O espaço escolar precisa ser construído em um ambiente rico de estímulos
para que as crianças interajam entre si. Para que haja essa interação e para contribuir
significantemente para o desenvolvimento imaginário, cognitivo, emocional e social
da criança, é preciso que o professor saiba organizar esse espaço
adequadamente, pois se a criança não se sentir estimulada nesse local, onde
fica mais de oito horas por dia, ela não se desenvolverá de maneira
satisfatória.
O professor deve
tornar a sala de aula algo como se fosse realmente seu, parte da sua vida,
transformar com afeto e dar vida a esse espaço.
A organização do espaço
escolar tem grande influência no comportamento das crianças, que de alguma
maneira expressarão se estão satisfeitas ou não com aquele determinado espaço
(sala de aula). Se tiver a ausência do planejamento, do arranjo, do brinquedo,
possivelmente poderá gerar comportamentos agressivos, agitados, indisciplina e
provável ansiedade além de gerar conflitos uns com os outros.
Estas são algumas sugestões
para você montar cantinhos na sala de aula de:
* Cantinho de Leitura;
* Cantinho das Artes;
* Cantinho dos Jogos ou Cantinho
Lúdico;
* Cantinho das Dramatizações;
* Brinquedoteca;
* Brincadeiras com o corpo
através das músicas.
Cantinho de
Leitura
Arrume sua sala de aula de forma
aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
É importante ter um espaço para a
"roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora
de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou
tapetes laváveis.
A "roda de conversas" também
pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo
de uma árvore (quintal). O importante é garantir que a turma possa estar com a
educadora sem "interrupções" externas.
Lemos para as crianças todos os dias!
Cada dia podemos ter um tipo de texto:
um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma
história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o
professor será seu modelo de leitor.
Essa leitura precisa ser planejada
(escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para
enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de
conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de
leitura ou biblioteca escolar).
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo
na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura:
livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o
material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com
o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material
para escrever) neste espaço.
Podemos colocar objetos que ajudam a
contar histórias: fantoches, avental, outros.
Cantinho das
Artes
Um
cantinho para as artes é fundamental!
Um dos
espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura,
dobradura, modelagem e colagem.
Este é um espaço que precisa ser
organizado pela professora (manter os materiais necessários) e crianças
(aprendem a manusear os materiais para suas produções). A limpeza posterior
deve ser compartilhada com as crianças.
As atividades desenvolvidas também
devem ser planejadas pela professora.
Quanto maiores forem as oportunidades de descobertas,
manipulações, construções oferecidas às crianças, maiores serão as chances de
um desenvolvimento harmonioso
e compatível com suas possibilidades. Sendo assim, entre os cantinhos exploratórios não pode faltar um dedicado às artes. Quando se desenha ou se desenvolve uma atividade artística
criativa, podemos dizer que se vive um momento de introspecção, um tempo de reflexão e de expressão sobre si mesmo e sobre o mundo.
e compatível com suas possibilidades. Sendo assim, entre os cantinhos exploratórios não pode faltar um dedicado às artes. Quando se desenha ou se desenvolve uma atividade artística
criativa, podemos dizer que se vive um momento de introspecção, um tempo de reflexão e de expressão sobre si mesmo e sobre o mundo.
Dentro do processo de construção de conhecimentos e significados,
é evidente
que desenvolver a percepção é um objetivo importantíssimo. E para concretizá-lo, é preciso que a escola dedique mais tempo as Artes.
que desenvolver a percepção é um objetivo importantíssimo. E para concretizá-lo, é preciso que a escola dedique mais tempo as Artes.
Cantinho dos
Jogos ou Cantinho Lúdico
Cantinho dos jogos
Confeccionados em EVA,
cortiça, cartolina ou até mesmo de madeira e borracha, também devem
estar ao alcance dos pequenos em um cantinho especial. Quebra-cabeças,
jogos de encaixe e muitos outros...
Entre diferentes jogos é sempre
necessário ter aqueles ligados às letras, às histórias infantis. Atividades
como manusear o alfabeto móvel para fazer montagens, leituras, sequenciações, escrita
do nome próprio e dos colegas, montar quebra-cabeças de textos escritos e
com imagens são de muita importância.
Os alunos que terminam suas tarefas mais
rapidamente podem usufruir desse cantinho, sentindo assim prazer em permanecer
dentro da sala. Saindo da sala, as
crianças deverão contar com espaço para brincadeiras ao ar livre.
Se
chover, mude a organização das mesas, crie mais espaço em sua sala e faça brincadeiras bem
divertidas.
Cantinho das
Dramatizações
Um baú repleto de chapéus,
óculos, xales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas,
máscaras... Em frente a ele, um espelho na altura das crianças. Pronto! Acaba
de surgir dentro da sala de aula um ambiente fascinante onde atividades
corporais e de jogo simbólico podem ser realizadas e registradas pelo professor
em um segundo momento, juntamente com os alunos, para que percebam sempre a
importância de transformar nossa linguagem, ideias,
falas, pensamentos em escrita.
falas, pensamentos em escrita.
Brinquedoteca
Um canto na sala com os brinquedos não
pode faltar, especialmente os fantoches e marionetes para dramatização de
diferentes histórias.
E a sugestão é que os
momentos de brincadeira sejam, por vezes, supervisionados pelo
professor, que pode fazer interferências criando situações-problemas,
comparando-as a atitudes da realidade diária, provocando
novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode
descobrir muito dos alunos por meio delas e tirar proveito sempre.
Cada atividade realizada com os
brinquedos, de maneira orientada pelo professor, pode e deve ser
registrada juntamente com os alunos, em um segundo momento. De tanto
realizarem este tipo de atividade, verão a escrita e a leitura como algo
natural que faz parte do cotidiano, assim como as brincadeiras.
Brincadeiras com o corpo através das músicas
*GINÁTICAS HISTORIADAS
Um canto na sala com os brinquedos não
pode faltar, especialmente os fantoches e marionetes para dramatização de
diferentes histórias.
E a sugestão é que os
momentos de brincadeira sejam, por vezes, supervisionados pelo
professor, que pode fazer interferências criando situações-problemas,
comparando-as a atitudes da realidade diária, provocando
novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode
descobrir muito dos alunos por meio delas e tirar proveito sempre.
Cada atividade realizada com os
brinquedos, de maneira orientada pelo professor, pode e deve ser
registrada juntamente com os alunos, em um segundo momento. De tanto
realizarem este tipo de atividade, verão a escrita e a leitura como algo
natural que faz parte do cotidiano, assim como as brincadeiras.
UM
PASSARINHO PROCURA SUA MÃE
Se possível coloque uma música. A professora faz
a atividade com as crianças.
1. Era uma vez um passarinho que estava dentro de um
ovo. (Sentar sobre as pernas com o tronco para frente)
2. De repente, o ovo quebrou-se e o passarinho
levantou as asinhas, mas ainda não podia voar. Respirou bem fundo.
(Mantenha-se sentado, erga o tronco e levante os dois braços para o alto).
3. Logo quis saber onde estava sua mãe. Dobrou
as asinhas e olhou de um lado para outro. (Faça giros com o tronco).
4. Como não viu ninguém, saiu voando para procurar
sua mãe.(Caminhe pela sala, subindo e descendo os braços abertos, como se
batesse asas.
5. Viu uma rã pequenina e pensou que fosse sua mãe.
(Faça flexões como um sapo).
6. Em seguida encontrou uma vaca e um gato. (Imite
os animais).
7. Perguntou se eram sua mãe, e eles responderam que
não. Triste, continuou voando. (Caminhe batendo os braços).
8. Mais adiante, viu uma sombra numa árvore e parou
para ver quem era. Uma enorme ave pousou junto dele, olhou nos seus olhos e
sorriu. Era sua mãe! Juntinhos, saíram voando.
9. De tanto voar por belos lugares, não se deram
conta que já era noite. Dormiram. (Deitem-se para relaxar).
A SEMENTINHA
Várias sementinhas pequeninas estavam escondidas no
chão, (crianças agachadas com os joelhos entre os braços).
Elas dormiam um sono... Dormiam um sono... Sossegado
e bom ( respirem fundo e fechem os olhos).
Veio a chuva e molhou as sementinhas ( A
professora faz a chuva com papel picado, as crianças abrem os olhos e mexem a
cabeça de um lado para o outro)
Depois o sol brilhou lindo no céu (respirem
fundo)
De repente as sementinhas acordaram
...Devagarinho...devagarinho... (as crianças vão levantando devagar)
As plantinhas começaram a aparecer (esticam um
braço para o lado)
Esticaram os galhos e ficaram
ajeitadas (esticam o outro braço para o lado)
Depois cresceram...cresceram e enroscaram-se no
varal (Ficam em pé e levantam os braços alongando ao máximo)
E cheinhas de flores
alegraram o quintal! (E começam a balançar). Mais adiante, viu uma sombra numa árvore e parou
para ver quem era. Uma enorme ave pousou junto dele, olhou nos seus olhos e
sorriu. Era sua mãe! Juntinhos, saíram voando.
9. De tanto voar por belos lugares, não se deram
conta que já era noite. Dormiram. (Deitem-se para relaxar).
O GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele
acordou com muita preguiça (esticar braços e pernas).
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu
correndo para atender a mamãe (correr).
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só).
Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear (quadrupedar) e não
prestou atenção nos carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse
pulado para trás (quadrupedar para trás).
Pipo ficou nervoso e começou a tremer (tremer).
Voltou correndo para casa (quadrupedar correndo) e se deitou novamente
(deitar).
Pipo aprendeu a lição
e agora cada vez que si a rua olha para todos os lados (movimento do pescoço). Esticaram os galhos e ficaram
ajeitadas (esticam o outro braço para o lado)
Depois cresceram...cresceram e enroscaram-se no
varal (Ficam em pé e levantam os braços alongando ao máximo)
E cheinhas de flores
alegraram o quintal! (E começam a balançar) Mais adiante, viu uma sombra numa árvore e parou
para ver quem era. Uma enorme ave pousou junto dele, olhou nos seus olhos e
sorriu. Era sua mãe! Juntinhos, saíram voando.
9. De tanto voar por belos lugares, não se deram
conta que já era noite. Dormiram. (Deitem-se para relaxar).
A
FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito
triste (carinha de triste).
Ele estava cansado de ficar no circo. Resolveu,
então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo (mexer no cabelo) e saiu muito contente
pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra
atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou,
empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho. Mais adiante havia
uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez?
Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imitá-lo. (saltar
como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía
e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular
com o pé direito), depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo (cara de medo).
A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo. Ele começou
então a voltar pelo mesmo caminho (caminhar).
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito
cansado (andar em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia
assim (respirar ofegante).
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele
avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças. O palhacinho já não
se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou a respirar fundo e
bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
O espaço escolar precisa ser construído em um ambiente rico de estímulos
para que as crianças interajam entre si. Para que haja essa interação e para contribuir
significantemente para o desenvolvimento imaginário, cognitivo, emocional e social
da criança, é preciso que o professor saiba organizar esse espaço
adequadamente, pois se a criança não se sentir estimulada nesse local, onde
fica mais de oito horas por dia, ela não se desenvolverá de maneira
satisfatória.
O professor deve
tornar a sala de aula algo como se fosse realmente seu, parte da sua vida,
transformar com afeto e dar vida a esse espaço.
A organização do espaço
escolar tem grande influência no comportamento das crianças, que de alguma
maneira expressarão se estão satisfeitas ou não com aquele determinado espaço
(sala de aula). Se tiver a ausência do planejamento, do arranjo, do brinquedo,
possivelmente poderá gerar comportamentos agressivos, agitados, indisciplina e
provável ansiedade além de gerar conflitos uns com os outros.
Estas são algumas sugestões
para você montar cantinhos na sala de aula de:
* Cantinho de Leitura;
* Cantinho das Artes;
* Cantinho dos Jogos ou Cantinho
Lúdico;
* Cantinho das Dramatizações;
* Brinquedoteca;
* Brincadeiras com o corpo
através das músicas.
Cantinho de
Leitura
Arrume sua sala de aula de forma
aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
É importante ter um espaço para a
"roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora
de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou
tapetes laváveis.
A "roda de conversas" também
pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo
de uma árvore (quintal). O importante é garantir que a turma possa estar com a
educadora sem "interrupções" externas.
Lemos para as crianças todos os dias!
Cada dia podemos ter um tipo de texto:
um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma
história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o
professor será seu modelo de leitor.
Essa leitura precisa ser planejada
(escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para
enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de
conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de
leitura ou biblioteca escolar).
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo
na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura:
livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o
material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com
o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material
para escrever) neste espaço.
Podemos colocar objetos que ajudam a
contar histórias: fantoches, avental, outros.
Cantinho das
Artes
Um
cantinho para as artes é fundamental!
Um dos
espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura,
dobradura, modelagem e colagem.
Este é um espaço que precisa ser
organizado pela professora (manter os materiais necessários) e crianças
(aprendem a manusear os materiais para suas produções). A limpeza posterior
deve ser compartilhada com as crianças.
As atividades desenvolvidas também
devem ser planejadas pela professora.
Quanto maiores forem as oportunidades de descobertas,
manipulações, construções oferecidas às crianças, maiores serão as chances de
um desenvolvimento harmonioso
e compatível com suas possibilidades. Sendo assim, entre os cantinhos exploratórios não pode faltar um dedicado às artes. Quando se desenha ou se desenvolve uma atividade artística
criativa, podemos dizer que se vive um momento de introspecção, um tempo de reflexão e de expressão sobre si mesmo e sobre o mundo.
e compatível com suas possibilidades. Sendo assim, entre os cantinhos exploratórios não pode faltar um dedicado às artes. Quando se desenha ou se desenvolve uma atividade artística
criativa, podemos dizer que se vive um momento de introspecção, um tempo de reflexão e de expressão sobre si mesmo e sobre o mundo.
Dentro do processo de construção de conhecimentos e significados,
é evidente
que desenvolver a percepção é um objetivo importantíssimo. E para concretizá-lo, é preciso que a escola dedique mais tempo as Artes.
que desenvolver a percepção é um objetivo importantíssimo. E para concretizá-lo, é preciso que a escola dedique mais tempo as Artes.
Cantinho dos
Jogos ou Cantinho Lúdico
Cantinho dos jogos
Confeccionados em EVA,
cortiça, cartolina ou até mesmo de madeira e borracha, também devem
estar ao alcance dos pequenos em um cantinho especial. Quebra-cabeças,
jogos de encaixe e muitos outros...
Entre diferentes jogos é sempre
necessário ter aqueles ligados às letras, às histórias infantis. Atividades
como manusear o alfabeto móvel para fazer montagens, leituras, sequenciações, escrita
do nome próprio e dos colegas, montar quebra-cabeças de textos escritos e
com imagens são de muita importância.
Os alunos que terminam suas tarefas mais
rapidamente podem usufruir desse cantinho, sentindo assim prazer em permanecer
dentro da sala. Saindo da sala, as
crianças deverão contar com espaço para brincadeiras ao ar livre.
Se
chover, mude a organização das mesas, crie mais espaço em sua sala e faça brincadeiras bem
divertidas.
Cantinho das
Dramatizações
Um baú repleto de chapéus,
óculos, xales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas,
máscaras... Em frente a ele, um espelho na altura das crianças. Pronto! Acaba
de surgir dentro da sala de aula um ambiente fascinante onde atividades
corporais e de jogo simbólico podem ser realizadas e registradas pelo professor
em um segundo momento, juntamente com os alunos, para que percebam sempre a
importância de transformar nossa linguagem, ideias,
falas, pensamentos em escrita.
falas, pensamentos em escrita.
Brinquedoteca
Um canto na sala com os brinquedos não
pode faltar, especialmente os fantoches e marionetes para dramatização de
diferentes histórias.
E a sugestão é que os
momentos de brincadeira sejam, por vezes, supervisionados pelo
professor, que pode fazer interferências criando situações-problemas,
comparando-as a atitudes da realidade diária, provocando
novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode
descobrir muito dos alunos por meio delas e tirar proveito sempre.
Cada atividade realizada com os
brinquedos, de maneira orientada pelo professor, pode e deve ser
registrada juntamente com os alunos, em um segundo momento. De tanto
realizarem este tipo de atividade, verão a escrita e a leitura como algo
natural que faz parte do cotidiano, assim como as brincadeiras.
Brincadeiras com o corpo através das músicas
*GINÁTICAS HISTORIADAS
Um canto na sala com os brinquedos não
pode faltar, especialmente os fantoches e marionetes para dramatização de
diferentes histórias.
E a sugestão é que os
momentos de brincadeira sejam, por vezes, supervisionados pelo
professor, que pode fazer interferências criando situações-problemas,
comparando-as a atitudes da realidade diária, provocando
novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode
descobrir muito dos alunos por meio delas e tirar proveito sempre.
Cada atividade realizada com os
brinquedos, de maneira orientada pelo professor, pode e deve ser
registrada juntamente com os alunos, em um segundo momento. De tanto
realizarem este tipo de atividade, verão a escrita e a leitura como algo
natural que faz parte do cotidiano, assim como as brincadeiras.
UM
PASSARINHO PROCURA SUA MÃE
Se possível coloque uma música. A professora faz
a atividade com as crianças.
1. Era uma vez um passarinho que estava dentro de um
ovo. (Sentar sobre as pernas com o tronco para frente)
2. De repente, o ovo quebrou-se e o passarinho
levantou as asinhas, mas ainda não podia voar. Respirou bem fundo.
(Mantenha-se sentado, erga o tronco e levante os dois braços para o alto).
3. Logo quis saber onde estava sua mãe. Dobrou
as asinhas e olhou de um lado para outro. (Faça giros com o tronco).
4. Como não viu ninguém, saiu voando para procurar
sua mãe.(Caminhe pela sala, subindo e descendo os braços abertos, como se
batesse asas.
5. Viu uma rã pequenina e pensou que fosse sua mãe.
(Faça flexões como um sapo).
6. Em seguida encontrou uma vaca e um gato. (Imite
os animais).
7. Perguntou se eram sua mãe, e eles responderam que
não. Triste, continuou voando. (Caminhe batendo os braços).
8. Mais adiante, viu uma sombra numa árvore e parou
para ver quem era. Uma enorme ave pousou junto dele, olhou nos seus olhos e
sorriu. Era sua mãe! Juntinhos, saíram voando.
9. De tanto voar por belos lugares, não se deram
conta que já era noite. Dormiram. (Deitem-se para relaxar).
A SEMENTINHA
Várias sementinhas pequeninas estavam escondidas no
chão, (crianças agachadas com os joelhos entre os braços).
Elas dormiam um sono... Dormiam um sono... Sossegado
e bom ( respirem fundo e fechem os olhos).
Veio a chuva e molhou as sementinhas ( A
professora faz a chuva com papel picado, as crianças abrem os olhos e mexem a
cabeça de um lado para o outro)
Depois o sol brilhou lindo no céu (respirem
fundo)
De repente as sementinhas acordaram
...Devagarinho...devagarinho... (as crianças vão levantando devagar)
As plantinhas começaram a aparecer (esticam um
braço para o lado)
Esticaram os galhos e ficaram
ajeitadas (esticam o outro braço para o lado)
Depois cresceram...cresceram e enroscaram-se no
varal (Ficam em pé e levantam os braços alongando ao máximo)
E cheinhas de flores
alegraram o quintal! (E começam a balançar). Mais adiante, viu uma sombra numa árvore e parou
para ver quem era. Uma enorme ave pousou junto dele, olhou nos seus olhos e
sorriu. Era sua mãe! Juntinhos, saíram voando.
9. De tanto voar por belos lugares, não se deram
conta que já era noite. Dormiram. (Deitem-se para relaxar).
O GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele
acordou com muita preguiça (esticar braços e pernas).
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu
correndo para atender a mamãe (correr).
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só).
Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear (quadrupedar) e não
prestou atenção nos carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse
pulado para trás (quadrupedar para trás).
Pipo ficou nervoso e começou a tremer (tremer).
Voltou correndo para casa (quadrupedar correndo) e se deitou novamente
(deitar).
Pipo aprendeu a lição
e agora cada vez que si a rua olha para todos os lados (movimento do pescoço). Esticaram os galhos e ficaram
ajeitadas (esticam o outro braço para o lado)
Depois cresceram...cresceram e enroscaram-se no
varal (Ficam em pé e levantam os braços alongando ao máximo)
E cheinhas de flores
alegraram o quintal! (E começam a balançar) Mais adiante, viu uma sombra numa árvore e parou
para ver quem era. Uma enorme ave pousou junto dele, olhou nos seus olhos e
sorriu. Era sua mãe! Juntinhos, saíram voando.
9. De tanto voar por belos lugares, não se deram
conta que já era noite. Dormiram. (Deitem-se para relaxar).
A
FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito
triste (carinha de triste).
Ele estava cansado de ficar no circo. Resolveu,
então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo (mexer no cabelo) e saiu muito contente
pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra
atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou,
empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho. Mais adiante havia
uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez?
Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imitá-lo. (saltar
como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía
e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular
com o pé direito), depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo (cara de medo).
A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo. Ele começou
então a voltar pelo mesmo caminho (caminhar).
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito
cansado (andar em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia
assim (respirar ofegante).
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele
avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças. O palhacinho já não
se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou a respirar fundo e
bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
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