Atividades permanentes para trabalhar com nome próprio e da sala
Introdução
Por
que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se
alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um
trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
-
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar
materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da
escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio tem uma
característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança
com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio
nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do
modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser
seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima.
Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar
leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode
pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
· Os conhecimentos prévios das crianças.
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
· As características concretas do grupo.
· As diferenças individuais.
Conteúdos
Leitura e escrita de nomes próprios
Tempo estimado
Um mês
Materiais necessários
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Organização da sala
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:
- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.
Desenvolvimento das atividades
1.
Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes.
Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis,
cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os
nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em
que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia,
etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita:
discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito
dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use
etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.
Objetivos
Ao final das atividades, a criança deve:
- Reconhecer as situações onde
faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais,
identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada),
organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
-
Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver
outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais
letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
Identificação
de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes. Aproveite
todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.
Situação 1- Recolhendo material.
Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem
pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as
crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame
atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de
letras, etc.
Situação 2 - Construindo um
crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber
o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir
sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do
nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste
momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de
reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente.
Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?
Observações:
todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças
recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do
cotidiano.
Identificação do próprio nome
Dê para cada criança um cartão com o nome dela.
-
Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os
nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais
fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa
a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
-
Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o
nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita
produzida. Identificação de outros nomes da classe
Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.
Cada criança poderá receber uma
lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em
papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a
coletiva.
Atividade 1- Ditado
Dite
um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em
mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele
nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para
que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas
ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.
Atividade 2 - Fazendo a chamada
Entregue
a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os
nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas
orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a
realização da tarefa.
Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.
Observação:
em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem
alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras
do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que
necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo
"dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus
traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação
entre o nome da letra e o respectivo traçado.
Avaliação
É
importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do
próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma
informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as
crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A
escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não
escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra
na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais
as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que
não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:
1. Nome da criança
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
Observação:
A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das
necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades
coletivas de trabalho com a classe.
Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.
Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática. 1990. Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp 1990. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Editora Unicamp.
Ferreiro, E & Teberosky A. 1984. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Curto, L&Morilllo, M&Teixidó, M - Escrever e ler - volumes 1 e 2. Artes Médicas.
Fonte: Site da Revista Nova Escola.Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.
Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática. 1990. Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp 1990. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Editora Unicamp.
Ferreiro, E & Teberosky A. 1984. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Curto, L&Morilllo, M&Teixidó, M - Escrever e ler - volumes 1 e 2. Artes Médicas.
Suzana Mesquita
Professora, coordenadora pedagógica e formadora de professores.
Boa noite, estava no site da revista Nova Escola e achei essa sequência de atividades para trabalhar com o nome da criança e dos colegas em sala.
As sugestões de atividades são ótimas. Já trabalhei em sala de aula com muitas delas e realmente o nome da criança e da sala, é uma referência muito importante para a ela e o processo de alfabetização pode começar aí, desde o início e no decorrer do ano letivo.
Leia com atenção, vale a pena, são atividades fáceis e que trazem ótimos resultados.
Atividades permanentes para trabalhar com nome próprio e da sala
Introdução
Por
que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se
alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um
trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
-
Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar
materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da
escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio tem uma
característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança
com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio
nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do
modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser
seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima.
Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar
leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode
pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
· Os conhecimentos prévios das crianças.
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
· As características concretas do grupo.
· As diferenças individuais.
Conteúdos
Leitura e escrita de nomes próprios
Tempo estimado
Um mês
Materiais necessários
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Organização da sala
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:
- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.
Desenvolvimento das atividades
1.
Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes.
Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis,
cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os
nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em
que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia,
etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita:
discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito
dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use
etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.
Objetivos
Ao final das atividades, a criança deve:
- Reconhecer as situações onde
faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais,
identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada),
organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
-
Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver
outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais
letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
Identificação
de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes. Aproveite
todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.
Situação 1- Recolhendo material.
Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem
pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as
crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame
atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de
letras, etc.
Situação 2 - Construindo um
crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber
o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir
sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do
nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste
momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de
reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente.
Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?
Observações:
todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças
recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do
cotidiano.
Identificação do próprio nome
Dê para cada criança um cartão com o nome dela.
-
Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os
nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais
fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa
a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
-
Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o
nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita
produzida. Identificação de outros nomes da classe
Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.
Cada criança poderá receber uma
lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em
papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a
coletiva.
Atividade 1- Ditado
Dite
um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em
mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele
nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para
que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas
ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.
Atividade 2 - Fazendo a chamada
Entregue
a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os
nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas
orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a
realização da tarefa.
Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.
Observação:
em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem
alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras
do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que
necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo
"dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus
traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação
entre o nome da letra e o respectivo traçado.
Avaliação
É
importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do
próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma
informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as
crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A
escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não
escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra
na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais
as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que
não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:
1. Nome da criança
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
Observação:
A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das
necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades
coletivas de trabalho com a classe.
Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.
Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática. 1990. Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp 1990. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Editora Unicamp.
Ferreiro, E & Teberosky A. 1984. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Curto, L&Morilllo, M&Teixidó, M - Escrever e ler - volumes 1 e 2. Artes Médicas.
Fonte: Site da Revista Nova Escola.Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.
Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática. 1990. Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp 1990. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Editora Unicamp.
Ferreiro, E & Teberosky A. 1984. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Curto, L&Morilllo, M&Teixidó, M - Escrever e ler - volumes 1 e 2. Artes Médicas.
Suzana Mesquita
Professora, coordenadora pedagógica e formadora de professores.
Boa noite, estava no site da revista Nova Escola e achei essa sequência de atividades para trabalhar com o nome da criança e dos colegas em sala.
As sugestões de atividades são ótimas. Já trabalhei em sala de aula com muitas delas e realmente o nome da criança e da sala, é uma referência muito importante para a ela e o processo de alfabetização pode começar aí, desde o início e no decorrer do ano letivo.
Leia com atenção, vale a pena, são atividades fáceis e que trazem ótimos resultados.
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