A MALA DE HANA - Karen Levine
A mala de Hana
Toda _____________ havia uma nova restrição. Judeus não podiam frequentar o ____________ de diversões. Nem os _____________ de ___________. Nem os parques públicos. Logo, Hana não podia mais ir ao ________________. Até mesmo o _________ em que esquiavam estava proibido. Suas _______________ - todas gentis - no começo também ficaram tão perplexas quanto Hana com as regras. Ainda se sentavam lado a lado na ___________ e aprontavam ____________ juntas dentro da classe e na hora do _______________.
-
Ficaremos juntas para sempre, não importa o que aconteça - prometeu
Maria, a melhor amiga de Hana. - Não vamos deixar que ninguém nos diga
com quem vamos _________!
Mas,
aos poucos, conforme os ________ se passavam, todas as _________ de
Hana, inclusive Maria, pararam de visitá-la depois da escola e nos
_____________________. [...]
Com
cada ___________ perdido e cada restrição, Hana e George sentiam que
seu __________ ficava um pouco menor. Eles estavam __________. Eles
estavam tristes. E estavam frustrados.
- O que podemos fazer? - perguntavam aos pais. - Para onde podemos ir?
Mamãe e papai fizeram o seu melhor para __________ as crianças, para ajudá-las a descobrir novas ______________.
-
Nós temos ______________ - disse mamãe -, porque temos um grande
______________. Vocês podem brincar de ____________________. Podem
balançar nas ______________. Podem inventar jogos. Podem brincar de
____________ nos depósitos. Podem explorar a ____________ secreta.
Adivinhar ______________. Sejam gratos um pelo outro!
Hana
e George eram gratos por terem um ao outro e também por brincarem
juntos. Mas isso não aliviava a _________________ de não poderem mais
fazer o que faziam antes nem ir àqueles _____________ onde costumavam
ir. Num lindo dia de _____________________, quando o ___________
brilhava, os dois sentaram no quintal, entediados, brincando com a
grama. De repente, Hana começou a chorar.
- Não é justo! - gritou. - Eu odeio isso! Quero que tudo volte a ser como antes!
Arrancou um punhado de __________ e jogou as folhas no ar. Olhou para o _________. Sabia que ele estava tão triste quanto ela.
- Espere aqui - disse ele. - Eu tenho uma ideia.
Minutos depois, George estava de volta, com um bloco de papel, uma caneta, uma __________ vazia e uma pá.
- Pra que tudo isso? - perguntou Hana.
- Talvez, se escrevermos todas as coisas que estão acontecendo com a gente, fiquemos mais aliviados.
- Isso é _____________ - respondeu Hana. - Não vai trazer nem o parque nem a diversão de volta. E não trará Maria de volta.
Mas
George insistiu. Ele era, no fim das contas, o irmão mais velho, e Hana
não tinha nenhuma outra ideia. Então, nas ____________ seguintes, as
crianças derramaram sua infelicidade no ____________. George escrevendo e
Hana falando. Fizeram listas das coisas que faziam falta e das coisas
que os enfureciam. Fizeram listas de todas as coisas que fariam e de
todos os lugares para onde iriam quando aqueles tempos terríveis
acabassem.
Quando
terminaram, George pegou as folhas de papel, enrolou-as num _________,
colocou-as dentro da garrafa e fechou-a com uma _____________. Então, os
dois andaram até a casa, parando embaixo do balanço duplo. Ali, Hana
cavou um grande _____________: seria aquele seu __________________ da
tristeza e da frustração. George colocou a garrafa dentro do buraco e
Hana cobriu-a de terra. Quando acabaram, o ________________ parecia um
pouquinho mais claro e brilhante, pelo menos naquele dia.
(A mala de Hana - Uma história real. São Paulo: Melhoramentos, 2007)
1) Complete adequadamente as lacunas do texto, com as palavras do Banco de Palavras.
Banco de Palavras
primavera lago jardim bobagem
fins de semana passagem lugares parque
campos ginásio sol tubo
recreio escola tristeza mundo
esconde-esconde meses charadas rolha
colegas brincar detetive esconderijo
semana bravos grama buraco
esporte distrair papel árvores
amigo brincadeiras horas
travessuras sorte garrafa
amigas mundo irmão
2) Observe a seguinte frase: "Toda semana havia uma nova restrição." (1º parágrafo).
a) O que significa o termo destacado?
b) Que restrições eram essas?
3) No 1º parágrafo do texto, há referência a um esporte. Que esporte é esse? Como ele é praticado?
4) Observe a seguinte passagem do texto: "Suas amigas - todas gentis - no começo também ficaram tão perplexas quanto Hana com as regras." (1º parágrafo). Reescreva a frase, substituindo o termo destacado por um sinônimo. Faça as alterações necessárias.
5)
O texto relata a história de dois irmãos, Hana e George, que viviam na
Tchecoslováquia (atual República Checa), durante a Segunda Guerra
Mundial. No começo do texto, somos informados que restrições foram
impostas aos judeus, quando as tropas alemãs invadiram o país. Com base
nisso, responda:
a) Os amigos e colegas de Hana e George também eram judeus? Comprove com um trecho do texto?
b) A melhor amiga de Hana, Maria, fez uma promessa. Que promessa foi essa? Ela foi cumprida? Comprove com um trecho do texto.
6) Por que Hana e George se sentiam bravos, tristes e frustrados?
7)
Procure no dicionário o significado do termo "frustrados" e reescreva a
frase abaixo, substituindo esse termos por um sinônimo.
"E estavam frustrados." (4º parágrafo)
8)
Segundo a mãe das crianças, eles tinham sorte porque tinham um grande
jardim. Explique, levando em conta o contexto, por que ela afirma isso.
9) Observe a frase: "Num lindo dia de primavera, quando o sol brilhava, os dois sentaram no quintal, entendiados, brincando com a grama."(8º parágrafo). Procure o significado do termo destacado e reescreva a frase, substituindo-o por um antônimo.
10) Explique, com as suas palavras, a seguinte passagem do texto:
"Então, nas horas seguintes, as crianças derramaram sua infelicidade no
papel, George escrevendo e Hana falando." (16º parágrafo).
11) O que as crianças escreveram no papel?
12) Pelo que, Hana e George deveriam ser gratos?
13) Observe a seguinte passagem: "[...] todas as colegas de Hana, inclusive Maria, pararam de visitá-la depois da escola e nos fins de semana." (3º parágrafo). A qual termo o pronome destacado está se referindo?
14) Reescreva as frases abaixo, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes adequados.
a) "Mamãe e papai fizeram o seu melhor para distrair as crianças [...]" (5º parágrafo).
b) "Podem inventar jogos." (6º parágrafo).
c) "Adivinhar charadas." (6º parágrafo).
d) "Então, nas horas seguintes, as crianças derramaram sua infelicidade no papel, George escrevendo e Hana falando." (16º parágrafo)."
15) Identifique a que palavras os pronomes destacados nos trechos abaixo se referem:
a) "Quando terminaram, George pegou as folhas de papel, enrolou-as num tubo, colocou-as dentro da garrafa e fechou-a com uma rolha."
b) "George colocou a garrafa dentro do buraco e Hana cobriu-a de terra."
A MALA DE HANA - Karen Levine
A mala de Hana
Toda _____________ havia uma nova restrição. Judeus não podiam frequentar o ____________ de diversões. Nem os _____________ de ___________. Nem os parques públicos. Logo, Hana não podia mais ir ao ________________. Até mesmo o _________ em que esquiavam estava proibido. Suas _______________ - todas gentis - no começo também ficaram tão perplexas quanto Hana com as regras. Ainda se sentavam lado a lado na ___________ e aprontavam ____________ juntas dentro da classe e na hora do _______________.
-
Ficaremos juntas para sempre, não importa o que aconteça - prometeu
Maria, a melhor amiga de Hana. - Não vamos deixar que ninguém nos diga
com quem vamos _________!
Mas,
aos poucos, conforme os ________ se passavam, todas as _________ de
Hana, inclusive Maria, pararam de visitá-la depois da escola e nos
_____________________. [...]
Com
cada ___________ perdido e cada restrição, Hana e George sentiam que
seu __________ ficava um pouco menor. Eles estavam __________. Eles
estavam tristes. E estavam frustrados.
- O que podemos fazer? - perguntavam aos pais. - Para onde podemos ir?
Mamãe e papai fizeram o seu melhor para __________ as crianças, para ajudá-las a descobrir novas ______________.
-
Nós temos ______________ - disse mamãe -, porque temos um grande
______________. Vocês podem brincar de ____________________. Podem
balançar nas ______________. Podem inventar jogos. Podem brincar de
____________ nos depósitos. Podem explorar a ____________ secreta.
Adivinhar ______________. Sejam gratos um pelo outro!
Hana
e George eram gratos por terem um ao outro e também por brincarem
juntos. Mas isso não aliviava a _________________ de não poderem mais
fazer o que faziam antes nem ir àqueles _____________ onde costumavam
ir. Num lindo dia de _____________________, quando o ___________
brilhava, os dois sentaram no quintal, entediados, brincando com a
grama. De repente, Hana começou a chorar.
- Não é justo! - gritou. - Eu odeio isso! Quero que tudo volte a ser como antes!
Arrancou um punhado de __________ e jogou as folhas no ar. Olhou para o _________. Sabia que ele estava tão triste quanto ela.
- Espere aqui - disse ele. - Eu tenho uma ideia.
Minutos depois, George estava de volta, com um bloco de papel, uma caneta, uma __________ vazia e uma pá.
- Pra que tudo isso? - perguntou Hana.
- Talvez, se escrevermos todas as coisas que estão acontecendo com a gente, fiquemos mais aliviados.
- Isso é _____________ - respondeu Hana. - Não vai trazer nem o parque nem a diversão de volta. E não trará Maria de volta.
Mas
George insistiu. Ele era, no fim das contas, o irmão mais velho, e Hana
não tinha nenhuma outra ideia. Então, nas ____________ seguintes, as
crianças derramaram sua infelicidade no ____________. George escrevendo e
Hana falando. Fizeram listas das coisas que faziam falta e das coisas
que os enfureciam. Fizeram listas de todas as coisas que fariam e de
todos os lugares para onde iriam quando aqueles tempos terríveis
acabassem.
Quando
terminaram, George pegou as folhas de papel, enrolou-as num _________,
colocou-as dentro da garrafa e fechou-a com uma _____________. Então, os
dois andaram até a casa, parando embaixo do balanço duplo. Ali, Hana
cavou um grande _____________: seria aquele seu __________________ da
tristeza e da frustração. George colocou a garrafa dentro do buraco e
Hana cobriu-a de terra. Quando acabaram, o ________________ parecia um
pouquinho mais claro e brilhante, pelo menos naquele dia.
(A mala de Hana - Uma história real. São Paulo: Melhoramentos, 2007)
1) Complete adequadamente as lacunas do texto, com as palavras do Banco de Palavras.
Banco de Palavras
primavera lago jardim bobagem
fins de semana passagem lugares parque
campos ginásio sol tubo
recreio escola tristeza mundo
esconde-esconde meses charadas rolha
colegas brincar detetive esconderijo
semana bravos grama buraco
esporte distrair papel árvores
amigo brincadeiras horas
travessuras sorte garrafa
amigas mundo irmão
2) Observe a seguinte frase: "Toda semana havia uma nova restrição." (1º parágrafo).
a) O que significa o termo destacado?
b) Que restrições eram essas?
3) No 1º parágrafo do texto, há referência a um esporte. Que esporte é esse? Como ele é praticado?
4) Observe a seguinte passagem do texto: "Suas amigas - todas gentis - no começo também ficaram tão perplexas quanto Hana com as regras." (1º parágrafo). Reescreva a frase, substituindo o termo destacado por um sinônimo. Faça as alterações necessárias.
5)
O texto relata a história de dois irmãos, Hana e George, que viviam na
Tchecoslováquia (atual República Checa), durante a Segunda Guerra
Mundial. No começo do texto, somos informados que restrições foram
impostas aos judeus, quando as tropas alemãs invadiram o país. Com base
nisso, responda:
a) Os amigos e colegas de Hana e George também eram judeus? Comprove com um trecho do texto?
b) A melhor amiga de Hana, Maria, fez uma promessa. Que promessa foi essa? Ela foi cumprida? Comprove com um trecho do texto.
6) Por que Hana e George se sentiam bravos, tristes e frustrados?
7)
Procure no dicionário o significado do termo "frustrados" e reescreva a
frase abaixo, substituindo esse termos por um sinônimo.
"E estavam frustrados." (4º parágrafo)
8)
Segundo a mãe das crianças, eles tinham sorte porque tinham um grande
jardim. Explique, levando em conta o contexto, por que ela afirma isso.
9) Observe a frase: "Num lindo dia de primavera, quando o sol brilhava, os dois sentaram no quintal, entendiados, brincando com a grama."(8º parágrafo). Procure o significado do termo destacado e reescreva a frase, substituindo-o por um antônimo.
10) Explique, com as suas palavras, a seguinte passagem do texto:
"Então, nas horas seguintes, as crianças derramaram sua infelicidade no
papel, George escrevendo e Hana falando." (16º parágrafo).
11) O que as crianças escreveram no papel?
12) Pelo que, Hana e George deveriam ser gratos?
13) Observe a seguinte passagem: "[...] todas as colegas de Hana, inclusive Maria, pararam de visitá-la depois da escola e nos fins de semana." (3º parágrafo). A qual termo o pronome destacado está se referindo?
14) Reescreva as frases abaixo, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes adequados.
a) "Mamãe e papai fizeram o seu melhor para distrair as crianças [...]" (5º parágrafo).
b) "Podem inventar jogos." (6º parágrafo).
c) "Adivinhar charadas." (6º parágrafo).
d) "Então, nas horas seguintes, as crianças derramaram sua infelicidade no papel, George escrevendo e Hana falando." (16º parágrafo)."
15) Identifique a que palavras os pronomes destacados nos trechos abaixo se referem:
a) "Quando terminaram, George pegou as folhas de papel, enrolou-as num tubo, colocou-as dentro da garrafa e fechou-a com uma rolha."
b) "George colocou a garrafa dentro do buraco e Hana cobriu-a de terra."
Nenhum comentário:
Postar um comentário