Trabalhando com as vogais–Parte 4
Ditongo e tritongo
- Jogo das vogais (ditongo e tritongo):- Distribuir para as crianças as cartas das vogais que poderão ser preparadas com antecedência, colorindo, recortando, colando em palitinhos…
- Conversar com as crianças sobre as vogais:
- Quando encontramos com alguém, devemos cumprimentar certo? Vamos juntar duas vogais para formar uma palavra que usamos para cumprimentar as pessoas:
OI
- E quando a gente se machuca? Ou quando nos assustamos? O que dizemos? Ajunte duas vogais e forme a palavra:
AI
- Existe outra palavra que indica que machucamos. Ajunte duas vogais e descubra a palavra:
UI
- E a “conversa de cachorros”? Como será?
AU
- Qual é a expressão usada por mineiros? São três vogais:
UAI
- Expressão usada para chamar alguém. Chamar a atenção de alguém. São duas vogais:
EI
- Agora vamos ter que ajuntar quatro vogais para formar o nome de um brinquedo muito conhecido. (Sugerir que eles façam essa junto com o coleguinha mais próximo por causa da quantidade de letras.)
IOIÔ
- Não é você… Não é ele… Sou ______?
EU
- É o mesmo que “de outro modo, de outra forma”.
OU
- Sugestões de atividades:
Trabalhando com as vogais–Parte 4
Ditongo e tritongo
- Jogo das vogais (ditongo e tritongo):- Distribuir para as crianças as cartas das vogais que poderão ser preparadas com antecedência, colorindo, recortando, colando em palitinhos…
- Conversar com as crianças sobre as vogais:
- Quando encontramos com alguém, devemos cumprimentar certo? Vamos juntar duas vogais para formar uma palavra que usamos para cumprimentar as pessoas:
OI
- E quando a gente se machuca? Ou quando nos assustamos? O que dizemos? Ajunte duas vogais e forme a palavra:
AI
- Existe outra palavra que indica que machucamos. Ajunte duas vogais e descubra a palavra:
UI
- E a “conversa de cachorros”? Como será?
AU
- Qual é a expressão usada por mineiros? São três vogais:
UAI
- Expressão usada para chamar alguém. Chamar a atenção de alguém. São duas vogais:
EI
- Agora vamos ter que ajuntar quatro vogais para formar o nome de um brinquedo muito conhecido. (Sugerir que eles façam essa junto com o coleguinha mais próximo por causa da quantidade de letras.)
IOIÔ
- Não é você… Não é ele… Sou ______?
EU
- É o mesmo que “de outro modo, de outra forma”.
OU
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