CLIQUE NA IMAGEM PARA SALVAR.
BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
· Diariamente leitura de histórias (.... assim como poesias,
parlendas, notícias) feita pelo professor, sempre de qualidade e de
interesse dos alunos, num clima de magia e encantamento.
· Utilizar
a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas
brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega,
apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinada criança
dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa
lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como
palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a aprendizagem do
sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem
quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso também
escrever o CA de CADEIRA.
· Professor
escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu (o
que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.).
· Os alunos ditam textos memorizados para o professor escrever (parlendas,
poesias, letra de música que estão aprendendo para ampliar seu
repertório, para se divertir ou para uma apresentação na reunião de
pais...).
· Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito.
· Propor
que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido,
pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança já tem algum conhecimento
sobre o sistema de escrita.
· Propor
que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o
professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas
(o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
· Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
· O
professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO, CAVALO e CACHORRO), informa
aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o
quê. Aqui o início e o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
· Fornecer
as letras justas, ou seja, todas e nenhuma a mais nem a menos, de
determinada palavra ou verso/estrofe de poesia ou música, informando que
ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O SAPO NÃO LAVA O
PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de escrita
próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
· Cruzadinhas com banco de palavras.
CLIQUE NA IMAGEM PARA SALVAR.
BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
· Diariamente leitura de histórias (.... assim como poesias,
parlendas, notícias) feita pelo professor, sempre de qualidade e de
interesse dos alunos, num clima de magia e encantamento.
· Utilizar
a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas
brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega,
apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinada criança
dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa
lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como
palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a aprendizagem do
sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem
quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso também
escrever o CA de CADEIRA.
· Professor
escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu (o
que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.).
· Os alunos ditam textos memorizados para o professor escrever (parlendas,
poesias, letra de música que estão aprendendo para ampliar seu
repertório, para se divertir ou para uma apresentação na reunião de
pais...).
· Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito.
· Propor
que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido,
pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança já tem algum conhecimento
sobre o sistema de escrita.
· Propor
que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o
professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas
(o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
· Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
· O
professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO, CAVALO e CACHORRO), informa
aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o
quê. Aqui o início e o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
· Fornecer
as letras justas, ou seja, todas e nenhuma a mais nem a menos, de
determinada palavra ou verso/estrofe de poesia ou música, informando que
ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O SAPO NÃO LAVA O
PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de escrita
próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
· Cruzadinhas com banco de palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário