Garrafas sensoriais são garrafas plásticas, do tamanho que se
desejar, desde que sejam transparentes, preenchidas com objetos que
despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de
observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados
à agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito. Normalmente se usa
contas coloridas, glitter, estrelas e lantejoulas, água, sabão, tintas
de todas as cores para que cada garrafa tenha um efeito ou uma cor.
Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)
Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)
Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
É interessante deixar que a criança introduza os objetos na garrafa,
esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela estará
tocando, sentindo formas e texturas dos objetos utilizados. Porém o
glitter, lantejoula e sabão, tinta, devem ser colocados por um adulto.
Se a criança for muito pequena, a garrafa deve ser entregue a ela já
pronta, para manuseio, para brincadeira, observação, para despertamento
da curiosidade e percepção de cores, movimentos.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.
IMPORTANTE vedar muito bem a tampa desta garrafa! Use cola de secagem
rápida e também envolva com fita adesiva, dando diversas voltas.
Você ficará impressionado em como as crianças sentem uma incrível
atração pelas garrafas! Quando lecionei para a Educação Infantil, fiz as
garrafas sensoriais também com diversas tonalidades de glitter colorido
e água. Eles trocavam as garrafas entre si, se revezavam na observação,
deitavam-se ao chão e giravam as garrafas e observavam, sorridentes, o
movimento impressionante, o brilho e também o efeito do sol sobre as
garrafas. Foram dias de muita alegria, pois as garrafinhas tornaram-se
companheiras e queriam levá-las, inclusive, para o parquinho e para
outras atividades rotineiras.
Experimente a garrafa sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache azul + glitter azul.
Não deixe de experimentar, com certeza seus pequenos irão se divertir e o sensorial deles será amplamente estimulado!
Garrafas sensoriais são garrafas plásticas, do tamanho que se
desejar, desde que sejam transparentes, preenchidas com objetos que
despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de
observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados
à agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito. Normalmente se usa
contas coloridas, glitter, estrelas e lantejoulas, água, sabão, tintas
de todas as cores para que cada garrafa tenha um efeito ou uma cor.
Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)
Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)
Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
É interessante deixar que a criança introduza os objetos na garrafa,
esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela estará
tocando, sentindo formas e texturas dos objetos utilizados. Porém o
glitter, lantejoula e sabão, tinta, devem ser colocados por um adulto.
Se a criança for muito pequena, a garrafa deve ser entregue a ela já
pronta, para manuseio, para brincadeira, observação, para despertamento
da curiosidade e percepção de cores, movimentos.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.
IMPORTANTE vedar muito bem a tampa desta garrafa! Use cola de secagem
rápida e também envolva com fita adesiva, dando diversas voltas.
Você ficará impressionado em como as crianças sentem uma incrível
atração pelas garrafas! Quando lecionei para a Educação Infantil, fiz as
garrafas sensoriais também com diversas tonalidades de glitter colorido
e água. Eles trocavam as garrafas entre si, se revezavam na observação,
deitavam-se ao chão e giravam as garrafas e observavam, sorridentes, o
movimento impressionante, o brilho e também o efeito do sol sobre as
garrafas. Foram dias de muita alegria, pois as garrafinhas tornaram-se
companheiras e queriam levá-las, inclusive, para o parquinho e para
outras atividades rotineiras.
Experimente a garrafa sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache azul + glitter azul.
Não deixe de experimentar, com certeza seus pequenos irão se divertir e o sensorial deles será amplamente estimulado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário