Você já observou crianças pequenas contando?
Quando contam uma coleção de objetos, “recitam” números, muitas vezes “saltando”
alguns e repetindo outros. Se os objetos estão espalhados, elas costumam contar
alguns mais de uma vez e deixar de contar outros. Além disso, não é claro para
algumas quando devem parar a contagem. Crianças neste estágio, ainda não
desenvolveram o conceito de número, mas ele está presente em suas vidas – e isso
incentiva suas primeiras tentativas de contagem. As crianças levam para a escola
essa “vontade” de contar, que deve ser incentivada e explorada.
a) Atividades de
contagem
Da mesma forma
que uma criança aprende a falar enquanto fala (corretamente ou não), ela deve
aprender a contar enquanto conta. Aproveite as muitas oportunidades que aparecem
em sala de aula para contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte
(e peça para que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole
os limites de contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10,
introduza a contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu aluno tenha
o conceito pronto para fazer contagens (isso seria como pedir que uma criança só
falasse quando já soubesse fala corretamente).
b) Atividades
estabelecendo relações entre coleções
diferentes
Estas atividades
(correspondência um a um entre os elementos de duas coleções) conduzem á
comparação de quantidades e preparam para o conceito de igualdade e desigualdade
entre números.
Por exemplo: Distribua
para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte: “Há mais canetas do
que tampas?”
Observe as estratégias utilizadas pelos
alunos para comparar, pois algumas disposições espaciais podem causar
dificuldades nos primeiros estágios. Peça então que os alunos retirem e coloquem
as tampas nas canetas. Em seguida, repita a pergunta.
Repita este tipo
de atividade, variando os materiais e as quantidades envolvidas, sempre
permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias estratégias de comparação.
Você pode usar, por exemplo: pires e xícaras, os próprios alunos e suas
carteiras, pedras pequenas e pedras grandes, etc. Aos poucos, os alunos devem
concluir que a quantidades de objetos é independente da forma e do tamanho (por
exemplo: podem existem menos pedras grandes que pedras pequenas, embora quando
amontoadas, as pedras grandes ocupem um volume maior do que as pedras
pequenas).
c) Atividades lúdicas
Explore o gosto
das crianças por jogos e brincadeiras para criar situações de
aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR LEVEZA
Para este jogo são
utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que apresentam a representação
numérica e pictórica dos números de 1 a 10 (podemos também usar as cartas de um
a dez de um baralho). Os cartões são divididos por 2
crianças.
Cada criança abre um
cartão de seu monte os valores são comparados. Quem tiver o maior valor, fica
com os dois cartões. Em caso de empate, novos cartões são abertos e o aluno que
tiver o maior número nesta nova rodada ganha os quatro cartões. Ao final do
jogo, ganha quem tiver mais cartões.
Crie variações
deste jogo, usando novos cartões com números e representações pictóricas de cada
valor para ampliar o limite numérico (até 20, por exemplo).
* pesquisa retirada, resumida e adaptada do Programa Pró-Letramento (Matemática)
Você já observou crianças pequenas contando?
Quando contam uma coleção de objetos, “recitam” números, muitas vezes “saltando”
alguns e repetindo outros. Se os objetos estão espalhados, elas costumam contar
alguns mais de uma vez e deixar de contar outros. Além disso, não é claro para
algumas quando devem parar a contagem. Crianças neste estágio, ainda não
desenvolveram o conceito de número, mas ele está presente em suas vidas – e isso
incentiva suas primeiras tentativas de contagem. As crianças levam para a escola
essa “vontade” de contar, que deve ser incentivada e explorada.
a) Atividades de
contagem
Da mesma forma
que uma criança aprende a falar enquanto fala (corretamente ou não), ela deve
aprender a contar enquanto conta. Aproveite as muitas oportunidades que aparecem
em sala de aula para contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte
(e peça para que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole
os limites de contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10,
introduza a contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu aluno tenha
o conceito pronto para fazer contagens (isso seria como pedir que uma criança só
falasse quando já soubesse fala corretamente).
b) Atividades
estabelecendo relações entre coleções
diferentes
Estas atividades
(correspondência um a um entre os elementos de duas coleções) conduzem á
comparação de quantidades e preparam para o conceito de igualdade e desigualdade
entre números.
Por exemplo: Distribua
para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte: “Há mais canetas do
que tampas?”
Observe as estratégias utilizadas pelos
alunos para comparar, pois algumas disposições espaciais podem causar
dificuldades nos primeiros estágios. Peça então que os alunos retirem e coloquem
as tampas nas canetas. Em seguida, repita a pergunta.
Repita este tipo
de atividade, variando os materiais e as quantidades envolvidas, sempre
permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias estratégias de comparação.
Você pode usar, por exemplo: pires e xícaras, os próprios alunos e suas
carteiras, pedras pequenas e pedras grandes, etc. Aos poucos, os alunos devem
concluir que a quantidades de objetos é independente da forma e do tamanho (por
exemplo: podem existem menos pedras grandes que pedras pequenas, embora quando
amontoadas, as pedras grandes ocupem um volume maior do que as pedras
pequenas).
c) Atividades lúdicas
Explore o gosto
das crianças por jogos e brincadeiras para criar situações de
aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR LEVEZA
Para este jogo são
utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que apresentam a representação
numérica e pictórica dos números de 1 a 10 (podemos também usar as cartas de um
a dez de um baralho). Os cartões são divididos por 2
crianças.
Cada criança abre um
cartão de seu monte os valores são comparados. Quem tiver o maior valor, fica
com os dois cartões. Em caso de empate, novos cartões são abertos e o aluno que
tiver o maior número nesta nova rodada ganha os quatro cartões. Ao final do
jogo, ganha quem tiver mais cartões.
Crie variações
deste jogo, usando novos cartões com números e representações pictóricas de cada
valor para ampliar o limite numérico (até 20, por exemplo).
* pesquisa retirada, resumida e adaptada do Programa Pró-Letramento (Matemática)
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