GATINHOS NO TÚNEL
Objetivos:
# Trabalhar as cores, a socialização e desenvolver a atenção, agilidade e as noções de tempo e espaço.
Idade: a partir de 3 anos
Materiais: 12 caixas de papelão grandes, balões
Passo-a-passo:
Separe as 12 caixas de papelão (que tenham tamanho suficiente para que
as crianças consigam passar engatinhando por dentro delas), encape 6
delas com papel azul e as outras 6 com papel vermelho. Se preferir,
utilize tinta guache para pintar.
Variação: Conforme a idade das crianças, podem ser utilizadas mais cores: verde, amarelo, azul e vermelho.
Após confeccionar as caixas, escolher um local amplo para montar um
circuito (trajeto) com as caixas, dispondo-as alternadamente. No final
do trajeto, coloque os balões (que devem ter as mesmas cores das caixas)
de acordo com o nº de participantes.
Divida a turma em equipes, de acordo com o nº de cores utilizadas nas
caixas e amarre uma fita em cada um com a cor específica de sua equipe.
Mostre as crianças onde começa e onde termina o trajeto.
Explique que, ao seu comando, eles deverão engatinhar por dentro das
caixas da mesma cor definida para sua equipe e desviar daquelas cuja
tonalidade não lhe diz respeito. Assim, trabalharão a noção de dentro e
fora, bem como, atenção e agilidade. Quando chegarem ao final, cada um
pega uma bexiga do tom da sua equipe e senta para estourá-la. Após esse
momento, o próximo integrante repete o mesmo percurso. Quando a criança
passar por dentro de uma caixa que não corresponder a cor de sua equipe,
deve retornar ao princípio do percurso. Ganha a equipe que estourar
todos os balões primeiro.
Outra sugestão utilizando uma das caixas confeccionadas:
GATINHOS NO TÚNEL
Objetivos:
# Trabalhar as cores, a socialização e desenvolver a atenção, agilidade e as noções de tempo e espaço.
Idade: a partir de 3 anos
Materiais: 12 caixas de papelão grandes, balões
Passo-a-passo:
Separe as 12 caixas de papelão (que tenham tamanho suficiente para que
as crianças consigam passar engatinhando por dentro delas), encape 6
delas com papel azul e as outras 6 com papel vermelho. Se preferir,
utilize tinta guache para pintar.
Variação: Conforme a idade das crianças, podem ser utilizadas mais cores: verde, amarelo, azul e vermelho.
Após confeccionar as caixas, escolher um local amplo para montar um
circuito (trajeto) com as caixas, dispondo-as alternadamente. No final
do trajeto, coloque os balões (que devem ter as mesmas cores das caixas)
de acordo com o nº de participantes.
Divida a turma em equipes, de acordo com o nº de cores utilizadas nas
caixas e amarre uma fita em cada um com a cor específica de sua equipe.
Mostre as crianças onde começa e onde termina o trajeto.
Explique que, ao seu comando, eles deverão engatinhar por dentro das
caixas da mesma cor definida para sua equipe e desviar daquelas cuja
tonalidade não lhe diz respeito. Assim, trabalharão a noção de dentro e
fora, bem como, atenção e agilidade. Quando chegarem ao final, cada um
pega uma bexiga do tom da sua equipe e senta para estourá-la. Após esse
momento, o próximo integrante repete o mesmo percurso. Quando a criança
passar por dentro de uma caixa que não corresponder a cor de sua equipe,
deve retornar ao princípio do percurso. Ganha a equipe que estourar
todos os balões primeiro.
Outra sugestão utilizando uma das caixas confeccionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário