As
fábulas infantis apresentam enredos que se desenrolam em cenários
lúdicos e muitas vezes em um meio ambiente natural. São florestas,
vastos campos, repletos de pássaros e outros animais que interagem com
as personagens. A criança cria uma ligação natural neste meio da
natureza. Há um respeito natural pelos bichos e um carinho contemplador
na infância, qual criança não desejaria ter um animal de estimação?
Seria
satisfatório se esse respeito à mãe natureza permanecesse no ser humano
em geral, porém a situação atual revela que em vários campos
ambientais os reflexos da ação humana têm causado graves consequências
negativas.
O
fato é que, além do contato lúdico a criança deve ser exposta ao
aprendizado ecológico desde cedo. Introduzir atividades que exerçam
influência na maneira de agir em sociedade e, que antes de tudo,
provoque o zelo pelo planeta Terra.
Nesta
área, muito pode ser feito em sala de aula. Usar os lixeiros
indicativos com as cores para separar o lixo, fazer atividades que
provoquem um olhar sobre as transformações que ocorrem e o por quê delas
no meio ambiente, e claro, coloca-los em contato com o verde.
Atividades de jardinagem, construção de hortas, gravuras ecológicas ou
passeios educativos em áreas de preservação são ideias bem-vindas.
Aliás
até em passeios preparados pela escola em feriados ou semanas livres a
criança pode aprender a se comportar de maneira que preserve o lugar de
visita, ou seja, na posição de turista que preserva e respeita o
ambiente local, como é explicado no texto Turista e redução de CO2 no site SeguroViagem.org, vale a pena ler.
Dividir
aulas por temas pode ser uma solução para abranger cada área de
esclarecimento: preservação ambiental, introdução sobre a
sustentabilidade, reciclagem, impacto da poluição,
entre outras. A reciclagem, um termo muito falado e com resultados
visíveis, pode ser até experimentado em sala, atividades de artes dão
oportunidade de por em prática confecção de papel reciclável, bonecos de
papel machê, ou atividades com restos de jornais, revistas e muitos
recortes.
Essas
práticas servem de alguma maneira como um investimento, cria pessoas
com olhares mais cuidadosos com o ambiente ao redor e com a situação da
natureza e da relação do ser humano com ela. Além de servirem de
aprendizado, são momentos divertidos em que a criança pode relaxar e
também brincar, aprender brincando.
Colaboração de Roberta Clarissa Leite
As
fábulas infantis apresentam enredos que se desenrolam em cenários
lúdicos e muitas vezes em um meio ambiente natural. São florestas,
vastos campos, repletos de pássaros e outros animais que interagem com
as personagens. A criança cria uma ligação natural neste meio da
natureza. Há um respeito natural pelos bichos e um carinho contemplador
na infância, qual criança não desejaria ter um animal de estimação?
Seria
satisfatório se esse respeito à mãe natureza permanecesse no ser humano
em geral, porém a situação atual revela que em vários campos
ambientais os reflexos da ação humana têm causado graves consequências
negativas.
O
fato é que, além do contato lúdico a criança deve ser exposta ao
aprendizado ecológico desde cedo. Introduzir atividades que exerçam
influência na maneira de agir em sociedade e, que antes de tudo,
provoque o zelo pelo planeta Terra.
Nesta
área, muito pode ser feito em sala de aula. Usar os lixeiros
indicativos com as cores para separar o lixo, fazer atividades que
provoquem um olhar sobre as transformações que ocorrem e o por quê delas
no meio ambiente, e claro, coloca-los em contato com o verde.
Atividades de jardinagem, construção de hortas, gravuras ecológicas ou
passeios educativos em áreas de preservação são ideias bem-vindas.
Aliás
até em passeios preparados pela escola em feriados ou semanas livres a
criança pode aprender a se comportar de maneira que preserve o lugar de
visita, ou seja, na posição de turista que preserva e respeita o
ambiente local, como é explicado no texto Turista e redução de CO2 no site SeguroViagem.org, vale a pena ler.
Dividir
aulas por temas pode ser uma solução para abranger cada área de
esclarecimento: preservação ambiental, introdução sobre a
sustentabilidade, reciclagem, impacto da poluição,
entre outras. A reciclagem, um termo muito falado e com resultados
visíveis, pode ser até experimentado em sala, atividades de artes dão
oportunidade de por em prática confecção de papel reciclável, bonecos de
papel machê, ou atividades com restos de jornais, revistas e muitos
recortes.
Essas
práticas servem de alguma maneira como um investimento, cria pessoas
com olhares mais cuidadosos com o ambiente ao redor e com a situação da
natureza e da relação do ser humano com ela. Além de servirem de
aprendizado, são momentos divertidos em que a criança pode relaxar e
também brincar, aprender brincando.
Colaboração de Roberta Clarissa Leite
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