PROJETO DIA DA ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a
preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma,
sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para
a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem
diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a
escassez de água.
OBJETIVO
- Identificar os muitos diferentes usos da água no nosso cotidiano;
- Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos;
- Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água;
- Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.
DESENVOLVIMENTO
- Debater a importância da água, coletando dos próprios alunos quais são seus conhecimentos anteriores sobre o tema;
- Criar conjuntamente um mural informativo que se atualiza constantemente conforme novas informações são descobertas a cada aula;
- Ouvir e cantar músicas sobre a água, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los com o tema de forma lúdica;
- Fazer recortes e colagem;
- Desenhos (expressão artística e criativa);
- Fazer com que proponham soluções e exercitem a criatividade e o raciocínio;
- Fazer uma experiência sobre os estados da água (líquido, sólido e gasoso);
- Observar o clima diariamente (coleta de dados e informações) e desenvolver atividades sobre a chuva, como a criação e confecção de um livro com o ciclo da chuva;
- Indagar como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso cotidiano e pensar em formas para diminuir o consumo;
- Ressaltar a importância da água para nossa sobrevivência e os benefícios para a saúde quando bebemos bastante água.
ETAPAS PREVISTAS
- Conversa sobre o tema em questão e levantamento de questionamentos;
- Atividades xerografadas;
- Pesquisas;
- Leitura e interpretação de histórias;
- Aula-Passeio;
- confecção de cartazes;
- Ensaios de músicas;
- Registros através de desenhos;
- Confecção de um mural retrando a ação do homem;
- Construção e solicitação de maquetes.
AVALIAÇÃO
O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e
vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de
mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções
pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado
infantil. Assim a avaliação será realizada durante todo o projeto,
observando cada aluno e sua participação.
PROJETO DIA DA ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a
preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma,
sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para
a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem
diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a
escassez de água.
OBJETIVO
- Identificar os muitos diferentes usos da água no nosso cotidiano;
- Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos;
- Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água;
- Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.
DESENVOLVIMENTO
- Debater a importância da água, coletando dos próprios alunos quais são seus conhecimentos anteriores sobre o tema;
- Criar conjuntamente um mural informativo que se atualiza constantemente conforme novas informações são descobertas a cada aula;
- Ouvir e cantar músicas sobre a água, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los com o tema de forma lúdica;
- Fazer recortes e colagem;
- Desenhos (expressão artística e criativa);
- Fazer com que proponham soluções e exercitem a criatividade e o raciocínio;
- Fazer uma experiência sobre os estados da água (líquido, sólido e gasoso);
- Observar o clima diariamente (coleta de dados e informações) e desenvolver atividades sobre a chuva, como a criação e confecção de um livro com o ciclo da chuva;
- Indagar como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso cotidiano e pensar em formas para diminuir o consumo;
- Ressaltar a importância da água para nossa sobrevivência e os benefícios para a saúde quando bebemos bastante água.
ETAPAS PREVISTAS
- Conversa sobre o tema em questão e levantamento de questionamentos;
- Atividades xerografadas;
- Pesquisas;
- Leitura e interpretação de histórias;
- Aula-Passeio;
- confecção de cartazes;
- Ensaios de músicas;
- Registros através de desenhos;
- Confecção de um mural retrando a ação do homem;
- Construção e solicitação de maquetes.
AVALIAÇÃO
O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e
vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de
mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções
pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado
infantil. Assim a avaliação será realizada durante todo o projeto,
observando cada aluno e sua participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário