Trabalhando com as vogais–Parte 4 Ditongo e tritongo DITONGO- Jogo das vogais (ditongo e tritongo): Distribuir para as crianças as cartas das vogais que poderão ser preparadas com antecedência, colorindo, recortando, colando em palitinhos… Conversar com as crianças sobre as vogais: - Temos no alfabeto 5 vogais. Quando elas estão sozinhas não nos dizem muita coisa, mas se nós juntarmos uma com a outra… O que será que pode acontecer? Vamos ver? Quando encontramos com alguém, devemos cumprimentar certo? Vamos juntar duas vogais para formar uma palavra que usamos para cumprimentar as pessoas: OI E quando a gente se machuca? Ou quando nos assustamos? O que dizemos? Ajunte duas vogais e forme a palavra: AI Existe outra palavra que indica que machucamos. Ajunte duas vogais e descubra a palavra: UI E a “conversa de cachorros”? Como será? AU Qual é a expressão usada por mineiros? São três vogais: UAI Expressão usada para chamar alguém. Chamar a atenção de alguém. São duas vogais: EI Agora vamos ter que ajuntar quatro vogais para formar o nome de um brinquedo muito conhecido. (Sugerir que eles façam essa junto com o coleguinha mais próximo por causa da quantidade de letras.) IOIÔ Não é você… Não é ele… Sou ______? EU É o mesmo que “de outro modo, de outra forma”. OU - Sugestões de atividades: DITONGOSDITONGOSDITONGOS

Trabalhando com as vogais–Parte 4


Ditongo e tritongo

DITONGO- Jogo das vogais (ditongo e tritongo):
  • Distribuir para as crianças as cartas das vogais que poderão ser preparadas com antecedência, colorindo, recortando, colando em palitinhos…
  • Conversar com as crianças sobre as vogais:
- Temos no alfabeto 5 vogais. Quando elas estão sozinhas não nos dizem muita coisa, mas se nós juntarmos uma com a outra… O que será que pode acontecer? Vamos ver?

  • Quando encontramos com alguém, devemos cumprimentar certo? Vamos juntar duas vogais para formar uma palavra que usamos para cumprimentar as pessoas:

OI

  • E quando a gente se machuca? Ou quando nos assustamos? O que dizemos? Ajunte duas vogais e forme a palavra:
AI
  • Existe outra palavra que indica que machucamos. Ajunte duas vogais e descubra a palavra:
UI
  • E a “conversa de cachorros”? Como será?
AU
  • Qual é a expressão usada por mineiros? São três vogais:
UAI
  • Expressão usada para chamar alguém. Chamar a atenção de alguém. São duas vogais:
EI
  • Agora vamos ter que ajuntar quatro vogais para formar o nome de um brinquedo muito conhecido. (Sugerir que eles façam essa junto com o coleguinha mais próximo por causa da quantidade de letras.)
IOIÔ
  • Não é você… Não é ele… Sou ______?
EU
  • É o mesmo que “de outro modo, de outra forma”.
OU
 
- Sugestões de atividades:
DITONGOSDITONGOSDITONGOS


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Ditongo e tritongo

DITONGO- Jogo das vogais (ditongo e tritongo):
  • Distribuir para as crianças as cartas das vogais que poderão ser preparadas com antecedência, colorindo, recortando, colando em palitinhos…
  • Conversar com as crianças sobre as vogais:
- Temos no alfabeto 5 vogais. Quando elas estão sozinhas não nos dizem muita coisa, mas se nós juntarmos uma com a outra… O que será que pode acontecer? Vamos ver?

  • Quando encontramos com alguém, devemos cumprimentar certo? Vamos juntar duas vogais para formar uma palavra que usamos para cumprimentar as pessoas:

OI

  • E quando a gente se machuca? Ou quando nos assustamos? O que dizemos? Ajunte duas vogais e forme a palavra:
AI
  • Existe outra palavra que indica que machucamos. Ajunte duas vogais e descubra a palavra:
UI
  • E a “conversa de cachorros”? Como será?
AU
  • Qual é a expressão usada por mineiros? São três vogais:
UAI
  • Expressão usada para chamar alguém. Chamar a atenção de alguém. São duas vogais:
EI
  • Agora vamos ter que ajuntar quatro vogais para formar o nome de um brinquedo muito conhecido. (Sugerir que eles façam essa junto com o coleguinha mais próximo por causa da quantidade de letras.)
IOIÔ
  • Não é você… Não é ele… Sou ______?
EU
  • É o mesmo que “de outro modo, de outra forma”.
OU
 
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