Sequência didática: "Pretinho, meu boneco querido" SEQUÊNCIA DIDÁTICA Livro: Pretinho, meu boneco querido Autora: Maria Cristina Furtado Ilustrações: Ellen Pestili Editora do Brasil Sinopse: Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro. Para ler o livro clique aqui: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/livro-pretinho-meu-boneco-querido.html?m=1 TEMA: - Valorização da cultura negra. GÊNEROS TEXTUAIS: - textos instrucionais, listas, bilhetes, convites, poemas. OBJETIVOS: - Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasilleiros, na escola e na sociedade; - Entender e valorizar a identidade da cultura negra; - Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo; - Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças; - Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros; - Estabelecer relações de intertextualidade entre textos; - Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. COMPONENTES CURRICULARES: - Língua Portuguesa; - História; - Matemática; - Artes. PÚBLICO ALVO: - 3° ano do ensino fundamental. DURAÇÃO: - 2 semanas. DESENVOLVIMENTO: - O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo a problemática e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. ATIVIDADES: - Hora da história: Pretinho, meu boneco querido; - Leitura e análise do livro a partir da capa; - Promover uma discussão reflexiva sobre possíveis assuntos que serão abordados através da história; - Construção coletiva de um boneco negro. Todos os dias um aluno sorteado leva o boneco pra casa; - Produzir um pequeno livro com os relatos das experiências dos alunos com o boneco em casa; - Reflexão sobre alguns artigos do livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos"; - Confeccionar cartazes (recorte e colagem) com fotos que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura negra; - Confeccionar tabelas e gráficos sobre a população brasileira; - Pesquisa individual sobre o "Dia da Consciência Negra". Para outras atividades clique aqui: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/atividades-pretinho-meu-boneco-querido.html?m=1 AVALIAÇÃO: - A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua, diagnóstica, com a intenção primordial de rever a própria prática docente, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades, levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades de acordo com as peculiaridades de cada aluno. CONSIDERAÇÕES FINAIS: - O trabalho de educação antirracista deve começar cedo. A criança negra precisa se reconhecer negra, aprendendo a respeitar a imagem que tem de si mesma e ter modelos que confirmem essa expectativa. O projeto vida a alegria e a majestade da cultura africana, sem constrangimentos e nem equívocos. Portanto, esse projeto trata de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula. A história e a cultura negra devem ser abordadas numa perspectiva positiva, valorizando a identidade negra e desconstruindo o mito da democracia racial em nosso país.

Sequência didática: "Pretinho, meu boneco querido"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Livro: Pretinho, meu boneco querido
Autora: Maria Cristina Furtado
Ilustrações: Ellen Pestili
Editora do Brasil
Sinopse:
Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/livro-pretinho-meu-boneco-querido.html?m=1

TEMA: 
- Valorização da cultura negra.

GÊNEROS TEXTUAIS:
- textos instrucionais, listas, bilhetes, convites, poemas.

OBJETIVOS:
- Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasilleiros, na escola e na sociedade;
- Entender e valorizar a identidade da cultura negra;

- Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
- Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
- Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros;
- Estabelecer relações de intertextualidade entre textos;
- Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

COMPONENTES CURRICULARES:
- Língua Portuguesa;
- História;
- Matemática;
- Artes.

PÚBLICO ALVO:
- 3° ano do ensino fundamental.

DURAÇÃO:
- 2 semanas.

DESENVOLVIMENTO:
- O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo a problemática e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos.

ATIVIDADES:
- Hora da história: Pretinho, meu boneco querido;
- Leitura e análise do livro a partir da capa;
- Promover uma discussão reflexiva sobre possíveis assuntos que serão abordados através da história;
- Construção coletiva de um boneco negro. Todos os dias um aluno sorteado leva o boneco pra casa;

- Produzir um pequeno livro com os relatos das experiências dos alunos com o boneco em casa;
- Reflexão sobre alguns artigos do livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos";
- Confeccionar cartazes (recorte e colagem) com fotos que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura negra;
- Confeccionar tabelas e gráficos sobre a população brasileira;
- Pesquisa individual sobre o "Dia da Consciência Negra".

Para outras atividades clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/atividades-pretinho-meu-boneco-querido.html?m=1

AVALIAÇÃO:
- A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua, diagnóstica, com a intenção primordial de rever a própria prática docente, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades, levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades de acordo com as peculiaridades de cada aluno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
- O trabalho de educação antirracista deve começar cedo. A criança negra precisa se reconhecer negra, aprendendo a respeitar a imagem que tem de si mesma e ter modelos que confirmem essa expectativa. O projeto vida a alegria e a majestade da cultura africana, sem constrangimentos e nem equívocos. Portanto, esse projeto trata de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.



A história e a cultura negra devem ser abordadas numa perspectiva positiva, valorizando a identidade negra e desconstruindo o mito da democracia racial em nosso país.


Sequência didática: "Pretinho, meu boneco querido"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Livro: Pretinho, meu boneco querido
Autora: Maria Cristina Furtado
Ilustrações: Ellen Pestili
Editora do Brasil
Sinopse:
Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/livro-pretinho-meu-boneco-querido.html?m=1

TEMA: 
- Valorização da cultura negra.

GÊNEROS TEXTUAIS:
- textos instrucionais, listas, bilhetes, convites, poemas.

OBJETIVOS:
- Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasilleiros, na escola e na sociedade;
- Entender e valorizar a identidade da cultura negra;

- Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
- Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
- Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros;
- Estabelecer relações de intertextualidade entre textos;
- Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

COMPONENTES CURRICULARES:
- Língua Portuguesa;
- História;
- Matemática;
- Artes.

PÚBLICO ALVO:
- 3° ano do ensino fundamental.

DURAÇÃO:
- 2 semanas.

DESENVOLVIMENTO:
- O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo a problemática e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos.

ATIVIDADES:
- Hora da história: Pretinho, meu boneco querido;
- Leitura e análise do livro a partir da capa;
- Promover uma discussão reflexiva sobre possíveis assuntos que serão abordados através da história;
- Construção coletiva de um boneco negro. Todos os dias um aluno sorteado leva o boneco pra casa;

- Produzir um pequeno livro com os relatos das experiências dos alunos com o boneco em casa;
- Reflexão sobre alguns artigos do livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos";
- Confeccionar cartazes (recorte e colagem) com fotos que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura negra;
- Confeccionar tabelas e gráficos sobre a população brasileira;
- Pesquisa individual sobre o "Dia da Consciência Negra".

Para outras atividades clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/atividades-pretinho-meu-boneco-querido.html?m=1

AVALIAÇÃO:
- A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua, diagnóstica, com a intenção primordial de rever a própria prática docente, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades, levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades de acordo com as peculiaridades de cada aluno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
- O trabalho de educação antirracista deve começar cedo. A criança negra precisa se reconhecer negra, aprendendo a respeitar a imagem que tem de si mesma e ter modelos que confirmem essa expectativa. O projeto vida a alegria e a majestade da cultura africana, sem constrangimentos e nem equívocos. Portanto, esse projeto trata de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.



A história e a cultura negra devem ser abordadas numa perspectiva positiva, valorizando a identidade negra e desconstruindo o mito da democracia racial em nosso país.



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