Planejamento:
1-) Identificação:
a-)
Professora: Zélia
b-) Turma: 1º ano
c-) Tema: Somando 10
d-)
Disciplinas envolvidas: Matemática
e-) Conteúdos:
Sistema de numeração, grandezas e
medidas, quantificação, resolução de problemas, atenção e observação,
socialização e autonomia.
2-) Objetivos Gerais:
·
Identificar
números
·
Entender
o sistema de numeração
·
Relacionar
número/quantidade
·
Desenvolver
habilidades para resolver problemas
·
Desenvolver
a atenção e observação
·
Desenvolver
a socialização e autonomia
3-) Objetivos Específicos:
- · Identificar números de 1 a 10
- · Entender as regras do jogo
- · Relacionar o numeral a sua quantidade
- · Fazer cálculo mental
- · Desenvolver estratégias para resolver problemas
- · Entender noções de adição
- · Utilizar os dedos para fazer contagem
- · Fazer comparação de quantidade
- · Entender noção de par
- · Desenvolver a atenção e observação
- · Desenvolver autonomia
- · Aceitar as ideias do grupo
- · Socializar-se e respeitar o outro
4-) Desenvolvimento metodológico:
A professora irá apresentar as cartas de 1 baralho para
grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4
tipos de naipes, totalizando 36 cartas.
O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando
cheguem ao resultado 10.
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as
cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas
ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo.
O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la
com uma das carta da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir,
ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa,
virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador.
A professora deverá intervir nos grupos perguntando se
realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se
realmente o par formado pelo jogador somou 10.
Também é preciso incentivar os outros jogadores do grupo a
ajudar o colega com a soma de suas cartas.
O papel do professor
durante o jogo é transitar entre os grupos questionando as jogadas dos
alunos, fazer com que eles pensem sobre os resultados e percebam as suas
estratégias.
Quando as cartas terminarem, os
jogadores deverão contar seu pares ou fazer uma comparação dos montes para
saber quem é o ganhador.
01 baralho ou papel sulfite 40 para imprimir as cartas
conforme modelo em anexo.
Cartas para imprimir em papel cartão ou sulfite 40.
6-) Avaliação:
Observação pelo professor das estratégias e somas realizadas pelos alunos.
7-) Bibliografia:
A Matemática no Cotidiano Infantil – Jogos e atividades com
crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Autora: Sílvia Marina Guedes dos Reis.
Editora Papirus
Planejamento:
1-) Identificação:
a-)
Professora: Zélia
b-) Turma: 1º ano
c-) Tema: Somando 10
d-)
Disciplinas envolvidas: Matemática
e-) Conteúdos:
Sistema de numeração, grandezas e
medidas, quantificação, resolução de problemas, atenção e observação,
socialização e autonomia.
2-) Objetivos Gerais:
·
Identificar
números
·
Entender
o sistema de numeração
·
Relacionar
número/quantidade
·
Desenvolver
habilidades para resolver problemas
·
Desenvolver
a atenção e observação
·
Desenvolver
a socialização e autonomia
3-) Objetivos Específicos:
- · Identificar números de 1 a 10
- · Entender as regras do jogo
- · Relacionar o numeral a sua quantidade
- · Fazer cálculo mental
- · Desenvolver estratégias para resolver problemas
- · Entender noções de adição
- · Utilizar os dedos para fazer contagem
- · Fazer comparação de quantidade
- · Entender noção de par
- · Desenvolver a atenção e observação
- · Desenvolver autonomia
- · Aceitar as ideias do grupo
- · Socializar-se e respeitar o outro
4-) Desenvolvimento metodológico:
A professora irá apresentar as cartas de 1 baralho para
grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4
tipos de naipes, totalizando 36 cartas.
O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando
cheguem ao resultado 10.
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as
cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas
ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo.
O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la
com uma das carta da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir,
ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa,
virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador.
A professora deverá intervir nos grupos perguntando se
realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se
realmente o par formado pelo jogador somou 10.
Também é preciso incentivar os outros jogadores do grupo a
ajudar o colega com a soma de suas cartas.
O papel do professor
durante o jogo é transitar entre os grupos questionando as jogadas dos
alunos, fazer com que eles pensem sobre os resultados e percebam as suas
estratégias.
Quando as cartas terminarem, os
jogadores deverão contar seu pares ou fazer uma comparação dos montes para
saber quem é o ganhador.
01 baralho ou papel sulfite 40 para imprimir as cartas
conforme modelo em anexo.
Cartas para imprimir em papel cartão ou sulfite 40.
6-) Avaliação:
Observação pelo professor das estratégias e somas realizadas pelos alunos.
7-) Bibliografia:
A Matemática no Cotidiano Infantil – Jogos e atividades com
crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Autora: Sílvia Marina Guedes dos Reis.
Editora Papirus
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