Quebra-cabeça silábico dos meios de transporte

Quebra-cabeça silábico dos meios de transporte... Plastifique esse material para torná-lo permanente e com maior durabilidade...

Esse jogo pode ser utilizado com crianças em diferentes níveis de escrita, adequando sua aplicação de acordo com o que a criança já sabe.

Objetivos:

  • Perceber que as palavras são formadas por sons (sílabas) e que esses sons podem ser formados por uma ou mais letras;
  • Ordenar sílabas para formar a palavra;
  • Diferenciar desenhos e letras.

Materiais: folhas impressas, tesoura.

Como confecccionar?

Imprimir as imagens encontradas abaixo, em papel mais firme, ou imprimir em papel sulfite e colar em um papel mais firme. Pode-se, após recortá-las, passar papel contact ou fita adesiva larga, com cuidado para não estragar os encaixes.


Como aplicar com os alunos?
Alunos pré-silábicos e silábicos:
  • Embaralhar as fichas de várias palavras e desenhos e pedir para que eles separem as fichas  entre sílabas e desenhos;
  • Dar as sílabas e desenhos de uma palavra e pedir para que ele tente montá-la, se necessário com a ajuda de um colega.
Alunos silábico-alfabéticos:
  • Dar, no máximo, 3 kits para cada aluno e pedir para que ele tente montar as palavras.
  • Pedir para que ele conte quantas sílabas formam cada palavra e quantas letras;
Alunos alfabéticos:
  • Dar vários kits e pedir para que monte as palavras, contanto o número de sílabas que forma cada uma e classificando-as (para, posteriormente, introduzir a ideia de palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
  • Pedir para que, depois da montagem, copie as palavras e forme frases, observando a forma correta de escrever.

Esse material pode ser aplicado em projetos com os temas: meios de transporte, locomoção, zona urbana e zona rural.








Quebra-cabeça silábico dos meios de transporte... Plastifique esse material para torná-lo permanente e com maior durabilidade...

Esse jogo pode ser utilizado com crianças em diferentes níveis de escrita, adequando sua aplicação de acordo com o que a criança já sabe.

Objetivos:

  • Perceber que as palavras são formadas por sons (sílabas) e que esses sons podem ser formados por uma ou mais letras;
  • Ordenar sílabas para formar a palavra;
  • Diferenciar desenhos e letras.

Materiais: folhas impressas, tesoura.

Como confecccionar?

Imprimir as imagens encontradas abaixo, em papel mais firme, ou imprimir em papel sulfite e colar em um papel mais firme. Pode-se, após recortá-las, passar papel contact ou fita adesiva larga, com cuidado para não estragar os encaixes.


Como aplicar com os alunos?
Alunos pré-silábicos e silábicos:
  • Embaralhar as fichas de várias palavras e desenhos e pedir para que eles separem as fichas  entre sílabas e desenhos;
  • Dar as sílabas e desenhos de uma palavra e pedir para que ele tente montá-la, se necessário com a ajuda de um colega.
Alunos silábico-alfabéticos:
  • Dar, no máximo, 3 kits para cada aluno e pedir para que ele tente montar as palavras.
  • Pedir para que ele conte quantas sílabas formam cada palavra e quantas letras;
Alunos alfabéticos:
  • Dar vários kits e pedir para que monte as palavras, contanto o número de sílabas que forma cada uma e classificando-as (para, posteriormente, introduzir a ideia de palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
  • Pedir para que, depois da montagem, copie as palavras e forme frases, observando a forma correta de escrever.

Esse material pode ser aplicado em projetos com os temas: meios de transporte, locomoção, zona urbana e zona rural.









Nenhum comentário:

Postar um comentário