SE EU FOSSE ESQUELETO - Ricardo Azevedo
Se eu fosse esqueleto (Ricardo Azevedo)
Se eu fosse esqueleto não ia poder tomar água nem suco __________________________________________________________________________________________________________________________.
Tirando isso, ia acordar e pular da cama __________________________________________________.
É que ser uma caveira de verdade __________________________________________________________
Por exemplo. Faz de conta ____________________________________________. Aqueles bandidões ____________________________________________________( )
- Na moral! ________________________________( )
Se eu fosse esqueleto, _________________________________________________ ( )
Bastaria um simples bu e aquela bandidagem ______________________________________________________________________________________________.
O gerente e os clientes do banco ________________________________________________________________________________________________________.
Se eu fosse caveira, de repente vai ver que eu ___________________________________________________________.
Fora isso, um esqueleto perambulando na rua em plena luz do dia _____________________________________. O povo correndo sem saber para onde, sirenes gemendo, gente que nunca ___________________________, o Exército ____________________________, aquele mundaréu __________________________________________, assobiando na calçada.
Um repórter de TV, segurando o microfone, _____________________________________________________( )
- Quem é você ( )
E eu ( )
Sou um esqueleto.
E o repórter ( )
- ____________________________________________ ( )
Aí eu fingia que era surdo ( )
Ser mistério ( )
E o repórter, de novo, mais alto ( )
O senhor fugiu do cemitério ( )
Assumiu no magistério ( )
- ________________________!
Fala sério? Quem ( )
Aí o repórter perdia a paciência:
- _____________________________?
E eu:
Claro que sou ( )
- ____________________________________________________________________ ( )
Se
eu fosse esqueleto
_______________________________________________________________( ) Já
imagino eu lá parado e o professor tentando me explicar
__________________________________, dizendo que os esqueletos
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Fico pensando nas perguntas e nos comentários dos alunos (
)
_______________________________?
- É macho ou fêmea?
- _________________________________________?
- Tem ou tinha ( )
Magrinho, não?
- ______________________________________________?
- E a família dele?
- _____________________________________________?
- O coitado está rindo de quê?
E ainda ( )
Professor, ele era careca?
Enquanto isso ( ) eu lá, no meio da aula, ______________________________________________________________________________________.
Uma
coisa é certa ( )
____________________________________________________. Aí a gente nem
precisa se fantasiar. Pode sair de casa numa boa, cair no samba, virar
folião e seguir pela rua dançando, brincando e sacudindo os ossos.
Parece mentira, mas, no Carnaval,___________________________________________________.
Se eu fosse esqueleto, quando chegasse o Carnaval ( ), ia sair cantando:
Quando eu morrer
Não quero choro nem vela
Quero uma fita amarela
Gravada com o nome dela
Todo mundo sabe _______________________________________________________.
O que a maioria infelizmente desconhece e a ciência moderna esqueceu de pesquisar é ___________________________________________________________________________________________________________.
E se eu fosse esqueleto e por acaso um vira-lata me visse na rua, ________________________________________________________________________?
1) Complete o texto, utilizando corretamente os trechos abaixo:
que o pior inimigo do esqueleto late, morde, abana o rabo, carrega pulgas e aprecia fazer xixi no poste
Como ele se chamava
osso por osso, dente por dente
batendo em retirada
ia cair dura no chão, com as calças molhadas de úmido pavor
nojentões, mauzões, armados até os dentões, berrando
rezou, rezando
que o maior amigo do homem é o cachorro
porque ia vazar tudo e molhar a casa inteira
O cara sabia ler ou era analfabeto
Deve ser muito bom ser esqueleto quando chega o Carnaval
desesperado e eu lá, todo contente
iam agradecer e até me abraçar, só um pouco, mas tenho certeza de que iam
causaria uma baita confusão
até podia chegar para me entrevistar
feliz como um passarinho
Cemitério
porque é tudo brincadeira, a gente sempre acaba sendo do jeito que a gente é de verdade
com aquela cara de caveira, sem falar nada para não assustar os alunos e matar o professor do coração
ia ser considerado um grande herói
deve ser muito divertido
Era rico ou pobre
O senhor é surdo
entrava no banco e gritava: bu
O senhor fugiu do cemitério
que um banco está sendo assaltado
Não está vendo que não tenho nem orelha
talvez me levassem para a aula de Biologia de alguma escola
são uma espécie de estrutura que segura nossas carnes, órgãos, nervos e músculos
Cadê a grana
Quantos anos ele tem
Corresse atrás de mim e fugisse com algum osso dos meus?
2) Complete os parênteses, usando os sinais de pontuação: . , ? !
3) Enumere os parágrafos do texto.
4) Qual o sinal utilizado para indicar a fala dos personagens? Em alguns parágrafos este sinal foi omitido. Localize esses parágrafos onde os personagens estão dialogando e emprego-o corretamente.
5) Segundo o texto, o que um esqueleto não pode fazer? Por quê?
6) Por que o narrador acha que ser uma caveira pode ser divertido?
7) Pelo que o narrador seria considerado um herói, se fosse um esqueleto?
8) Como ele daria um jeito nos bandidos?
9) Na frase: “Assumiu no magistério?”, o narrador está se referindo a que profissão?
10) O que são os esqueletos, segundo o narrador?
11) Quais as possíveis dúvidas que os alunos teriam a respeito do esqueleto, se ele fosse usado numa aula de Biologia? O que você perguntaria?
12) Qual é, segundo o narrador, o pior inimigo de um esqueleto? Por quê?
13) Transcreva, do texto, as palavras que indicam as ações típicas de um cachorro, segundo o narrador.
14) O autor do texto usou a linguagem coloquial para escrevê-lo. Explique qual o sentido que as expressões destacadas nas frases abaixo, assumem no contexto.
a) Aqueles bandidões nojentões, mauzões, armados até os dentões, berrando:” (4º parágrafo).
b) “Cadê a grana?” (5º parágrafo).
c) “Bastaria um simples bu e aquela bandidagem ia cair dura no chão, com as calças molhadas de úmido pavor.” (7º parágrafo).
d) “[...] um esqueleto perambulando na rua em plena luz do dia causaria uma baita confusão.” (10º parágrafo).
e) “[...] sirenes gemendo [...]”. (10º parágrafo).
f) “[...] o Exército batendo em retirada, [...]”. (10º parágrafo).
g) “[...] aquele mundaréu desesperado [...]”.(10º parágrafo).
15) Pinte, no texto, palavras que rimem.
16) O narrador de um texto, pode ser narrador-observador ou narrador-personagem. O narrador-observador apenas relatas os fatos vivenciados pelos personagens, sem participar da história. Já, o narrador-personagem relata os fatos e participa da história como um personagem. No caso do texto lido, que tipo de narrador temos? Comprove sua resposta com um trecho do texto.
17) Rescreva as frases abaixo, eliminando as locuções verbais. Observe o exemplo.
Exemplo: Se eu pudesse escolher, ia ser um esqueleto. = Se eu pudesse escolher, seria um esqueleto.
a) “Se eu fosse esqueleto não ia poder tomar água nem suco porque ia vazar tudo [...]”.
b) “Tirando isso, ia acordar e pular da cama feliz como um passarinho.”
c) “Bastaria um simples bu e aquela bandidagem ia cair dura no chão, [...]”.
d) “O gerente e os clientes do banco iam agradecer [...]”.
e) “Se eu fosse caveira, de repente vai ver que eu ia ser considerado um grande herói.”
f) “Um repórter de TV, segurando o microfone, até podia chegar para me entrevistar:[...]”
18) O termo destacado na frase “É que ser uma caveira de verdade, deve ser muito divertido.” (3º parágrafo), é derivado de qual substantivo abstrato?
19) No 7º parágrafo há um substantivo derivado. Transcreva-o, indicando-lhe o primitivo.
20) Transcreva, do texto, um substantivo composto.
21) Transcreva, do texto, dois substantivos abstratos.
22) Reescreva a frase abaixo, passando o termo destacado para o feminino. Faça as alterações necessárias.
“Se eu fosse uma caveira, de repente vai ver que eu ia ser considerado um grande herói.” (9º parágrafo).
23) Destaque os verbos presentes nas frases abaixo e indique a que conjugação pertencem.
a) “- Sou um esqueleto.”
b) “- O senhor fugiu do cemitério?”
c) “- Aí eu fingia que era surdo:”
d) “- Assumiu no magistério?”
e) “- Fala sério? Quem?”
f) “- Era rico ou pobre?”
SE EU FOSSE ESQUELETO - Ricardo Azevedo
Se eu fosse esqueleto (Ricardo Azevedo)
Se eu fosse esqueleto não ia poder tomar água nem suco __________________________________________________________________________________________________________________________.
Tirando isso, ia acordar e pular da cama __________________________________________________.
É que ser uma caveira de verdade __________________________________________________________
Por exemplo. Faz de conta ____________________________________________. Aqueles bandidões ____________________________________________________( )
- Na moral! ________________________________( )
Se eu fosse esqueleto, _________________________________________________ ( )
Bastaria um simples bu e aquela bandidagem ______________________________________________________________________________________________.
O gerente e os clientes do banco ________________________________________________________________________________________________________.
Se eu fosse caveira, de repente vai ver que eu ___________________________________________________________.
Fora isso, um esqueleto perambulando na rua em plena luz do dia _____________________________________. O povo correndo sem saber para onde, sirenes gemendo, gente que nunca ___________________________, o Exército ____________________________, aquele mundaréu __________________________________________, assobiando na calçada.
Um repórter de TV, segurando o microfone, _____________________________________________________( )
- Quem é você ( )
E eu ( )
Sou um esqueleto.
E o repórter ( )
- ____________________________________________ ( )
Aí eu fingia que era surdo ( )
Ser mistério ( )
E o repórter, de novo, mais alto ( )
O senhor fugiu do cemitério ( )
Assumiu no magistério ( )
- ________________________!
Fala sério? Quem ( )
Aí o repórter perdia a paciência:
- _____________________________?
E eu:
Claro que sou ( )
- ____________________________________________________________________ ( )
Se
eu fosse esqueleto
_______________________________________________________________( ) Já
imagino eu lá parado e o professor tentando me explicar
__________________________________, dizendo que os esqueletos
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Fico pensando nas perguntas e nos comentários dos alunos (
)
_______________________________?
- É macho ou fêmea?
- _________________________________________?
- Tem ou tinha ( )
Magrinho, não?
- ______________________________________________?
- E a família dele?
- _____________________________________________?
- O coitado está rindo de quê?
E ainda ( )
Professor, ele era careca?
Enquanto isso ( ) eu lá, no meio da aula, ______________________________________________________________________________________.
Uma
coisa é certa ( )
____________________________________________________. Aí a gente nem
precisa se fantasiar. Pode sair de casa numa boa, cair no samba, virar
folião e seguir pela rua dançando, brincando e sacudindo os ossos.
Parece mentira, mas, no Carnaval,___________________________________________________.
Se eu fosse esqueleto, quando chegasse o Carnaval ( ), ia sair cantando:
Quando eu morrer
Não quero choro nem vela
Quero uma fita amarela
Gravada com o nome dela
Todo mundo sabe _______________________________________________________.
O que a maioria infelizmente desconhece e a ciência moderna esqueceu de pesquisar é ___________________________________________________________________________________________________________.
E se eu fosse esqueleto e por acaso um vira-lata me visse na rua, ________________________________________________________________________?
1) Complete o texto, utilizando corretamente os trechos abaixo:
que o pior inimigo do esqueleto late, morde, abana o rabo, carrega pulgas e aprecia fazer xixi no poste
Como ele se chamava
osso por osso, dente por dente
batendo em retirada
ia cair dura no chão, com as calças molhadas de úmido pavor
nojentões, mauzões, armados até os dentões, berrando
rezou, rezando
que o maior amigo do homem é o cachorro
porque ia vazar tudo e molhar a casa inteira
O cara sabia ler ou era analfabeto
Deve ser muito bom ser esqueleto quando chega o Carnaval
desesperado e eu lá, todo contente
iam agradecer e até me abraçar, só um pouco, mas tenho certeza de que iam
causaria uma baita confusão
até podia chegar para me entrevistar
feliz como um passarinho
Cemitério
porque é tudo brincadeira, a gente sempre acaba sendo do jeito que a gente é de verdade
com aquela cara de caveira, sem falar nada para não assustar os alunos e matar o professor do coração
ia ser considerado um grande herói
deve ser muito divertido
Era rico ou pobre
O senhor é surdo
entrava no banco e gritava: bu
O senhor fugiu do cemitério
que um banco está sendo assaltado
Não está vendo que não tenho nem orelha
talvez me levassem para a aula de Biologia de alguma escola
são uma espécie de estrutura que segura nossas carnes, órgãos, nervos e músculos
Cadê a grana
Quantos anos ele tem
Corresse atrás de mim e fugisse com algum osso dos meus?
2) Complete os parênteses, usando os sinais de pontuação: . , ? !
3) Enumere os parágrafos do texto.
4) Qual o sinal utilizado para indicar a fala dos personagens? Em alguns parágrafos este sinal foi omitido. Localize esses parágrafos onde os personagens estão dialogando e emprego-o corretamente.
5) Segundo o texto, o que um esqueleto não pode fazer? Por quê?
6) Por que o narrador acha que ser uma caveira pode ser divertido?
7) Pelo que o narrador seria considerado um herói, se fosse um esqueleto?
8) Como ele daria um jeito nos bandidos?
9) Na frase: “Assumiu no magistério?”, o narrador está se referindo a que profissão?
10) O que são os esqueletos, segundo o narrador?
11) Quais as possíveis dúvidas que os alunos teriam a respeito do esqueleto, se ele fosse usado numa aula de Biologia? O que você perguntaria?
12) Qual é, segundo o narrador, o pior inimigo de um esqueleto? Por quê?
13) Transcreva, do texto, as palavras que indicam as ações típicas de um cachorro, segundo o narrador.
14) O autor do texto usou a linguagem coloquial para escrevê-lo. Explique qual o sentido que as expressões destacadas nas frases abaixo, assumem no contexto.
a) Aqueles bandidões nojentões, mauzões, armados até os dentões, berrando:” (4º parágrafo).
b) “Cadê a grana?” (5º parágrafo).
c) “Bastaria um simples bu e aquela bandidagem ia cair dura no chão, com as calças molhadas de úmido pavor.” (7º parágrafo).
d) “[...] um esqueleto perambulando na rua em plena luz do dia causaria uma baita confusão.” (10º parágrafo).
e) “[...] sirenes gemendo [...]”. (10º parágrafo).
f) “[...] o Exército batendo em retirada, [...]”. (10º parágrafo).
g) “[...] aquele mundaréu desesperado [...]”.(10º parágrafo).
15) Pinte, no texto, palavras que rimem.
16) O narrador de um texto, pode ser narrador-observador ou narrador-personagem. O narrador-observador apenas relatas os fatos vivenciados pelos personagens, sem participar da história. Já, o narrador-personagem relata os fatos e participa da história como um personagem. No caso do texto lido, que tipo de narrador temos? Comprove sua resposta com um trecho do texto.
17) Rescreva as frases abaixo, eliminando as locuções verbais. Observe o exemplo.
Exemplo: Se eu pudesse escolher, ia ser um esqueleto. = Se eu pudesse escolher, seria um esqueleto.
a) “Se eu fosse esqueleto não ia poder tomar água nem suco porque ia vazar tudo [...]”.
b) “Tirando isso, ia acordar e pular da cama feliz como um passarinho.”
c) “Bastaria um simples bu e aquela bandidagem ia cair dura no chão, [...]”.
d) “O gerente e os clientes do banco iam agradecer [...]”.
e) “Se eu fosse caveira, de repente vai ver que eu ia ser considerado um grande herói.”
f) “Um repórter de TV, segurando o microfone, até podia chegar para me entrevistar:[...]”
18) O termo destacado na frase “É que ser uma caveira de verdade, deve ser muito divertido.” (3º parágrafo), é derivado de qual substantivo abstrato?
19) No 7º parágrafo há um substantivo derivado. Transcreva-o, indicando-lhe o primitivo.
20) Transcreva, do texto, um substantivo composto.
21) Transcreva, do texto, dois substantivos abstratos.
22) Reescreva a frase abaixo, passando o termo destacado para o feminino. Faça as alterações necessárias.
“Se eu fosse uma caveira, de repente vai ver que eu ia ser considerado um grande herói.” (9º parágrafo).
23) Destaque os verbos presentes nas frases abaixo e indique a que conjugação pertencem.
a) “- Sou um esqueleto.”
b) “- O senhor fugiu do cemitério?”
c) “- Aí eu fingia que era surdo:”
d) “- Assumiu no magistério?”
e) “- Fala sério? Quem?”
f) “- Era rico ou pobre?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário