Natureza e Sociedade
Por que trabalhar natureza e sociedade?
A capacidade de
observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente
desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês"
dos fenômenos do mundo.
"Vivemos em nosso
cotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco sobre o
mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível, sobre a gravidade
que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos projetaria girando para o
espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos e de cuja estabilidade dependemos
fundamentalmente. Com exceção das crianças (que não sabem o suficiente para não
fazerem as perguntas importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar
por que é que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui
esteve; se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as
causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano". (Introdução
de Carl Sagan para o livro "Breve História do Tempo", do físico Stephen
Hawking).
Conhecer diferentes
culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças étnicas, culturais
e sociais - dentro e fora da escola, assim como compreender como se dão esses
fenômenos na natureza são aprendizagens que contribuem decisivamente para que os
pequenos tenham um bom desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino
Fundamental. Um bom trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele
que ajuda as crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e
relacioná-los às novas experiências estimuladas na pré-escola.
As noções sobre a vida em
sociedade contribuem para que as crianças compensem desigualdades sociais e
culturais desde cedo. Uma das suas principais tarefas nessa fase é ajudar os
pequenos a se adaptar ao meio. Isso significa trabalhar tanto a relação da
criança com as outras pessoas quanto com o meio físico no qual se dá o seu
desenvolvimento. Quando a criança pode conhecer e, principalmente, atuar sobre
os fenômenos, ela compreende que as pessoas vivem em espaços e tempos
determinados, e seguem normas estabelecidas entre si ou impostas pela
natureza.
Natureza e Sociedade
Por que trabalhar natureza e sociedade?
A capacidade de
observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente
desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês"
dos fenômenos do mundo.
"Vivemos em nosso
cotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco sobre o
mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível, sobre a gravidade
que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos projetaria girando para o
espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos e de cuja estabilidade dependemos
fundamentalmente. Com exceção das crianças (que não sabem o suficiente para não
fazerem as perguntas importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar
por que é que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui
esteve; se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as
causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano". (Introdução
de Carl Sagan para o livro "Breve História do Tempo", do físico Stephen
Hawking).
Conhecer diferentes
culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças étnicas, culturais
e sociais - dentro e fora da escola, assim como compreender como se dão esses
fenômenos na natureza são aprendizagens que contribuem decisivamente para que os
pequenos tenham um bom desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino
Fundamental. Um bom trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele
que ajuda as crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e
relacioná-los às novas experiências estimuladas na pré-escola.
As noções sobre a vida em
sociedade contribuem para que as crianças compensem desigualdades sociais e
culturais desde cedo. Uma das suas principais tarefas nessa fase é ajudar os
pequenos a se adaptar ao meio. Isso significa trabalhar tanto a relação da
criança com as outras pessoas quanto com o meio físico no qual se dá o seu
desenvolvimento. Quando a criança pode conhecer e, principalmente, atuar sobre
os fenômenos, ela compreende que as pessoas vivem em espaços e tempos
determinados, e seguem normas estabelecidas entre si ou impostas pela
natureza.
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