FORMAS GEOMÉTRICAS
Objetivo Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características.
Ano
2º e 3º ano.
Tempo estimado Seis aulas.
Material necessário
Um cartaz com várias figuras desenhadas (veja sugestão na imagem).
Desenvolvimento:
1ª etapa: Apresente
à turma uma coleção com no mínimo cinco figuras. Escolha uma delas e
desafie os alunos a descobri-la. Para isso, eles farão perguntas que
devem ser respondidas apenas com sim ou não. Provavelmente eles
descreverão as características de cada uma com as próprias palavras.
Isso exigirá uma análise coletiva mais precisa das propriedades. Anote
em um caderno as questões formuladas para retomá-las na próxima etapa.
Realize várias rodadas. Em cada uma, reúna uma coleção de figuras para
trabalhar determinado tema (se deseja que a garotada identifique os
tipos de triângulos em função dos ângulos, mostre a eles vários
triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos).
2ª etapa Depois
de três rodadas, retome as perguntas dos alunos e sistematize os
conhecimentos que surgiram. Organize a turma em duplas para a discussão,
pedindo que identifiquem as indagações que não podem ser respondidas
com sim ou não e as reformule. Em quais delas as características
abordadas não são suficientes para chegar à resposta? Se alguém pergunta
se a figura tem quatro lados e a resposta é sim, é possível ter certeza
de qual delas se trata? Estimule-os a investigar mais: "Já sabemos que a
figura tem quatro lados. Será que eles são iguais?" Quais colocações
permitem descartar elementos do quadro e em que momento do jogo seria
mais conveniente formulá-las? A negativa diante da pergunta "É um
círculo?" elimina apenas duas figuras. Mas, se o enunciado for mais
abrangente ("Tem lados curvos?"), provavelmente mais unidades seriam
descartadas. O registro coletivo e individual das conclusões é
necessário, assim como a anotação das questões que ajudam a descobrir
rapidamente a figura. Com isso, os novos conhecimentos serão
aprofundados nas partidas seguintes e todos avançarão na
conceitualização.
3ª etapa Depois
de algumas aulas, limite o número de perguntas. Para isso, solicite que
os alunos contem quantas foram formuladas até o acerto da figura e
compare com as jogadas anteriores. O objetivo é fazer com que a garotada
elabore questões mais precisas, com vocabulário específico e
considerando características que permitam excluir mais figuras.
Avaliação
Proponha atividades individuais semelhantes para que os conhecimentos aprendidos nas etapas anteriores sejam utilizados.
Fonte: Site da Revista Nova Escola/ Atividade adaptada de situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livroEnsenãr matemática en el nível inicial y en el primer ciclo de la egb (Ed. Paidós)
Olá colegas educadores, ando sem tempo para colocar aqui atividades escaneadas, então nas minhas idas ao site da NOVA ESCOLA,
achei esta sequência didática para vocês, vou procurar deixar aqui
sempre sequências didáticas das diversas áreas de conhecimentos porque é
muito bom para trabalhar com os conteúdos, beijos e até mais, Zélia.
FORMAS GEOMÉTRICAS
Objetivo Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características.
Ano
2º e 3º ano.
Tempo estimado Seis aulas.
Material necessário
Um cartaz com várias figuras desenhadas (veja sugestão na imagem).
Desenvolvimento:
1ª etapa: Apresente
à turma uma coleção com no mínimo cinco figuras. Escolha uma delas e
desafie os alunos a descobri-la. Para isso, eles farão perguntas que
devem ser respondidas apenas com sim ou não. Provavelmente eles
descreverão as características de cada uma com as próprias palavras.
Isso exigirá uma análise coletiva mais precisa das propriedades. Anote
em um caderno as questões formuladas para retomá-las na próxima etapa.
Realize várias rodadas. Em cada uma, reúna uma coleção de figuras para
trabalhar determinado tema (se deseja que a garotada identifique os
tipos de triângulos em função dos ângulos, mostre a eles vários
triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos).
2ª etapa Depois
de três rodadas, retome as perguntas dos alunos e sistematize os
conhecimentos que surgiram. Organize a turma em duplas para a discussão,
pedindo que identifiquem as indagações que não podem ser respondidas
com sim ou não e as reformule. Em quais delas as características
abordadas não são suficientes para chegar à resposta? Se alguém pergunta
se a figura tem quatro lados e a resposta é sim, é possível ter certeza
de qual delas se trata? Estimule-os a investigar mais: "Já sabemos que a
figura tem quatro lados. Será que eles são iguais?" Quais colocações
permitem descartar elementos do quadro e em que momento do jogo seria
mais conveniente formulá-las? A negativa diante da pergunta "É um
círculo?" elimina apenas duas figuras. Mas, se o enunciado for mais
abrangente ("Tem lados curvos?"), provavelmente mais unidades seriam
descartadas. O registro coletivo e individual das conclusões é
necessário, assim como a anotação das questões que ajudam a descobrir
rapidamente a figura. Com isso, os novos conhecimentos serão
aprofundados nas partidas seguintes e todos avançarão na
conceitualização.
3ª etapa Depois
de algumas aulas, limite o número de perguntas. Para isso, solicite que
os alunos contem quantas foram formuladas até o acerto da figura e
compare com as jogadas anteriores. O objetivo é fazer com que a garotada
elabore questões mais precisas, com vocabulário específico e
considerando características que permitam excluir mais figuras.
Avaliação
Proponha atividades individuais semelhantes para que os conhecimentos aprendidos nas etapas anteriores sejam utilizados.
Fonte: Site da Revista Nova Escola/ Atividade adaptada de situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livroEnsenãr matemática en el nível inicial y en el primer ciclo de la egb (Ed. Paidós)
Olá colegas educadores, ando sem tempo para colocar aqui atividades escaneadas, então nas minhas idas ao site da NOVA ESCOLA,
achei esta sequência didática para vocês, vou procurar deixar aqui
sempre sequências didáticas das diversas áreas de conhecimentos porque é
muito bom para trabalhar com os conteúdos, beijos e até mais, Zélia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário