aula, tratando-se de uma prática extremamente
significativa no processo de alfabetização e letramento.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as
histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio
do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua
participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se
que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática –
e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivos:
- Proporcionar situações de leitura compartilhada para que desenvolvam a oralidade e saibam expressar-se perante o grupo.
- Interagir com o universo escrito e seus portadores textuais para que possam possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de
registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa,
permanecendo com esta por uma semana.
O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um
registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos,
montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o
livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma
teatral, se o aluno quiser.
É possível também realizar o registro da leitura através de Fichas de Leitura enviadas junto à maleta.
ALGUNS MODELOS DE MALETA DA LEITURA
Podem ser confeccionadas com EVA, tecido, TNT, caixas de papelão, pastas
prontas. Basta usar a criatividade e enfeitá-las com capricho.
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