Textos "Viramos todos umas velhinhas moralistas apontando o dedo por aí" e " Aladdin e o Tribunal da Internet"
TEXTO 1
Viramos todos umas velhinhas moralistas apontando o dedo por aí
Rodrigo da Silva
Você
não consegue dar dois passos na sua rede social favorita sem tropeçar
nele. Às vezes, ele se esconde atrás de uma imagem qualquer, trancafiado
num ver mais ou num continuar lendo. Outras vezes age de forma
escancarada. O moralismo do bem é o alicerce do homem moderno, estampado
nos textões e nos memes que inundam a internet nossa de cada dia.
Nesse
feriado ele alcançou o Carnaval. Bastou um pai, Fernando, fantasiar-se
de Aladdin e vestir seu filho, negro, de Abu, num bloco em Belo
Horizonte, para agitar os mais histriônicos baluartes do moralismo do
bem da grande rede brazuca. Virou febre: uma demonstração clara de
racismo numa festa que é parte da cultura negra tupiniquim. Um pai, sem
dizer uma única palavra enquanto celebrava a vida com seu filho,
atestava a similaridade imbecil entre negros e macacos no imaginário
justiceiro. Sem qualquer direito à defesa.
Afinal
de contas, qual foi o exato ponto da história em que abandonamos aquela
noção de que a vida dos outros não nos pertence para nos transformarmos
em velhinhas moralistas que passam o dia fofocando sobre a falibilidade
de perfeitos estranhos? Quando foi que deixamos de viver as dores e as
tragédias da nossa vida para virarmos fiscais dos costumes alheios,
apontando o dedo pra gente que a gente nunca viu? Esse não era, afinal
de contas, o grande problema por trás de tudo?
Hoje
somos todos justiceiros de alguma coisa. Há sempre uma minoria para
salvar de algum perigo. Negros, mulheres, gordos, crianças, gays,
ciclistas, índios. Há sempre alguém pra gente usar por aí pra alimentar o
nosso próprio ego e escalar montanhas em direção ao nosso incandescente
paraíso moral. Há, aos montes, arqui-inimigos pra odiar e combater.
Com
a gente? Não há nada de errado. Nunca. Cultivamos uma alimentação
saudável, nos conectamos à mãe natureza, nos preocupamos com o futuro
das nossas crianças, compartilhamos todas aquelas matérias engajadas do
Catraca Livre, votamos em partidos de esquerda. Somos todos
perfeitamente coloridos e bem resolvidos, como se fossemos estrelas de
uma dessas propagandas de margarina ou parte do marketing de um banco
que se esforça em parecer mais humano do que realmente é. Somos todos
desencanados, virtuosos, conscientes, modernos, jovens. Feitos. Pra.
Você.
Dentro
da gente há um rio de hashtags e slogans. Há mais amor por favor, há
gentileza que gera gentileza, há o nome de uma tribo indefesa qualquer.
Nosso coração é um imenso jogo da velha, cheio de filtros de instagram e
sacadas à lá Prefs. Dentro dele, monopolizamos toda sensibilidade do
mundo. Longe da matéria que o forma não resta nada além da mais
insipiente truculência. Para os justiceiros, é apenas dessa forma que
essa bolota azul sobrevoando o espaço se torna um lugar previsivelmente
fácil de lidar. Nela, no epicentro dos nossos tribunais morais, há os
bons e os ruins. Há aqueles que se importam em criar um mundo melhor –
seja lá o que isso signifique. E há o rancor da velha ordem, antiquada,
negligente com os cuidados da natureza, mal resolvida com os gays e as
mulheres, autoritária, pouco preocupada com as condições dos mais
pobres, politicamente incorreta e grosseira. Se você não faz parte de um
grupo está necessariamente inscrito no outro.
Dessa
forma, viramos todos caçadores de fascistas. Ninguém escapa do nosso
combate. Gente que têm dinheiro, gente branca, gente que não vota nos
nossos candidatos (deixando de praticar a verdadeira democracia), gente
que preenche o estereótipo que a gente cria pra combater a
estereotipização das minorias que problematizamos. Viramos todos umas
velhinhas moralistas apontando o dedo por aí. Não sobra nada. Das
mulheres que estrelam campanhas lascívias de marcas de cerveja, criando
um padrão inalcançável de beleza e objetificando o corpo feminino, aos
constantes discursos que silenciamos em desagravo, enquanto lutamos pela
liberdade de expressão dos artistas e intelectuais politicamente
alinhados com as nossas ideias. Somos todas idosas futriqueiras metendo o
bedelho na vida alheia enquanto pedimos que o nosso espaço seja
respeitado. O olho que tudo vê na inquisição da santa igreja do
progressismo dos últimos dias, pedindo por privacidade.
Foi
um português quem escreveu num poema em linha reta o retrato desse
tempo. E ele não era cadastrado em qualquer serviço de email, não fazia a
menor ideia do que era uma rede social e não tinha noção do poder que
um compartilhamento poderia alcançar. O nome dele também era Fernando.
Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo? *
Onde é que há afinal?
1) No 1º parágrafo, o autor afirma: "você não consegue dar dois passos na sua rede social favorita sem tropeçar nele." Em relação ao termo destacado, responda: O pronome "n(ele) refere-se a quê?
2) A partir da leitura do texto, como podemos definir "moralismo do bem"?
3)
Destaque do 1º parágrafo do texto, três termos que foram empregados no
sentido conotativo e explique qual o significado eles adquiriram neste
contexto.
4)
Observe o seguinte trecho: "[...] para agitar os mais histriônicos
baluartes do moralismo do bem [...]" (2º parágrafo). A alternativa que
apresenta uma possível reescrita deste trecho é:
a) "[...] para agitar os mais calmos defensores do moralismo do bem [...]"
b) "[...] para agitar os mais exagerados críticos do moralismo do bem [...]"
c) "[...] para agitar os mais exagerados defensores do moralismo do bem [...]"
5) Explique a expressão "virou febre" empregada no 2º parágrafo do texto.
6) Explique a função da vírgula no seguinte trecho: "Bastou um pai, Fernando, fantasiar-se de Aladdin [...]" (2º parágrafo).
7)
O autor, no 4º parágrafo, afirma: "Há sempre uma minoria para salvar de
algum perigo." A que minorias o autor se refere e qual seria o perigo?
8)
Em algumas frases do texto, o autor vale-se da ironia como recurso de
linguagem. Transcreva três frases que exemplifiquem isso.
9) No 6º parágrafo, o autor cita dois grupos distintos. Que grupos são esses e qual o comportamento assumido por cada um?
10)
Rodrigo da Silva vale-se da intertextualidade para ilustrar seu texto,
utilizando o poema "Em linha reta", de Álvaro de Campos (trecho
centralizado e em itálico no texto). Qual é a relação que esse poema tem
com o tema discutido por Rodrigo?
a) De que forma o eu lírico se descreve no poema? E de que forma ele descreve os seus conhecidos?
b) No final do poema, o eu lírico compara as pessoas a quê?
c) O verso que encerra o poema é "Onde é que há gente no mundo?". Por que o eu lírico faz esse questionamento?
TEXTO 2
Aladdin e o Tribunal da Internet
Álvaro Leme
A
essa altura deve ter pipocado na sua timeline a imagem abaixo, do pai
que saiu fantasiado de Aladdin e vestiu seu filho, negro, de Abu, o
macaquinho amigo do personagem.
Não
quero discutir aqui se isso foi ou não racismo, mesmo porque cabe a
quem se sente ofendido se manifestar a respeito. Como não sou negro, não
sou a pessoa indicada para tocar qualquer apito.
O
que quero falar aqui é sobre a rapidez com que, no mundo de hoje, a
gente se considera no direito de sentenciar os outros. Desde que vi
alguns comentários a respeito do episódio, comecei a pensar sobre o
temido tribunal da internet.
Como
a gente evita que um eventual erro jogue fora todas as coisas boas que a
gente fez na vida? No caso do Aladdin do Carnaval, por exemplo. Ainda
que realmente seja de gosto muito duvidoso vestir seu filho negro de
macaco, para muita gente que se manifestou pouco importa todo o
histórico da pessoa. Uma vida é resumida a uma foto num bloco de
Carnaval. Intencionalmente não citei o nome do sujeito, para não ser
mais um a deixar registrado nas buscas de Google o episódio que merece
ser esquecido.
Muita
gente não se perguntou se é um pai amoroso ou em que condições de vida
estaria essa criança se não tivesse recebido dele um lar. Não. Tudo que
pesa é que ele escolheu uma fantasia infeliz. Isso anula qualquer boa
intenção anterior ou posterior. De repente, da sala de nossas casas, nos
comportamos como se fôssemos todos perfeitos e nos sentimos no direito
de atirar pedra em gente que nem conhecemos. Nem o fato de ele ter
pedido desculpas fez qualquer diferença. Meu Deus, tinha gente
defendendo que o cara perdesse a guarda do filho. É melhor ir pro
orfanato, então? Quero saber se quem escreveu isso já esteve em algum
orfanato na vida.
É
como se, ao apontar o dedo para o erro dos outros, a gente aumentasse
nosso valor. Somos impiedosos, duros, radicais. E condenar o próximo faz
a gente parecer mais legal, mais descolado, consciente da luta das
minorias. Não me entenda mal, apoio plenamente a batalha de quem é
oprimido, e vejo com entusiasmo todos os avanços sociais que têm sido
conquistados. Mas como é que a gente quer mais tolerância no mundo se
somos os primeiros a agir de maneira intolerante?
Não
acho que o caminho para uma sociedade mais igual passe por julgar e
condenar as pessoas em rede social. Até porque, amanhã, o alvo pode ser
qualquer um de nós.
1) Qual o objetivo do autor, ao escrever o texto?
2) Que argumento ele utiliza, no 2º parágrafo, para se abster da discussão acerca do racismo?
3) Dentre as alternativas abaixo, a que representa uma ideia defendida pelo autor do texto é?
a) O autor considera o fato de que o pai, ao vestir o filho de Abu, foi racista.
b) O fato deste pai ter fantasiado seu filho de Abu anulou qualquer boa intenção anterior ou posterior que ele tenha praticado.
c) As pessoas costumam apontar os erros dos outros, pois isso as faz parecer mais legais e conscientes.
4) Observe o trecho: "A essa altura deve ter pipocado na sua timeline a imagem abaixo [...]" (1º parágrafo). O que o autor quis dizer com o termo destacado?
5) No trecho: "[...] a gente se considera no direito de sentenciar
os outros." (3º parágrafo). Que termo poderia ser utilizado para
reescrever a frase, mantendo o mesmo sentido expresso pelo termo
destacado?
6)
Sabendo que os prefixos -IN / -IM acrescentam à palavra um sentido de
negação, transcreva, do texto, três termos que exemplifiquem isso.
7)
Na frase: "Até porque, amanhã, o alvo pode ser qualquer um de nós" (7º
parágrafo). Se passarmos o substantivo "alvo" para o plural, o número de
termos a ser alterado é de:
a) 2 b) 3 c) 4 d) 1 e) 5
8) Retire, do texto:
a) um substantivo comum-de-dois gêneros:
b) 3 substantivos sobrecomuns:
9) Reescreva o primeiro período do 4º parágrafo, empregando a linguagem formal.
10)
Nos últimos períodos do 5º parágrafo, aparece um substantivo derivado.
Qual é esse substantivo e de qual substantivo primitivo ele deriva?
11) Reescreva os trechos abaixo substituindo a locução adjetiva destacada pelo adjetivo correspondente.
a) "[...] pouco importa o histórico da pessoa [...]" (4º parágrafo)
b) "Uma vida é resumida a uma foto num bloco de Carnaval." (4º parágrafo).
c) "[...] se é um pai amoroso ou em que condições de vida estaria essa criança [...]" (5º parágrafo)
12) Reescreva o trecho "[...] e vejo com entusiasmo todos os avanços sociais que têm sido conquistados." (6º parágrafo), substituindo o adjetivo destacado pela locução adjetiva correspondente.
13) Transcreva, do texto, os adjetivos relativos aos substantivos abaixo:
a) Erro (3º parágrafo):
b) Gosto (3º parágrafo):
c) Pai (4º parágrafo):
d) Fantasia (4º parágrafo):
e) Intenção (4º parágrafo):
f) Avanços (5º parágrafo):
g) Rede (6º parágrafo):
13) Transcreva, do texto, os adjetivos relativos aos substantivos abaixo:
a) Erro (3º parágrafo):
b) Gosto (3º parágrafo):
c) Pai (4º parágrafo):
d) Fantasia (4º parágrafo):
e) Intenção (4º parágrafo):
f) Avanços (5º parágrafo):
g) Rede (6º parágrafo):
TEXTO 3
1) Analise a charge acima e explique de que forma ela se relaciona com os textos lidos.
Textos "Viramos todos umas velhinhas moralistas apontando o dedo por aí" e " Aladdin e o Tribunal da Internet"
TEXTO 1
Viramos todos umas velhinhas moralistas apontando o dedo por aí
Rodrigo da Silva
Você
não consegue dar dois passos na sua rede social favorita sem tropeçar
nele. Às vezes, ele se esconde atrás de uma imagem qualquer, trancafiado
num ver mais ou num continuar lendo. Outras vezes age de forma
escancarada. O moralismo do bem é o alicerce do homem moderno, estampado
nos textões e nos memes que inundam a internet nossa de cada dia.
Nesse
feriado ele alcançou o Carnaval. Bastou um pai, Fernando, fantasiar-se
de Aladdin e vestir seu filho, negro, de Abu, num bloco em Belo
Horizonte, para agitar os mais histriônicos baluartes do moralismo do
bem da grande rede brazuca. Virou febre: uma demonstração clara de
racismo numa festa que é parte da cultura negra tupiniquim. Um pai, sem
dizer uma única palavra enquanto celebrava a vida com seu filho,
atestava a similaridade imbecil entre negros e macacos no imaginário
justiceiro. Sem qualquer direito à defesa.
Afinal
de contas, qual foi o exato ponto da história em que abandonamos aquela
noção de que a vida dos outros não nos pertence para nos transformarmos
em velhinhas moralistas que passam o dia fofocando sobre a falibilidade
de perfeitos estranhos? Quando foi que deixamos de viver as dores e as
tragédias da nossa vida para virarmos fiscais dos costumes alheios,
apontando o dedo pra gente que a gente nunca viu? Esse não era, afinal
de contas, o grande problema por trás de tudo?
Hoje
somos todos justiceiros de alguma coisa. Há sempre uma minoria para
salvar de algum perigo. Negros, mulheres, gordos, crianças, gays,
ciclistas, índios. Há sempre alguém pra gente usar por aí pra alimentar o
nosso próprio ego e escalar montanhas em direção ao nosso incandescente
paraíso moral. Há, aos montes, arqui-inimigos pra odiar e combater.
Com
a gente? Não há nada de errado. Nunca. Cultivamos uma alimentação
saudável, nos conectamos à mãe natureza, nos preocupamos com o futuro
das nossas crianças, compartilhamos todas aquelas matérias engajadas do
Catraca Livre, votamos em partidos de esquerda. Somos todos
perfeitamente coloridos e bem resolvidos, como se fossemos estrelas de
uma dessas propagandas de margarina ou parte do marketing de um banco
que se esforça em parecer mais humano do que realmente é. Somos todos
desencanados, virtuosos, conscientes, modernos, jovens. Feitos. Pra.
Você.
Dentro
da gente há um rio de hashtags e slogans. Há mais amor por favor, há
gentileza que gera gentileza, há o nome de uma tribo indefesa qualquer.
Nosso coração é um imenso jogo da velha, cheio de filtros de instagram e
sacadas à lá Prefs. Dentro dele, monopolizamos toda sensibilidade do
mundo. Longe da matéria que o forma não resta nada além da mais
insipiente truculência. Para os justiceiros, é apenas dessa forma que
essa bolota azul sobrevoando o espaço se torna um lugar previsivelmente
fácil de lidar. Nela, no epicentro dos nossos tribunais morais, há os
bons e os ruins. Há aqueles que se importam em criar um mundo melhor –
seja lá o que isso signifique. E há o rancor da velha ordem, antiquada,
negligente com os cuidados da natureza, mal resolvida com os gays e as
mulheres, autoritária, pouco preocupada com as condições dos mais
pobres, politicamente incorreta e grosseira. Se você não faz parte de um
grupo está necessariamente inscrito no outro.
Dessa
forma, viramos todos caçadores de fascistas. Ninguém escapa do nosso
combate. Gente que têm dinheiro, gente branca, gente que não vota nos
nossos candidatos (deixando de praticar a verdadeira democracia), gente
que preenche o estereótipo que a gente cria pra combater a
estereotipização das minorias que problematizamos. Viramos todos umas
velhinhas moralistas apontando o dedo por aí. Não sobra nada. Das
mulheres que estrelam campanhas lascívias de marcas de cerveja, criando
um padrão inalcançável de beleza e objetificando o corpo feminino, aos
constantes discursos que silenciamos em desagravo, enquanto lutamos pela
liberdade de expressão dos artistas e intelectuais politicamente
alinhados com as nossas ideias. Somos todas idosas futriqueiras metendo o
bedelho na vida alheia enquanto pedimos que o nosso espaço seja
respeitado. O olho que tudo vê na inquisição da santa igreja do
progressismo dos últimos dias, pedindo por privacidade.
Foi
um português quem escreveu num poema em linha reta o retrato desse
tempo. E ele não era cadastrado em qualquer serviço de email, não fazia a
menor ideia do que era uma rede social e não tinha noção do poder que
um compartilhamento poderia alcançar. O nome dele também era Fernando.
Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo? *
Onde é que há afinal?
1) No 1º parágrafo, o autor afirma: "você não consegue dar dois passos na sua rede social favorita sem tropeçar nele." Em relação ao termo destacado, responda: O pronome "n(ele) refere-se a quê?
2) A partir da leitura do texto, como podemos definir "moralismo do bem"?
3)
Destaque do 1º parágrafo do texto, três termos que foram empregados no
sentido conotativo e explique qual o significado eles adquiriram neste
contexto.
4)
Observe o seguinte trecho: "[...] para agitar os mais histriônicos
baluartes do moralismo do bem [...]" (2º parágrafo). A alternativa que
apresenta uma possível reescrita deste trecho é:
a) "[...] para agitar os mais calmos defensores do moralismo do bem [...]"
b) "[...] para agitar os mais exagerados críticos do moralismo do bem [...]"
c) "[...] para agitar os mais exagerados defensores do moralismo do bem [...]"
5) Explique a expressão "virou febre" empregada no 2º parágrafo do texto.
6) Explique a função da vírgula no seguinte trecho: "Bastou um pai, Fernando, fantasiar-se de Aladdin [...]" (2º parágrafo).
7)
O autor, no 4º parágrafo, afirma: "Há sempre uma minoria para salvar de
algum perigo." A que minorias o autor se refere e qual seria o perigo?
8)
Em algumas frases do texto, o autor vale-se da ironia como recurso de
linguagem. Transcreva três frases que exemplifiquem isso.
9) No 6º parágrafo, o autor cita dois grupos distintos. Que grupos são esses e qual o comportamento assumido por cada um?
10)
Rodrigo da Silva vale-se da intertextualidade para ilustrar seu texto,
utilizando o poema "Em linha reta", de Álvaro de Campos (trecho
centralizado e em itálico no texto). Qual é a relação que esse poema tem
com o tema discutido por Rodrigo?
a) De que forma o eu lírico se descreve no poema? E de que forma ele descreve os seus conhecidos?
b) No final do poema, o eu lírico compara as pessoas a quê?
c) O verso que encerra o poema é "Onde é que há gente no mundo?". Por que o eu lírico faz esse questionamento?
TEXTO 2
Aladdin e o Tribunal da Internet
Álvaro Leme
A
essa altura deve ter pipocado na sua timeline a imagem abaixo, do pai
que saiu fantasiado de Aladdin e vestiu seu filho, negro, de Abu, o
macaquinho amigo do personagem.
Não
quero discutir aqui se isso foi ou não racismo, mesmo porque cabe a
quem se sente ofendido se manifestar a respeito. Como não sou negro, não
sou a pessoa indicada para tocar qualquer apito.
O
que quero falar aqui é sobre a rapidez com que, no mundo de hoje, a
gente se considera no direito de sentenciar os outros. Desde que vi
alguns comentários a respeito do episódio, comecei a pensar sobre o
temido tribunal da internet.
Como
a gente evita que um eventual erro jogue fora todas as coisas boas que a
gente fez na vida? No caso do Aladdin do Carnaval, por exemplo. Ainda
que realmente seja de gosto muito duvidoso vestir seu filho negro de
macaco, para muita gente que se manifestou pouco importa todo o
histórico da pessoa. Uma vida é resumida a uma foto num bloco de
Carnaval. Intencionalmente não citei o nome do sujeito, para não ser
mais um a deixar registrado nas buscas de Google o episódio que merece
ser esquecido.
Muita
gente não se perguntou se é um pai amoroso ou em que condições de vida
estaria essa criança se não tivesse recebido dele um lar. Não. Tudo que
pesa é que ele escolheu uma fantasia infeliz. Isso anula qualquer boa
intenção anterior ou posterior. De repente, da sala de nossas casas, nos
comportamos como se fôssemos todos perfeitos e nos sentimos no direito
de atirar pedra em gente que nem conhecemos. Nem o fato de ele ter
pedido desculpas fez qualquer diferença. Meu Deus, tinha gente
defendendo que o cara perdesse a guarda do filho. É melhor ir pro
orfanato, então? Quero saber se quem escreveu isso já esteve em algum
orfanato na vida.
É
como se, ao apontar o dedo para o erro dos outros, a gente aumentasse
nosso valor. Somos impiedosos, duros, radicais. E condenar o próximo faz
a gente parecer mais legal, mais descolado, consciente da luta das
minorias. Não me entenda mal, apoio plenamente a batalha de quem é
oprimido, e vejo com entusiasmo todos os avanços sociais que têm sido
conquistados. Mas como é que a gente quer mais tolerância no mundo se
somos os primeiros a agir de maneira intolerante?
Não
acho que o caminho para uma sociedade mais igual passe por julgar e
condenar as pessoas em rede social. Até porque, amanhã, o alvo pode ser
qualquer um de nós.
1) Qual o objetivo do autor, ao escrever o texto?
2) Que argumento ele utiliza, no 2º parágrafo, para se abster da discussão acerca do racismo?
3) Dentre as alternativas abaixo, a que representa uma ideia defendida pelo autor do texto é?
a) O autor considera o fato de que o pai, ao vestir o filho de Abu, foi racista.
b) O fato deste pai ter fantasiado seu filho de Abu anulou qualquer boa intenção anterior ou posterior que ele tenha praticado.
c) As pessoas costumam apontar os erros dos outros, pois isso as faz parecer mais legais e conscientes.
4) Observe o trecho: "A essa altura deve ter pipocado na sua timeline a imagem abaixo [...]" (1º parágrafo). O que o autor quis dizer com o termo destacado?
5) No trecho: "[...] a gente se considera no direito de sentenciar
os outros." (3º parágrafo). Que termo poderia ser utilizado para
reescrever a frase, mantendo o mesmo sentido expresso pelo termo
destacado?
6)
Sabendo que os prefixos -IN / -IM acrescentam à palavra um sentido de
negação, transcreva, do texto, três termos que exemplifiquem isso.
7)
Na frase: "Até porque, amanhã, o alvo pode ser qualquer um de nós" (7º
parágrafo). Se passarmos o substantivo "alvo" para o plural, o número de
termos a ser alterado é de:
a) 2 b) 3 c) 4 d) 1 e) 5
8) Retire, do texto:
a) um substantivo comum-de-dois gêneros:
b) 3 substantivos sobrecomuns:
9) Reescreva o primeiro período do 4º parágrafo, empregando a linguagem formal.
10)
Nos últimos períodos do 5º parágrafo, aparece um substantivo derivado.
Qual é esse substantivo e de qual substantivo primitivo ele deriva?
11) Reescreva os trechos abaixo substituindo a locução adjetiva destacada pelo adjetivo correspondente.
a) "[...] pouco importa o histórico da pessoa [...]" (4º parágrafo)
b) "Uma vida é resumida a uma foto num bloco de Carnaval." (4º parágrafo).
c) "[...] se é um pai amoroso ou em que condições de vida estaria essa criança [...]" (5º parágrafo)
12) Reescreva o trecho "[...] e vejo com entusiasmo todos os avanços sociais que têm sido conquistados." (6º parágrafo), substituindo o adjetivo destacado pela locução adjetiva correspondente.
13) Transcreva, do texto, os adjetivos relativos aos substantivos abaixo:
a) Erro (3º parágrafo):
b) Gosto (3º parágrafo):
c) Pai (4º parágrafo):
d) Fantasia (4º parágrafo):
e) Intenção (4º parágrafo):
f) Avanços (5º parágrafo):
g) Rede (6º parágrafo):
13) Transcreva, do texto, os adjetivos relativos aos substantivos abaixo:
a) Erro (3º parágrafo):
b) Gosto (3º parágrafo):
c) Pai (4º parágrafo):
d) Fantasia (4º parágrafo):
e) Intenção (4º parágrafo):
f) Avanços (5º parágrafo):
g) Rede (6º parágrafo):
TEXTO 3
1) Analise a charge acima e explique de que forma ela se relaciona com os textos lidos.
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