Atividade de Matemática que trabalha maior que, menor que e igual a
Foto de modelo da Atividade de Matemática em preto e branco (a esquerda) em papel a4 abaixo da Atividade de matemática Adição folclórica colorida feita em um caderno (a direita) |
Já
parou para pensar que o passar de conhecimento para uma criança
principalmente matemático pode ser uma tarefa mais difícil do que
deveria ser?
Por
maior que seja a disciplina empregada na condução de atividades, ou
afinco que a criança tem em absorver conhecimento, crianças ainda
continuam crianças, tem o desejo de brincar a maior parte do tempo, de
interagir com outras criança, de investigar e descobrir coisas novas, de
mostrar as pessoas com quem convive aquilo que acha surpreendente.
Quando
uma criança está aprendendo algo e ao mesmo tempo se divertindo, este
momento é único, visto que o aprendizado se torna algo natural e mais
próximo a sua realidade, portanto devemos aproveitar essa oportunidade
para otimizar a prática pedagógica e tornar o aprendizado mais
eficiente.
Pensando
nisso, desenvolvi essa atividade interdisciplinar “Atividade Adição
Folclórica”, assim a criança pode trabalhar conceitos como folclore e
matemática, ao mesmo tempo tem um reforço de sua atenção graças ao uso
de uma atividade interativa e lúdica.
Desta
forma criamos uma condição que é muito interessante para criança, no
caso brincar e interagir com os resultados, ao mesmo tempo
potencializamos sua capacidade absorver conhecimento de forma mais
qualitativa, seja inferindo um conceito ou trabalhando os pontos
importantes de características de um personagem folclórico.
Sobra a Atividade adição folclórica.
Esta
atividade interativa com a temática folclore visa o trabalho com
cálculos de adição e explora conceitos iniciais de maior, menor e igual.
Desta forma abriremos caminho para que, em outras atividades o
professor possa inserir com mais tranquilidade os símbolos matemáticos
> (maior que), < (menor que) ou = (igual a).
Sugestão de trabalho:
• Para contextualizar converse com as crianças sobre os conceitos "maior que", "menor que" e "igual a" para inseri-la no tema.
• Em seguida apresente às crianças a atividade educativa adição folclórica.
• Leia as instruções e oriente-os para a realização da atividade.
• Primeiramente
as crianças deverão realizar os cálculos de adição propostos, em
seguida recortar as peças da atividade e montar em seus cadernos,
colocando os cálculos em cada bolsinho de acordo com o resultado.
Habilidades de acordo a BNCC
(EF01MA03)
Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno
de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois
a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma
quantidade”.
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Por Pedagoga Ingrid Moraes
Para baixar o molde em PDF para imprimir gratuitamente clique no botão abaixo.
Atividade de Matemática que trabalha maior que, menor que e igual a
Foto de modelo da Atividade de Matemática em preto e branco (a esquerda) em papel a4 abaixo da Atividade de matemática Adição folclórica colorida feita em um caderno (a direita) |
Já
parou para pensar que o passar de conhecimento para uma criança
principalmente matemático pode ser uma tarefa mais difícil do que
deveria ser?
Por
maior que seja a disciplina empregada na condução de atividades, ou
afinco que a criança tem em absorver conhecimento, crianças ainda
continuam crianças, tem o desejo de brincar a maior parte do tempo, de
interagir com outras criança, de investigar e descobrir coisas novas, de
mostrar as pessoas com quem convive aquilo que acha surpreendente.
Quando
uma criança está aprendendo algo e ao mesmo tempo se divertindo, este
momento é único, visto que o aprendizado se torna algo natural e mais
próximo a sua realidade, portanto devemos aproveitar essa oportunidade
para otimizar a prática pedagógica e tornar o aprendizado mais
eficiente.
Pensando
nisso, desenvolvi essa atividade interdisciplinar “Atividade Adição
Folclórica”, assim a criança pode trabalhar conceitos como folclore e
matemática, ao mesmo tempo tem um reforço de sua atenção graças ao uso
de uma atividade interativa e lúdica.
Desta
forma criamos uma condição que é muito interessante para criança, no
caso brincar e interagir com os resultados, ao mesmo tempo
potencializamos sua capacidade absorver conhecimento de forma mais
qualitativa, seja inferindo um conceito ou trabalhando os pontos
importantes de características de um personagem folclórico.
Sobra a Atividade adição folclórica.
Esta
atividade interativa com a temática folclore visa o trabalho com
cálculos de adição e explora conceitos iniciais de maior, menor e igual.
Desta forma abriremos caminho para que, em outras atividades o
professor possa inserir com mais tranquilidade os símbolos matemáticos
> (maior que), < (menor que) ou = (igual a).
Sugestão de trabalho:
• Para contextualizar converse com as crianças sobre os conceitos "maior que", "menor que" e "igual a" para inseri-la no tema.
• Em seguida apresente às crianças a atividade educativa adição folclórica.
• Leia as instruções e oriente-os para a realização da atividade.
• Primeiramente
as crianças deverão realizar os cálculos de adição propostos, em
seguida recortar as peças da atividade e montar em seus cadernos,
colocando os cálculos em cada bolsinho de acordo com o resultado.
Habilidades de acordo a BNCC
(EF01MA03)
Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno
de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois
a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma
quantidade”.
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Por Pedagoga Ingrid Moraes
Para baixar o molde em PDF para imprimir gratuitamente clique no botão abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário