A hiperlexia é uma condição que
faz com que a pessoa desenvolva uma habilidade de leitura excepcional em
uma idade precoce, mas ao mesmo tempo não possui habilidades
linguísticas. Sendo assim, a criança apresenta um fascínio intenso por
letras ou números e uma capacidade avançada de leitura.
Frequentemente, começam a ler
muito jovens, às vezes, já aos dois anos e sem instrução de leitura.
Essa habilidade indica que algumas crianças têm uma capacidade de
decodificação de palavras maior do que o restante da população. Isso
significa que os níveis de compreensão também excedem aos de uma criança
típica de sua idade.
As crianças que têm hiperlexia
possuem uma excelente memória visual e auditiva, e elas tendem a lembrar
do que veem e ouvem com pouco esforço. Porém, essa memória excepcional
não ajuda na fala ou na compreensão da linguagem. E embora as crianças
hiperléxicas tenham habilidades avançadas de leitura, elas geralmente
têm um vocabulário limitado e dificuldade para se comunicar.
A hiperlexia pode estar presente
no autismo e ser um dos primeiros sinais do Transtorno do Espectro do
Autismo que os pais notam. Mas pode ser difícil para os pais e
professores reconhecerem a diferença entre um leitor precoce de uma
criança hiperléxica. É importante ressaltar que a leitura precoce
sozinha não é um sinal de hiperlexia. As crianças que têm hiperlexia têm
baixa compreensão de leitura, o que geralmente não corresponde à sua
capacidade de reconhecer palavras. Eles também exibem problemas com a
fala, muitas vezes não conseguem juntar palavras para expressar suas
ideias ou entender o que os outros falam.
Alguns pesquisadores acreditam
que a hiperlexia faz com que a criança consiga ler, mas elas não
compreendem o que está escrito, não interpretam e não identificam o uso
social das palavras. Elas também têm dificuldades de se relacionar com
outras crianças da mesma idade por terem uma limitação na linguagem. As
crianças hiperléxicas gostam muito de jogos e televisão por causa do
estímulo visual.
Veja, a seguir, alguns sintomas da hiperlexia:
– consegue ler precocemente as palavras muito acima da média do que seria esperado na idade de uma criança;
– pode parecer talentosa em algumas áreas e extremamente deficiente em outras;
-dificuldade significativa na compreensão da linguagem verbal;
– dificuldade em socializar e interagir com as pessoas;
– medos específicos ou incomuns;
– fixação com letras ou números:
– repetição de uma palavra ou frase (ecolalia);
– memorização de frases sem entender o significado;
– necessidade intensa de manter rotinas ou rituais;
– dificuldade em processar o que foi dito;
– ótima memória.
Como lidar com uma criança hiperléxica
É bastante comum que a hiperlexia
seja confundida com crianças superdotadas e muitos pais demoram para
buscar ajuda especializada. Ter o diagnóstico correto da hiperlexia é
muito importante para que a criança receba uma intervenção precoce para
melhorar suas habilidades sociais e de linguagem. Embora os sintomas
tendam a diminuir com o tempo, o estilo de aprendizagem característico
dos hiperléxicos permanece até a idade adulta.
Para diagnosticar a condição é
realizada uma avaliação que incluirá a observação de habilidades de
decodificação, conhecimento de palavras e de vocabulário, a capacidade
de responder perguntas, as questões de compreensão de leitura e outras
habilidades de linguagem e de processamento sensorial.
Após o diagnóstico, é importante
que os pais procurem uma equipe multidisciplinar para que a criança
ganhe qualidade de vida e se desenvolva tanto na escola quanto nas
relações pessoais. O papel do fonoaudiólogo é fundamental para que a
linguagem oral seja desenvolvida de forma lúdica. As crianças com
hiperlexia costumam gostar de dispositivos eletrônicos e por isso a
tecnologia pode ser usada para atrair e contribuir para trabalhar os
pontos que precisam ser desenvolvidos.
Os pais e cuidadores devem ficar
atentos aos sinais e sintomas atípicos da idade, verificar se a criança
está se isolando, possui atraso de fala ou alterações na comunicação. Em
seguida, deve buscar ajuda de profissionais das áreas de
fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional para trabalhar o
desenvolvimento da linguagem e a interação social da criança.
A hiperlexia é uma condição que
faz com que a pessoa desenvolva uma habilidade de leitura excepcional em
uma idade precoce, mas ao mesmo tempo não possui habilidades
linguísticas. Sendo assim, a criança apresenta um fascínio intenso por
letras ou números e uma capacidade avançada de leitura.
Frequentemente, começam a ler
muito jovens, às vezes, já aos dois anos e sem instrução de leitura.
Essa habilidade indica que algumas crianças têm uma capacidade de
decodificação de palavras maior do que o restante da população. Isso
significa que os níveis de compreensão também excedem aos de uma criança
típica de sua idade.
As crianças que têm hiperlexia
possuem uma excelente memória visual e auditiva, e elas tendem a lembrar
do que veem e ouvem com pouco esforço. Porém, essa memória excepcional
não ajuda na fala ou na compreensão da linguagem. E embora as crianças
hiperléxicas tenham habilidades avançadas de leitura, elas geralmente
têm um vocabulário limitado e dificuldade para se comunicar.
A hiperlexia pode estar presente
no autismo e ser um dos primeiros sinais do Transtorno do Espectro do
Autismo que os pais notam. Mas pode ser difícil para os pais e
professores reconhecerem a diferença entre um leitor precoce de uma
criança hiperléxica. É importante ressaltar que a leitura precoce
sozinha não é um sinal de hiperlexia. As crianças que têm hiperlexia têm
baixa compreensão de leitura, o que geralmente não corresponde à sua
capacidade de reconhecer palavras. Eles também exibem problemas com a
fala, muitas vezes não conseguem juntar palavras para expressar suas
ideias ou entender o que os outros falam.
Alguns pesquisadores acreditam
que a hiperlexia faz com que a criança consiga ler, mas elas não
compreendem o que está escrito, não interpretam e não identificam o uso
social das palavras. Elas também têm dificuldades de se relacionar com
outras crianças da mesma idade por terem uma limitação na linguagem. As
crianças hiperléxicas gostam muito de jogos e televisão por causa do
estímulo visual.
Veja, a seguir, alguns sintomas da hiperlexia:
– consegue ler precocemente as palavras muito acima da média do que seria esperado na idade de uma criança;
– pode parecer talentosa em algumas áreas e extremamente deficiente em outras;
-dificuldade significativa na compreensão da linguagem verbal;
– dificuldade em socializar e interagir com as pessoas;
– medos específicos ou incomuns;
– fixação com letras ou números:
– repetição de uma palavra ou frase (ecolalia);
– memorização de frases sem entender o significado;
– necessidade intensa de manter rotinas ou rituais;
– dificuldade em processar o que foi dito;
– ótima memória.
Como lidar com uma criança hiperléxica
É bastante comum que a hiperlexia
seja confundida com crianças superdotadas e muitos pais demoram para
buscar ajuda especializada. Ter o diagnóstico correto da hiperlexia é
muito importante para que a criança receba uma intervenção precoce para
melhorar suas habilidades sociais e de linguagem. Embora os sintomas
tendam a diminuir com o tempo, o estilo de aprendizagem característico
dos hiperléxicos permanece até a idade adulta.
Para diagnosticar a condição é
realizada uma avaliação que incluirá a observação de habilidades de
decodificação, conhecimento de palavras e de vocabulário, a capacidade
de responder perguntas, as questões de compreensão de leitura e outras
habilidades de linguagem e de processamento sensorial.
Após o diagnóstico, é importante
que os pais procurem uma equipe multidisciplinar para que a criança
ganhe qualidade de vida e se desenvolva tanto na escola quanto nas
relações pessoais. O papel do fonoaudiólogo é fundamental para que a
linguagem oral seja desenvolvida de forma lúdica. As crianças com
hiperlexia costumam gostar de dispositivos eletrônicos e por isso a
tecnologia pode ser usada para atrair e contribuir para trabalhar os
pontos que precisam ser desenvolvidos.
Os pais e cuidadores devem ficar
atentos aos sinais e sintomas atípicos da idade, verificar se a criança
está se isolando, possui atraso de fala ou alterações na comunicação. Em
seguida, deve buscar ajuda de profissionais das áreas de
fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional para trabalhar o
desenvolvimento da linguagem e a interação social da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário