RELEITURA – FESTA JUNINA
- Encontrei na revista “Guia Prático para professores de Educação Infantil” – edição nº 77 essa imagem boa para trabalhar no período das festas juninas.
Artista: Fé Córdula
Francisco de Assis Córdula nasceu no Rio Grande do Norte em 1933 e reside em Goiânia desde 1974. Adotou o "Fé" do sobrenome da mulher, a professora Maria das Dores Feitosa. "Tenho de botar ela na frente da coisa senão trava ou toma outros caminhos".
É pintor, escultor e desenhista autodidata, tendo participado de inúmeras exposições. Muitos críticos de arte importantes escreveram sobre a obra do artista, entre eles João Evangelista Ferraz: “A primorosa obra pictórica de Fé Córdula reflete, de forma plena, pura e objetiva, uma profunda simbiose luminífera de fé e trabalho, religiosidade e altíssima criatividade”. Cordula não trabalha pintando, se diverte.
Fontes: - http://www.programaraizes.net/posts/fe-cordula e Diário da Manhã -03/08/2008
FICHA TÉCNICA
OBRA: Sem título, 1987
ARTISTA: Fé Córdula
TÉCNICA: acrílica sobre tela
TAMANHO: 70x70 cm
Sugestão de atividade:
- Apresentar a obra para as crianças.
- Perguntar o que estão vendo.
- O que o homem e a mulher estão fazendo?
- Deixar que as crianças falem tudo o que estão vendo e depois completar as informações falando sobre festa junina.
- O casal está usando roupa típica e está pronto para dançar quadrilha.
- Ao fundo, aparecem dois músicos próximos à fogueira.
- Outros elementos que caracterizam a festa: pau de sebo, mastros, bandeirinhas, balões (comente sobre o perigo de se soltar balões, principalmente em áreas urbanas).
- A sugestão da revista em que encontrei a imagem é que se entregue para cada criança uma “bandeirinha” colorida de aproximadamente 3 cm e um pedaço de cartolina (pode ser no formato A4). Pedir para que as crianças colem a figura da maneira que desejarem e completementem o trabalho com outros materiais. Coloque à disposição tinta guache, canetinha, giz de cera, lápis de cor, barbantes, tecidos, cola etc.
- Preferi trabalhar com minha turma com guache e pincel. A turma se baseou na imagem vista.
- Não se esqueça de no final da atividade, dar oportunidade para que cada criança apresente seu trabalho, fazendo uma apreciação coletiva.
- Finalizamos com cada criança dando um título para sua obra.
RELEITURA – FESTA JUNINA
- Encontrei na revista “Guia Prático para professores de Educação Infantil” – edição nº 77 essa imagem boa para trabalhar no período das festas juninas.
Artista: Fé Córdula
Francisco de Assis Córdula nasceu no Rio Grande do Norte em 1933 e reside em Goiânia desde 1974. Adotou o "Fé" do sobrenome da mulher, a professora Maria das Dores Feitosa. "Tenho de botar ela na frente da coisa senão trava ou toma outros caminhos".
É pintor, escultor e desenhista autodidata, tendo participado de inúmeras exposições. Muitos críticos de arte importantes escreveram sobre a obra do artista, entre eles João Evangelista Ferraz: “A primorosa obra pictórica de Fé Córdula reflete, de forma plena, pura e objetiva, uma profunda simbiose luminífera de fé e trabalho, religiosidade e altíssima criatividade”. Cordula não trabalha pintando, se diverte.
Fontes: - http://www.programaraizes.net/posts/fe-cordula e Diário da Manhã -03/08/2008
FICHA TÉCNICA
OBRA: Sem título, 1987
ARTISTA: Fé Córdula
TÉCNICA: acrílica sobre tela
TAMANHO: 70x70 cm
Sugestão de atividade:
- Apresentar a obra para as crianças.
- Perguntar o que estão vendo.
- O que o homem e a mulher estão fazendo?
- Deixar que as crianças falem tudo o que estão vendo e depois completar as informações falando sobre festa junina.
- O casal está usando roupa típica e está pronto para dançar quadrilha.
- Ao fundo, aparecem dois músicos próximos à fogueira.
- Outros elementos que caracterizam a festa: pau de sebo, mastros, bandeirinhas, balões (comente sobre o perigo de se soltar balões, principalmente em áreas urbanas).
- A sugestão da revista em que encontrei a imagem é que se entregue para cada criança uma “bandeirinha” colorida de aproximadamente 3 cm e um pedaço de cartolina (pode ser no formato A4). Pedir para que as crianças colem a figura da maneira que desejarem e completementem o trabalho com outros materiais. Coloque à disposição tinta guache, canetinha, giz de cera, lápis de cor, barbantes, tecidos, cola etc.
- Preferi trabalhar com minha turma com guache e pincel. A turma se baseou na imagem vista.
- Não se esqueça de no final da atividade, dar oportunidade para que cada criança apresente seu trabalho, fazendo uma apreciação coletiva.
- Finalizamos com cada criança dando um título para sua obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário