Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...
E agora? Como fazer o plano de aula?
Planejar é algo que dá trabalho, mas o que costumo dizer para as minhas professoras é que para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve.
Se você não planejar corre muito mais risco de falhar.
Então, mãos a obra! Não é nem um bicho de sete cabeças montar seus planos de aula, e vai te evitar uma série de aborrecimentos, e trazer qualidade a seu trabalho; com o tempo isso se torna parte de sua rotina.
Vai aí uma forcinha com este exemplo de plano de aula e as explicações de cada ítem.
E agora? Como fazer o plano de aula?
Planejar é algo que dá trabalho, mas o que costumo dizer para as minhas professoras é que para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve.
Se você não planejar corre muito mais risco de falhar.
Então, mãos a obra! Não é nem um bicho de sete cabeças montar seus planos de aula, e vai te evitar uma série de aborrecimentos, e trazer qualidade a seu trabalho; com o tempo isso se torna parte de sua rotina.
Vai aí uma forcinha com este exemplo de plano de aula e as explicações de cada ítem.
1. TEMA (aqui você vai dar um nome a sua aula, relacionado a seu conteúdo)
Respeito à variação lingüística, português padrão e não padrão, tipos diferentes de fala.
2. OBJETIVOS (o que você pretende ensinar com esta aula)
· Mostrar as diferentes formas de linguagens;
· Trabalhar o respeito ao próximo;
· Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
· Desenvolver a motricidade fina;
· Desenvolver a coordenação motora.
3. CONTEÚDOS (o conteúdo programático ligado ao planejamento escolar)
· Linguagem
· Coordenação Motora
· Formação Humana
4. DURAÇÃO (quanto tempo será gasto)
A duração da aula será de 4 horas.
5. RECURSOS (quais materiais você vai uilizar)
Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.
6. METODOLOGIA (como será feito, passo a passo). Neste caso seria essa descrição:
6.1 Acolhimento
(Receba
os alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. Por
ser o primeiro dia de aula, coloque um crachá em cada criança para que
eles se identifiquem melhor, e assimilem as iniciais do seu nome e dos
colegas com o alfabeto)
6.2 Música de chegada ( aqui você pode apenas citar o nome da música).
Eu já cheguei, na sala já estou,
Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,
Boa tarde coleguinhas,
Trá lá lá lá lá,
Acabamos de chegar;
Trá lá lá lá lá;
Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,
Nós viemos pra escola;
Nossa vida é cantar, hei!
6.3 Vídeo (nome do vídeo)
Logo
após as crianças assistirem o vídeo com a música de Mara (Brasil,
Brasil, Brasil), explique sobre as diferentes formas de linguagens, que
variam de cidade para cidade, sobre as pessoas que falam de forma
diferente, e que nem sempre está errado. Cite alguns nomes de frutas e
legumes que são conhecidos em várias regiões com nomes diferentes. Ex:
(Abóbora/gerimum/moranga),(mandioca/aipim), (mexerica/poncã/tangerina).
6.4 Rodinha
Sente
com todos os alunos no chão, de preferência ao ar livre, para uma
conversa sobre o vídeo, e fale sobre algumas pessoas que falam de forma
diferente, e o que elas pensam sobre isso.
6.5 Intervalo e lanche para a educação infantil (15:00 às 15:30):
Leve
as crianças para lavar as mãos para lanchar, em seguida leve para o
pátio para brincarem, nesse momento é bom ficar de olho nas crianças,
para não se machucarem. Assim que terminar o horário de recreio, leve-as
para lavar as mãos novamente, e voltarem para a sala.
6.6 Momento calmaria
Logo
após o intervalo, sente no centro da sala e conte uma história para as
crianças, isso servirá para acalmá-los, depois de brincarem bastante no
recreio. Uma sugestão pode ser uma história do Chico Bento, que conversa
bem diferente, um inocente menino do campo, que fala errado (de acordo
com a Gramática Normativa).
6.7 Atividade do agricultor
Peça às crianças que desenhem sementinhas, ajudando o agricultor a plantar.
6.8 Escovação
Às
16:30 leve as crianças para escovar os dentes. Ao retornar para a sala,
cante uma música, cantando as crianças expressam grandes valores
esquecidos e que precisam ser resgatados.
6.9 Despedida
(despeça
das crianças com o mesmo carinho e atenção que foram recebidos na
chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de
voltar no dia seguinte.)
7. AVALIAÇÃO (Todos
devem ser avaliados como participantes, se a capacidade de comunicação
foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos, se
interagiram com os colegas. Anote tudo o que as crianças falaram na roda
de conversa, se foi satisfatório ou se terá que propor novas atividades
e conversas sobre o assunto. Algumas dessas informações, poderá ser
útil, para fazer anotações no portfólio das crianças.)
créditos: ensinar-aprender
Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...
E agora? Como fazer o plano de aula?
Planejar é algo que dá trabalho, mas o que costumo dizer para as minhas professoras é que para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve.
Se você não planejar corre muito mais risco de falhar.
Então, mãos a obra! Não é nem um bicho de sete cabeças montar seus planos de aula, e vai te evitar uma série de aborrecimentos, e trazer qualidade a seu trabalho; com o tempo isso se torna parte de sua rotina.
Vai aí uma forcinha com este exemplo de plano de aula e as explicações de cada ítem.
E agora? Como fazer o plano de aula?
Planejar é algo que dá trabalho, mas o que costumo dizer para as minhas professoras é que para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve.
Se você não planejar corre muito mais risco de falhar.
Então, mãos a obra! Não é nem um bicho de sete cabeças montar seus planos de aula, e vai te evitar uma série de aborrecimentos, e trazer qualidade a seu trabalho; com o tempo isso se torna parte de sua rotina.
Vai aí uma forcinha com este exemplo de plano de aula e as explicações de cada ítem.
1. TEMA (aqui você vai dar um nome a sua aula, relacionado a seu conteúdo)
Respeito à variação lingüística, português padrão e não padrão, tipos diferentes de fala.
2. OBJETIVOS (o que você pretende ensinar com esta aula)
· Mostrar as diferentes formas de linguagens;
· Trabalhar o respeito ao próximo;
· Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
· Desenvolver a motricidade fina;
· Desenvolver a coordenação motora.
3. CONTEÚDOS (o conteúdo programático ligado ao planejamento escolar)
· Linguagem
· Coordenação Motora
· Formação Humana
4. DURAÇÃO (quanto tempo será gasto)
A duração da aula será de 4 horas.
5. RECURSOS (quais materiais você vai uilizar)
Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.
6. METODOLOGIA (como será feito, passo a passo). Neste caso seria essa descrição:
6.1 Acolhimento
(Receba
os alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. Por
ser o primeiro dia de aula, coloque um crachá em cada criança para que
eles se identifiquem melhor, e assimilem as iniciais do seu nome e dos
colegas com o alfabeto)
6.2 Música de chegada ( aqui você pode apenas citar o nome da música).
Eu já cheguei, na sala já estou,
Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,
Boa tarde coleguinhas,
Trá lá lá lá lá,
Acabamos de chegar;
Trá lá lá lá lá;
Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,
Nós viemos pra escola;
Nossa vida é cantar, hei!
6.3 Vídeo (nome do vídeo)
Logo
após as crianças assistirem o vídeo com a música de Mara (Brasil,
Brasil, Brasil), explique sobre as diferentes formas de linguagens, que
variam de cidade para cidade, sobre as pessoas que falam de forma
diferente, e que nem sempre está errado. Cite alguns nomes de frutas e
legumes que são conhecidos em várias regiões com nomes diferentes. Ex:
(Abóbora/gerimum/moranga),(mandioca/aipim), (mexerica/poncã/tangerina).
6.4 Rodinha
Sente
com todos os alunos no chão, de preferência ao ar livre, para uma
conversa sobre o vídeo, e fale sobre algumas pessoas que falam de forma
diferente, e o que elas pensam sobre isso.
6.5 Intervalo e lanche para a educação infantil (15:00 às 15:30):
Leve
as crianças para lavar as mãos para lanchar, em seguida leve para o
pátio para brincarem, nesse momento é bom ficar de olho nas crianças,
para não se machucarem. Assim que terminar o horário de recreio, leve-as
para lavar as mãos novamente, e voltarem para a sala.
6.6 Momento calmaria
Logo
após o intervalo, sente no centro da sala e conte uma história para as
crianças, isso servirá para acalmá-los, depois de brincarem bastante no
recreio. Uma sugestão pode ser uma história do Chico Bento, que conversa
bem diferente, um inocente menino do campo, que fala errado (de acordo
com a Gramática Normativa).
6.7 Atividade do agricultor
Peça às crianças que desenhem sementinhas, ajudando o agricultor a plantar.
6.8 Escovação
Às
16:30 leve as crianças para escovar os dentes. Ao retornar para a sala,
cante uma música, cantando as crianças expressam grandes valores
esquecidos e que precisam ser resgatados.
6.9 Despedida
(despeça
das crianças com o mesmo carinho e atenção que foram recebidos na
chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de
voltar no dia seguinte.)
7. AVALIAÇÃO (Todos
devem ser avaliados como participantes, se a capacidade de comunicação
foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos, se
interagiram com os colegas. Anote tudo o que as crianças falaram na roda
de conversa, se foi satisfatório ou se terá que propor novas atividades
e conversas sobre o assunto. Algumas dessas informações, poderá ser
útil, para fazer anotações no portfólio das crianças.)
créditos: ensinar-aprender
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