Objetivos da Educação infantil



São objetivos da Educação Infantil:
* Propiciar ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
* Promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade;
* Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão; a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.
Currículo
O currículo da Educação Infantil será organizado através das atividades assim distribuídas:
1. atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, plástica, musical e corporal;
2. atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de levantamento de hipóteses, de criação e de reinvenção;
3. atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social;
4. atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.
As atividades serão programadas obedecendo a uma seqüência e ordenação cuidadosamente estabelecidas e serão apresentadas aos alunos de forma lúdica.



A educação psicomotora na idade pré escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa de confrontação com o meio. A ajuda educativa proveniente dos pais e do meio escolar tem a finalidade não de ensinar a criança comportamentos motores, mas sim de permitir-lhe exercer sua função de ajustamento, individualmente ou com outras crianças.

Na pré-escola o papel do professor não é alfabetizar, mas estimular funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal. Através do seu conhecimento e sensibilidade, ele pode dosar teoria e prática de maneira gradual, combinando os estímulos adequados para cada tipo de aluno.



São objetivos da Educação Infantil:
* Propiciar ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
* Promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade;
* Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão; a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.
Currículo
O currículo da Educação Infantil será organizado através das atividades assim distribuídas:
1. atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, plástica, musical e corporal;
2. atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de levantamento de hipóteses, de criação e de reinvenção;
3. atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social;
4. atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.
As atividades serão programadas obedecendo a uma seqüência e ordenação cuidadosamente estabelecidas e serão apresentadas aos alunos de forma lúdica.



A educação psicomotora na idade pré escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa de confrontação com o meio. A ajuda educativa proveniente dos pais e do meio escolar tem a finalidade não de ensinar a criança comportamentos motores, mas sim de permitir-lhe exercer sua função de ajustamento, individualmente ou com outras crianças.

Na pré-escola o papel do professor não é alfabetizar, mas estimular funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal. Através do seu conhecimento e sensibilidade, ele pode dosar teoria e prática de maneira gradual, combinando os estímulos adequados para cada tipo de aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário