Plano de aula sobre as famílias que moram no bairro - Geografia


Plano de aula sobre as famílias que moram no bairro - Geografia




ATIVIDADE  MOTIVACIONAL
 
Para introduzir o assunto “As famílias que moram no bairro”, sugerimos a seguinte atividade.
Prepare tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm. Depois, converse com os alunos sobre o que uma família faz. Faça uma primeira lista com o nome dos familiares. Faça uma segunda lista com o tipo de comida, atividades, celebrações, costumes, feriados preferidos. Faça uma terceira lista com experiências e situações vividas pelo aluno junto aos seus familiares. 
Em cada tira, o aluno escreve uma palavra ou frase de uma das listas que você organizou. Cole as extremidades da tira com um pedaço de fita crepe ou cola. 
Em seguida, peça aos alunos que insiram uma outra tira no “elo” ou círculo anterior. Escolha uma outra palavra ou frase das listas organizadas e escreva na tira. Cole as extremidades, como foi feito na primeira tira. Repita o processo até que terminem as palavras das listas. 
Pergunte aos alunos com o que se parece a construção que eles fizeram? Permita que eles possam perceber que assim como elos de uma corrente, os membros e as situações que acontecem na família são encaixados e, por isso, devem ser cultivados com respeito e companheirismo.
 
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
•    Saber que a família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
•    Componentes que fazem parte da família.
•    Regras e costumes das famílias.
 
CONCEITOS CENTRAIS
•    Conceito de grupo social.
•    Conceito de construção de identidade.
•    Conceito de organização familiar.
 
IDÉIAS CENTRAIS
•    Observar e descrever semelhanças e diferenças no modo de vida de diferentes grupos familiares.
•    Respeitar a cultura e o modo de viver de outras pessoas.
•    Despertar na criança a percepção sobre a família e o que a faz especial.
 
RECURSOS
•    Tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm;
•    fita adesiva ou cola;
•    tesoura;
•    canetinha.
Fonte: Editora Positivo

Plano de aula sobre as famílias que moram no bairro - Geografia




ATIVIDADE  MOTIVACIONAL
 
Para introduzir o assunto “As famílias que moram no bairro”, sugerimos a seguinte atividade.
Prepare tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm. Depois, converse com os alunos sobre o que uma família faz. Faça uma primeira lista com o nome dos familiares. Faça uma segunda lista com o tipo de comida, atividades, celebrações, costumes, feriados preferidos. Faça uma terceira lista com experiências e situações vividas pelo aluno junto aos seus familiares. 
Em cada tira, o aluno escreve uma palavra ou frase de uma das listas que você organizou. Cole as extremidades da tira com um pedaço de fita crepe ou cola. 
Em seguida, peça aos alunos que insiram uma outra tira no “elo” ou círculo anterior. Escolha uma outra palavra ou frase das listas organizadas e escreva na tira. Cole as extremidades, como foi feito na primeira tira. Repita o processo até que terminem as palavras das listas. 
Pergunte aos alunos com o que se parece a construção que eles fizeram? Permita que eles possam perceber que assim como elos de uma corrente, os membros e as situações que acontecem na família são encaixados e, por isso, devem ser cultivados com respeito e companheirismo.
 
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
•    Saber que a família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
•    Componentes que fazem parte da família.
•    Regras e costumes das famílias.
 
CONCEITOS CENTRAIS
•    Conceito de grupo social.
•    Conceito de construção de identidade.
•    Conceito de organização familiar.
 
IDÉIAS CENTRAIS
•    Observar e descrever semelhanças e diferenças no modo de vida de diferentes grupos familiares.
•    Respeitar a cultura e o modo de viver de outras pessoas.
•    Despertar na criança a percepção sobre a família e o que a faz especial.
 
RECURSOS
•    Tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm;
•    fita adesiva ou cola;
•    tesoura;
•    canetinha.
Fonte: Editora Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário