Que atividades posso fazer para o berçário?

Que atividades posso fazer para o berçário?


Essa é uma das maiores perguntas que fazemos, afinal, são bebês grandes. E agora o que posso fazer para estimular esses pequenos?

Vou tentar com minhas palavras auxiliar os professores com essa dificuldade.


Primeiro: Preciso entender qual o estágio que se encontra o indivíduo.

Segundo Piaget as crianças de 0 a 02 anos se encontram no estágio sensório-motor, é a fase em que predomina  o desenvolvimento das percepções e dos movimentos. O desenvolvimento físico é acelerado, num mês está sentando, em um outro engatinhando, no outro andando e no outro consegue correr, esse .
A criança então começa a criar novos conceitos sobre a realidade física e social. É nesse período que ela passa por estímulos motor e social. O toque é importante, a afetividade em sala de aula não pode faltar.

Basicamente as atividades mais indicadas são as motoras.



A criança gosta de pegar e jogar objetos: É bom trabalhar com bolas, balões, jogos de encaixes grandes,  jogos de montar.

A criança gosta de interagir com o outro: É interessante trabalhar enfrente ao espelho, fazer mímicas, mostrar partes do corpo, olhos, nariz, boca, pé, barriga, etc.

A criança gosta de ouvir diferentes sons: Trabalhar com objetos barulhentos como chocalhos, tambor, aptos, etc.

A criança gosta de ouvir músicas: Dançar é uma das melhores maneiras de se trabalhar psicomotor da criança, músicas como cantigas de rodas estimulam o desenvolvimento social e afetivo, se for colocada dificuldades durante a música ainda melhor.

A criança é curiosa: Levar para escola uma caixa surpresa cheias de novidades é bem divertida para eles, estimula a tenção e concentração e traz expectativas boas e prazerosas para a criança.

A criança gosta de experimentar novas sensações: Conhecer o novo é aprender, trabalhar com texturas, formas, cores e temperaturas é um desafio lançado e muito bem aceito por eles, essas atividades faz parte do seu desenvolvimento motor e cognitivo, o quente e frio, o mole e o duro, o preto e o branco deixa o mundo deles ainda mais rico de informações.


Por: Andreza Melo Menezes
(imagens retiradas da internet)

Que atividades posso fazer para o berçário?


Essa é uma das maiores perguntas que fazemos, afinal, são bebês grandes. E agora o que posso fazer para estimular esses pequenos?

Vou tentar com minhas palavras auxiliar os professores com essa dificuldade.


Primeiro: Preciso entender qual o estágio que se encontra o indivíduo.

Segundo Piaget as crianças de 0 a 02 anos se encontram no estágio sensório-motor, é a fase em que predomina  o desenvolvimento das percepções e dos movimentos. O desenvolvimento físico é acelerado, num mês está sentando, em um outro engatinhando, no outro andando e no outro consegue correr, esse .
A criança então começa a criar novos conceitos sobre a realidade física e social. É nesse período que ela passa por estímulos motor e social. O toque é importante, a afetividade em sala de aula não pode faltar.

Basicamente as atividades mais indicadas são as motoras.



A criança gosta de pegar e jogar objetos: É bom trabalhar com bolas, balões, jogos de encaixes grandes,  jogos de montar.

A criança gosta de interagir com o outro: É interessante trabalhar enfrente ao espelho, fazer mímicas, mostrar partes do corpo, olhos, nariz, boca, pé, barriga, etc.

A criança gosta de ouvir diferentes sons: Trabalhar com objetos barulhentos como chocalhos, tambor, aptos, etc.

A criança gosta de ouvir músicas: Dançar é uma das melhores maneiras de se trabalhar psicomotor da criança, músicas como cantigas de rodas estimulam o desenvolvimento social e afetivo, se for colocada dificuldades durante a música ainda melhor.

A criança é curiosa: Levar para escola uma caixa surpresa cheias de novidades é bem divertida para eles, estimula a tenção e concentração e traz expectativas boas e prazerosas para a criança.

A criança gosta de experimentar novas sensações: Conhecer o novo é aprender, trabalhar com texturas, formas, cores e temperaturas é um desafio lançado e muito bem aceito por eles, essas atividades faz parte do seu desenvolvimento motor e cognitivo, o quente e frio, o mole e o duro, o preto e o branco deixa o mundo deles ainda mais rico de informações.


Por: Andreza Melo Menezes
(imagens retiradas da internet)


Nenhum comentário:

Postar um comentário