Plano de aula - Matemática - 1º ano - Adição com cartas.


Planejamento: 
1-) Identificação:

a-) Professora: Zélia
b-) Turma:  1º ano
c-)  Tema: Somando 10
d-) Disciplinas envolvidas: Matemática
e-) Conteúdos: Sistema de  numeração, grandezas e medidas, quantificação, resolução de problemas, atenção e observação, socialização e autonomia.
2-) Objetivos Gerais:

·        Identificar números
·        Entender o sistema de numeração
·        Relacionar número/quantidade
·        Desenvolver habilidades para resolver problemas
·        Desenvolver a atenção e observação
·        Desenvolver a socialização e autonomia
3-) Objetivos Específicos:

  • ·        Identificar números de 1 a 10
  • ·        Entender as regras do jogo
  • ·        Relacionar o numeral a sua quantidade
  • ·        Fazer cálculo mental
  • ·        Desenvolver estratégias para resolver problemas
  • ·        Entender noções de adição
  • ·        Utilizar os dedos para fazer contagem
  • ·        Fazer comparação de quantidade
  • ·        Entender noção de par
  • ·        Desenvolver a atenção e observação
  • ·        Desenvolver autonomia
  • ·        Aceitar as ideias do grupo
  • ·        Socializar-se e respeitar o outro

4-) Desenvolvimento metodológico:

A professora irá apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas.
O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando cheguem ao resultado 10.
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo.
O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das carta da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir, ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa, virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador.
A professora deverá intervir nos grupos perguntando se realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se realmente o par formado pelo jogador somou 10.
Também é preciso incentivar os outros jogadores do grupo a ajudar o colega com a soma de suas cartas.  
O papel do professor durante o jogo é transitar entre os grupos questionando as jogadas dos alunos, fazer com que eles pensem sobre os resultados e percebam as suas estratégias.  
Quando as cartas terminarem, os jogadores deverão contar seu pares ou fazer uma comparação dos montes para saber quem é o ganhador.

 5-) Recursos didáticos:


01 baralho ou papel sulfite 40 para imprimir as cartas conforme modelo em anexo.


Cartas para imprimir em papel cartão ou sulfite 40.










 6-) Avaliação:
Observação pelo professor das estratégias e somas realizadas pelos alunos.
7-) Bibliografia:
A Matemática no Cotidiano Infantil – Jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Autora: Sílvia Marina Guedes dos Reis.
Editora Papirus

Planejamento: 
1-) Identificação:

a-) Professora: Zélia
b-) Turma:  1º ano
c-)  Tema: Somando 10
d-) Disciplinas envolvidas: Matemática
e-) Conteúdos: Sistema de  numeração, grandezas e medidas, quantificação, resolução de problemas, atenção e observação, socialização e autonomia.
2-) Objetivos Gerais:

·        Identificar números
·        Entender o sistema de numeração
·        Relacionar número/quantidade
·        Desenvolver habilidades para resolver problemas
·        Desenvolver a atenção e observação
·        Desenvolver a socialização e autonomia
3-) Objetivos Específicos:

  • ·        Identificar números de 1 a 10
  • ·        Entender as regras do jogo
  • ·        Relacionar o numeral a sua quantidade
  • ·        Fazer cálculo mental
  • ·        Desenvolver estratégias para resolver problemas
  • ·        Entender noções de adição
  • ·        Utilizar os dedos para fazer contagem
  • ·        Fazer comparação de quantidade
  • ·        Entender noção de par
  • ·        Desenvolver a atenção e observação
  • ·        Desenvolver autonomia
  • ·        Aceitar as ideias do grupo
  • ·        Socializar-se e respeitar o outro

4-) Desenvolvimento metodológico:

A professora irá apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas.
O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando cheguem ao resultado 10.
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo.
O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das carta da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir, ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa, virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador.
A professora deverá intervir nos grupos perguntando se realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se realmente o par formado pelo jogador somou 10.
Também é preciso incentivar os outros jogadores do grupo a ajudar o colega com a soma de suas cartas.  
O papel do professor durante o jogo é transitar entre os grupos questionando as jogadas dos alunos, fazer com que eles pensem sobre os resultados e percebam as suas estratégias.  
Quando as cartas terminarem, os jogadores deverão contar seu pares ou fazer uma comparação dos montes para saber quem é o ganhador.

 5-) Recursos didáticos:


01 baralho ou papel sulfite 40 para imprimir as cartas conforme modelo em anexo.


Cartas para imprimir em papel cartão ou sulfite 40.










 6-) Avaliação:
Observação pelo professor das estratégias e somas realizadas pelos alunos.
7-) Bibliografia:
A Matemática no Cotidiano Infantil – Jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Autora: Sílvia Marina Guedes dos Reis.
Editora Papirus

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