
Série: 1ª Série do Ensino Fundamental
Duração: 04 aulas
Objetivos:
-Valorizar a família;
-Reconhecer o esforço dos pais;
-Aumentar o amor aospais;
- Estudar a família de cada
criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que
fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se
sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica
e questionadora as normas e regras que a norteiam;
- Fazer separação e contagem das sílabas.
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares
Protuguês: Sílaba e Divisão Silábica.
Metodologia da 1ª Aula:
Iniciaremos a aula com a leitura
de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida
vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das
sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras
que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura,
concentração e observação.
Após a atividade realizada,
faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a
nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também
fazer comparações.
Daremos aos alunos uma atividade
para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos
pais, pois está relacionada à família.
Metodologia da 2ª Aula:
Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.
Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:
-Quem que contar uma história sobre a sua família?
O interessante dessa aula é
estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhes é
solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as
pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam
realizar sozinhas.
Após todas essa conversar e
também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel
sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a
possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio
texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas
sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Materiais Utilizados:
Quadro negro, giz, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.
Avaliação:
Iremos avaliar a participação individual e em grupo.
Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite
que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la
durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e
atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e
histórias apresentadas nas duas aulas dadas.
___________________________________________________________________
O Peixinho Glub
Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...
Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!
Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
E o peixinho teve uma idéia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!
Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.

Série: 1ª Série do Ensino Fundamental
Duração: 04 aulas
Objetivos:
-Valorizar a família;
-Reconhecer o esforço dos pais;
-Aumentar o amor aospais;
- Estudar a família de cada
criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que
fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se
sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica
e questionadora as normas e regras que a norteiam;
- Fazer separação e contagem das sílabas.
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares
Protuguês: Sílaba e Divisão Silábica.
Metodologia da 1ª Aula:
Iniciaremos a aula com a leitura
de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida
vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das
sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras
que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura,
concentração e observação.
Após a atividade realizada,
faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a
nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também
fazer comparações.
Daremos aos alunos uma atividade
para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos
pais, pois está relacionada à família.
Metodologia da 2ª Aula:
Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.
Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:
-Quem que contar uma história sobre a sua família?
O interessante dessa aula é
estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhes é
solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as
pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam
realizar sozinhas.
Após todas essa conversar e
também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel
sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a
possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio
texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas
sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Materiais Utilizados:
Quadro negro, giz, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.
Avaliação:
Iremos avaliar a participação individual e em grupo.
Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite
que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la
durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e
atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e
histórias apresentadas nas duas aulas dadas.
___________________________________________________________________
O Peixinho Glub
Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...
Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!
Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
E o peixinho teve uma idéia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!
Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário