PLANO DE AULA – SOLO 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA – SOLO
3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - NOVA BNCC

Área do conhecimento:
Ciências da Natureza
Português
Artes

Conteúdo:
Tipos de solos, Poluição empobrecimento do solo.
Usos do solo.
Produção Textual – Resumo
Localização de informações em textos
Composição visual bidimensional

Objetivos
Reconhecer que a superfície terrestre está sempre se modificando.
Identificar o que é solo.
Reconhecer os tipos de solo e os cuidados que devemos ter com o solo.
Reconhecer o que podemos fazer para cuidar dos recursos da natureza
Realizar produção Textual - Resumo
Localizar de informações explícitas em textos

DESENVOLVIMENTO
Convidar os alunos a assistir o filme "O Lorax - Em busca da trúfula perdida"

Tudo começa com Ted (Zac Efron), um garoto de 12 anos apaixonado pela vizinha Audrey (Taylor Swift). Capaz de tudo para agradar a garota, ele descobre que o grande sonho dela é ver uma árvore de verdade, afinal, onde eles vivem isso não existe mais. Na cidade de Thneed-Ville tudo é tecnológico e artificial.
Para descobrir o que aconteceu com as árvores e como conseguir uma para sua amada, Ted embarca numa incrível aventura, na qual passeia por uma terra desconhecida, cheia de cor e natureza. Lá conhece também o simpático - e ao mesmo tempo rabugento - Lorax, uma criatura preocupada com o futuro que luta para proteger seu mundo.
A história é inspirada no livro do escritor e cartunista norte-americano Dr. Seuss.

Depois que assistir o filme, convidar os alunos a resumir e depois ilustrar a história.
(segue modelo e enunciado da atividade abaixo)
 







O SOLO
O QUE É O SOLO?
O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos, e sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.


1) Leia o s textos com atenção e responda:
a) O que é solo?
b) Para que serve o solo?
c) Como o solo é formado?
d) Como acontece a poluição no solo?
e) Como podemos combater a poluição do solo?

2) Preencha as lacunas das frases a seguir de acordo com o que você aprendeu sobre o solo:
a) O ___________ é a camada superficial da ______________, onde crescem as ______________.
b) A ___________ do __________ é toda e qualquer mudança em sua natureza.
c) O solo pode ser poluído por: ________________, _____________, ______________ ou ____________________.


ESCOLA __________________________________________________
ALUNO(A): ______________________________ DATA: ___________
PROFESSORA: _________________________TURMA: 3º ANO _____

CIÊNCIAS DA NATUREZA -  TIPOS DE SOLO

Aprendemos sobre o solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos, e sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.
Agora, recorte, e cole ou desenhe as imagens de solo, deixe bem coloridas e depois escreva no verso sobre as principais características de cada um.
     

Avaliação: Ocorrerá durante a interpretação e produção do texto. 


PLANO DE AULA – SOLO
3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - NOVA BNCC

Área do conhecimento:
Ciências da Natureza
Português
Artes

Conteúdo:
Tipos de solos, Poluição empobrecimento do solo.
Usos do solo.
Produção Textual – Resumo
Localização de informações em textos
Composição visual bidimensional

Objetivos
Reconhecer que a superfície terrestre está sempre se modificando.
Identificar o que é solo.
Reconhecer os tipos de solo e os cuidados que devemos ter com o solo.
Reconhecer o que podemos fazer para cuidar dos recursos da natureza
Realizar produção Textual - Resumo
Localizar de informações explícitas em textos

DESENVOLVIMENTO
Convidar os alunos a assistir o filme "O Lorax - Em busca da trúfula perdida"

Tudo começa com Ted (Zac Efron), um garoto de 12 anos apaixonado pela vizinha Audrey (Taylor Swift). Capaz de tudo para agradar a garota, ele descobre que o grande sonho dela é ver uma árvore de verdade, afinal, onde eles vivem isso não existe mais. Na cidade de Thneed-Ville tudo é tecnológico e artificial.
Para descobrir o que aconteceu com as árvores e como conseguir uma para sua amada, Ted embarca numa incrível aventura, na qual passeia por uma terra desconhecida, cheia de cor e natureza. Lá conhece também o simpático - e ao mesmo tempo rabugento - Lorax, uma criatura preocupada com o futuro que luta para proteger seu mundo.
A história é inspirada no livro do escritor e cartunista norte-americano Dr. Seuss.

Depois que assistir o filme, convidar os alunos a resumir e depois ilustrar a história.
(segue modelo e enunciado da atividade abaixo)
 







O SOLO
O QUE É O SOLO?
O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos, e sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.


1) Leia o s textos com atenção e responda:
a) O que é solo?
b) Para que serve o solo?
c) Como o solo é formado?
d) Como acontece a poluição no solo?
e) Como podemos combater a poluição do solo?

2) Preencha as lacunas das frases a seguir de acordo com o que você aprendeu sobre o solo:
a) O ___________ é a camada superficial da ______________, onde crescem as ______________.
b) A ___________ do __________ é toda e qualquer mudança em sua natureza.
c) O solo pode ser poluído por: ________________, _____________, ______________ ou ____________________.


ESCOLA __________________________________________________
ALUNO(A): ______________________________ DATA: ___________
PROFESSORA: _________________________TURMA: 3º ANO _____

CIÊNCIAS DA NATUREZA -  TIPOS DE SOLO

Aprendemos sobre o solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos, e sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.
Agora, recorte, e cole ou desenhe as imagens de solo, deixe bem coloridas e depois escreva no verso sobre as principais características de cada um.
     

Avaliação: Ocorrerá durante a interpretação e produção do texto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário