Esse
profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para
acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso
percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e
professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de
informação e refletindo sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001), “a
experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a
experiência que pode provocar a produção do saber e a formação“ com esse
pensamento ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer
com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado
para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas
atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo
responsável pelo elo de ligação entre os envolvidos na comunidade
educacional. A questão do relacionamento entre o coordenador e o
professor é um fator crucial para uma gestão democrática, para que isso
aconteça com estratégias bem formuladas o coordenador não pode perder
seu foco.
O
coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a
sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os
resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as
diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também
fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua
própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de
ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de
superação e valorização do profissional.
Por Vanessa dos Santos Nogueira
Via: Brasil Escola
Esse
profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para
acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso
percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e
professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de
informação e refletindo sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001), “a
experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a
experiência que pode provocar a produção do saber e a formação“ com esse
pensamento ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer
com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado
para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas
atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo
responsável pelo elo de ligação entre os envolvidos na comunidade
educacional. A questão do relacionamento entre o coordenador e o
professor é um fator crucial para uma gestão democrática, para que isso
aconteça com estratégias bem formuladas o coordenador não pode perder
seu foco.
O
coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a
sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os
resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as
diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também
fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua
própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de
ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de
superação e valorização do profissional.
Por Vanessa dos Santos Nogueira
Via: Brasil Escola
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