Cada dia é sempre um novo dia
Objetivos
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
-
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e
compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica,
compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e
ano.
Conteúdos
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Tempo estimado
As
atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de
forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.
Material necessário
calendário tipo folhinha com uma página para cada mês
Desenvolvimento das atividades
As
crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso
habitual, cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para
que todas as crianças possam dar sentido a uma prática.
O calendário pode ser utilizado
para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e
pesquisa para a leitura e registro de números.
Há diferentes tipos de
calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais)
que podem ser utilizados com diferentes funções na escola. As
atividades a seguir estão centradas na análise do modelo mais clássico e
conhecido.
Atividade 1 - apresentação do calendário: localização da data
Leve
um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um
calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que
poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em
alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio
que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número
que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o
ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e
escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus
trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças
nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar
essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia.
Encontrar e copiar a data, saber
o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no
entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e
deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe,
por exemplo, que a criança "marque no calendário o dia de hoje com um
X", no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar
para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que
poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que
não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar
um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação
diferentes procedimentos.
Atividade 2 - marcar a data de aniversário das crianças do grupo
Leve
o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a
data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não
saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você
consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte
aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.
Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.
janeiro
|
fevereiro
|
março
| ||||||
dia
|
nome
|
idade
|
dia
|
nome
|
idade
|
dia
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nome
|
idade
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| | | | | | | | |
| | | | | | | | |
abril
|
maio
|
junho
| ||||||
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nome
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idade
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nome
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idade
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dia
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nome
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idade
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| | | | | | | | |
julho
|
agosto
|
setembro
| ||||||
dia
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nome
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idade
|
dia
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nome
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idade
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dia
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nome
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idade
|
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| | | | | | | | |
outubro
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novembro
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dezembro
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dia
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nome
|
idade
|
dia
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nome
|
idade
|
dia
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nome
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idade
|
| | | | | | | | |
| | | | | | | | |
Com
o quadro pronto você pode propor questões como: "quantas crianças fazem
aniversário no mês de março?" "qual o mês que tem a maior quantidade de
crianças fazendo aniversário?"
Atividade 3 - marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolar
O
calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina
escolar. Novamente leve o calendário para a roda (você pode fazer essa
proposta todo início de mês) e ajude as crianças a marcarem os
acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano -
feriados, eventos organizados na escola, passeios, etc.
Atividade
4 - situações problema envolvendo a observação de características e
regularidades das informações presentes no calendário
Além
da utilização do calendário como instrumento organizador dos
acontecimentos e atividades do grupo como, marcar compromissos
importantes do grupo, averiguar que dia será o seguinte, localizar as
datas de aniversários das crianças, é possível, vez por outra,
utilizá-lo para calcular durações. Por exemplo: quando se deseja saber
quantos dias faltam para um passeio, para um aniversário, quantos dias
terão para ensaiar uma apresentação que estão preparando ou quantos dias
se passaram desde que começou o mês. Você precisará contar junto com as
crianças ou colocar uma situação problema para que resolvam.
Você pode propor situações do
tipo: "Quantos dias faltam para o passeio para o jardim zoológico?"
"Vocês já sabem que ensaiamos toda terça-feira. Então, quantos dias
teremos para ensaiar a quadrilha?" "Propor que seus alunos observem a
lua no céu durante certo período e marquem no calendário a data em que
ela muda de fase ."
As atividades de plantio, como a
horta, também permitem trabalhar com a ideia de tempo. Observar qual a
melhor época para o plantio de cada semente, calcular quanto tempo será
necessário para a planta crescer, marcar os dias de chuva e sol em
função da observação do desenvolvimento da planta, fazem parte das
tarefas de um "agricultor".
Avaliação - confecção de um calendário para o ano seguinte
No
segundo semestre, depois de já ter trabalhado todo o primeiro semestre
com o calendário, você pode propor que as crianças, divididas em
grupos, confeccionem um calendário para o ano seguinte.
Para escolher o tema para a
ilustração peça que as crianças tragam para escola diferentes
calendários e analisem conjuntamente quais são as temáticas de cada um
deles. A partir daí cada grupo decide qual será o tema do seu
calendário.
Ao confeccionar o calendário as
crianças enfrentam problemas relativos a distribuição da informação,
suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade
de dias em cada mês, etc.). Por exemplo: Por que a tabela começa sempre
com um domingo, mas nem sempre a gente coloca um número ali? Por que
alguns dias são vermelhos? Quantas folhas terá o nosso calendário? Para
ajudar nessa reflexão você pode propor algumas questões: os meses tem um
ano? Quantos dias tem uma semana? Quantas semanas tem um mês? Quantos
dias tem cada mês? Quais meses têm 30 dias e quais têm 31? E fevereiro,
quantos dias tem? Quantas semanas tem um ano?
Não se esqueça de prever momentos para a produção das ilustrações de cada mês.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
- Diseño Curricular para la Educación Inicial (niños de 2 y 3 años e niños de 4 y 5 años), Gobierno de la Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Secretaria de Educación:
http://www.buenosaires.gov.ar/areas/educacion/curricula/inicial.php
- Diseño Curricular para la Educación Inicial (niños de 2 y 3 años e niños de 4 y 5 años), Gobierno de la Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Secretaria de Educación:
http://www.buenosaires.gov.ar/areas/educacion/curricula/inicial.php
- Revista Avisalá, nº 25, janeiro de 2006
- O Ensino dos Números no Nível Inicial e no Primeiro Ano da EGB, Susana Wolman - Letras y Números: alternativas didácticas para jardin de infantes y primer ciclo de la EG, comp: Ana Maria Kaufmann, editora Santillana /Argentina, 2000.
Consultora Priscila Monteiro
Formadora do projeto Matemática É D+ da Fundação Victor Civita e coordenadora da formação em matemática da Rede de São Caetano do Sul.
Fonte: Site da Revista Nova Escola.
Olá amigos(as) educadores, esta sequência didática de como trabalhar com calendário em sala de aula,
é muito boa com as séries iniciais e educação infantil, quando estou
atuando como professora, utilizo todos os dias com meus alunos.
Além dessas sugestões acima, vou colocar algumas práticas que desenvolvo.
Utilizo
o calendário para trabalhar com numeração e sequência numérica, outra
conteúdo que acho muito importante passar para os pequenos através do
calendário é noção temporal, os conceitos de: ontem, hoje e amanhã;
antes, agora e depois, dias da semana, meses do ano, enfim são vários
conteúdos que você pode trabalhar utilizando um recurso tão simples como
o calendário.
Cada dia é sempre um novo dia
Objetivos
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
-
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e
compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica,
compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e
ano.
Conteúdos
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Tempo estimado
As
atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de
forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.
Material necessário
calendário tipo folhinha com uma página para cada mês
Desenvolvimento das atividades
As
crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso
habitual, cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para
que todas as crianças possam dar sentido a uma prática.
O calendário pode ser utilizado
para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e
pesquisa para a leitura e registro de números.
Há diferentes tipos de
calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais)
que podem ser utilizados com diferentes funções na escola. As
atividades a seguir estão centradas na análise do modelo mais clássico e
conhecido.
Atividade 1 - apresentação do calendário: localização da data
Leve
um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um
calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que
poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em
alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio
que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número
que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o
ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e
escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus
trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças
nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar
essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia.
Encontrar e copiar a data, saber
o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no
entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e
deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe,
por exemplo, que a criança "marque no calendário o dia de hoje com um
X", no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar
para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que
poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que
não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar
um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação
diferentes procedimentos.
Atividade 2 - marcar a data de aniversário das crianças do grupo
Leve
o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a
data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não
saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você
consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte
aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.
Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.
janeiro
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o quadro pronto você pode propor questões como: "quantas crianças fazem
aniversário no mês de março?" "qual o mês que tem a maior quantidade de
crianças fazendo aniversário?"
Atividade 3 - marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolar
O
calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina
escolar. Novamente leve o calendário para a roda (você pode fazer essa
proposta todo início de mês) e ajude as crianças a marcarem os
acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano -
feriados, eventos organizados na escola, passeios, etc.
Atividade
4 - situações problema envolvendo a observação de características e
regularidades das informações presentes no calendário
Além
da utilização do calendário como instrumento organizador dos
acontecimentos e atividades do grupo como, marcar compromissos
importantes do grupo, averiguar que dia será o seguinte, localizar as
datas de aniversários das crianças, é possível, vez por outra,
utilizá-lo para calcular durações. Por exemplo: quando se deseja saber
quantos dias faltam para um passeio, para um aniversário, quantos dias
terão para ensaiar uma apresentação que estão preparando ou quantos dias
se passaram desde que começou o mês. Você precisará contar junto com as
crianças ou colocar uma situação problema para que resolvam.
Você pode propor situações do
tipo: "Quantos dias faltam para o passeio para o jardim zoológico?"
"Vocês já sabem que ensaiamos toda terça-feira. Então, quantos dias
teremos para ensaiar a quadrilha?" "Propor que seus alunos observem a
lua no céu durante certo período e marquem no calendário a data em que
ela muda de fase ."
As atividades de plantio, como a
horta, também permitem trabalhar com a ideia de tempo. Observar qual a
melhor época para o plantio de cada semente, calcular quanto tempo será
necessário para a planta crescer, marcar os dias de chuva e sol em
função da observação do desenvolvimento da planta, fazem parte das
tarefas de um "agricultor".
Avaliação - confecção de um calendário para o ano seguinte
No
segundo semestre, depois de já ter trabalhado todo o primeiro semestre
com o calendário, você pode propor que as crianças, divididas em
grupos, confeccionem um calendário para o ano seguinte.
Para escolher o tema para a
ilustração peça que as crianças tragam para escola diferentes
calendários e analisem conjuntamente quais são as temáticas de cada um
deles. A partir daí cada grupo decide qual será o tema do seu
calendário.
Ao confeccionar o calendário as
crianças enfrentam problemas relativos a distribuição da informação,
suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade
de dias em cada mês, etc.). Por exemplo: Por que a tabela começa sempre
com um domingo, mas nem sempre a gente coloca um número ali? Por que
alguns dias são vermelhos? Quantas folhas terá o nosso calendário? Para
ajudar nessa reflexão você pode propor algumas questões: os meses tem um
ano? Quantos dias tem uma semana? Quantas semanas tem um mês? Quantos
dias tem cada mês? Quais meses têm 30 dias e quais têm 31? E fevereiro,
quantos dias tem? Quantas semanas tem um ano?
Não se esqueça de prever momentos para a produção das ilustrações de cada mês.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
- Diseño Curricular para la Educación Inicial (niños de 2 y 3 años e niños de 4 y 5 años), Gobierno de la Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Secretaria de Educación:
http://www.buenosaires.gov.ar/areas/educacion/curricula/inicial.php
- Diseño Curricular para la Educación Inicial (niños de 2 y 3 años e niños de 4 y 5 años), Gobierno de la Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Secretaria de Educación:
http://www.buenosaires.gov.ar/areas/educacion/curricula/inicial.php
- Revista Avisalá, nº 25, janeiro de 2006
- O Ensino dos Números no Nível Inicial e no Primeiro Ano da EGB, Susana Wolman - Letras y Números: alternativas didácticas para jardin de infantes y primer ciclo de la EG, comp: Ana Maria Kaufmann, editora Santillana /Argentina, 2000.
Consultora Priscila Monteiro
Formadora do projeto Matemática É D+ da Fundação Victor Civita e coordenadora da formação em matemática da Rede de São Caetano do Sul.
Fonte: Site da Revista Nova Escola.
Olá amigos(as) educadores, esta sequência didática de como trabalhar com calendário em sala de aula,
é muito boa com as séries iniciais e educação infantil, quando estou
atuando como professora, utilizo todos os dias com meus alunos.
Além dessas sugestões acima, vou colocar algumas práticas que desenvolvo.
Utilizo
o calendário para trabalhar com numeração e sequência numérica, outra
conteúdo que acho muito importante passar para os pequenos através do
calendário é noção temporal, os conceitos de: ontem, hoje e amanhã;
antes, agora e depois, dias da semana, meses do ano, enfim são vários
conteúdos que você pode trabalhar utilizando um recurso tão simples como
o calendário.
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