DA CANTIGA POMBINHA BRANCA...VOLTADA PARA A PÁSCOA...
"COELHINHO BRANCO"
( RITMO DA POMBINHA BRANCA)
COELHINHO BRANCO PASSOU UMA COELHA
O QUE ESTÁ FAZENDO DE PELO CINZA
PINTANDO OS OVOS LAÇO DO LADO
PARA AS CRIANÇAS MINHA NAMORADA
VOU ARRUMAR VEIO AJUDAR
VOU ENFEITAR A ENTREGAR
VOU NA ESCOLA TODOS OS OVOS
PARA ENTREGAR QUE AS CRIANÇAS
VÃO SABOREAR.
MUITOS SÃO OS AUTORES QUE ESCREVEM LITERATURA INFANTIL, HOJE VOU FALAR DE RUTE ROCHA.
Ruth Rocha nasceu em 1931 na cidade de
São Paulo. Filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado, médico, e Esther
de Sampaio Machado, tem quatro irmãos. Teve uma infância alegre e
repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha
nessa época muitas chácaras por onde Ruth passava, a caminho da escola -
estudava no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino Médio
no Colégio Rio Branco. É
graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e
pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Casada com Eduardo Rocha, tem uma filha, Mariana e
dois netos, Miguel e Pedro. Durante 15 anos (de 1956 a 1972) foi
orientadora educacional do Colégio Rio Branco, onde pôde conviver com os
conflitos e as difíceis vivências infantis e com as mudanças do seu
tempo. A liberação da mulher, as questões afetivas e de auto-estima
foram sedimentando-se em sua formação. Começou a escrever em 1967, para a
revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da
revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias
publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”,
“Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão
entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora,
redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis.
Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e
desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de
ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth
Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.
Monteiro Lobato foi sua grande influência. Em sua obra, essa influência
se traduz pelo seu interesse nos problemas sociais e políticos, na sua
tendência ao humor e nas suas posições feministas. Seu
livro de forte conteúdo crítico, “Uma História de Rabos Presos”, foi
lançado em 1989 no Congresso Nacional em Brasília, com a presença de
grande número de parlamentares. Em 1988 e 1990 lançou na sede da
Organização das Nações Unidas em Nova York seus livros “Declaração
Universal dos Direitos Humanos” para crianças e “Azul e Lindo – Planeta
Terra Nossa Casa”. Participou durante seis anos do programa de televisão
Gazeta Meio-Dia como membro fixo da mesa de debates. Em
1998 foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a
Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Ganhou
os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil
da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira
do Livro, cinco Prêmios “Jabuti”, da Associação Paulista de Críticos de
Arte e da Academia Brasileira de Letras, Prêmio João de Barro, da
Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros.
Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.
Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
ENTRE MUITOS LIVROS DA COLEÇÃO SAMBALELÊ TEM CONTEÚDOS E TEMAS MUITO BONS, CADA LIVRO DÁ POSSIBILIDADE DE PLANEJAR VÁRIAS AULAS.
Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.
Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
ENTRE MUITOS LIVROS DA COLEÇÃO SAMBALELÊ TEM CONTEÚDOS E TEMAS MUITO BONS, CADA LIVRO DÁ POSSIBILIDADE DE PLANEJAR VÁRIAS AULAS.
A
HISTÓRIA QUE SUGIRO A SEGUIR É “O COELHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”, ALÉM
DE TRABALHAR A DATA DA PÁSCOA, PODEMOS TRABALHAR A FAMILIA, OS AMIGOS, A
PROFISSÃO, AS RECEITAS DE CHOCOLATE, ATÉ TRABALHAR PEQUENOS ANIMAIS QUE
APARECEM NA HISTÓRIA, CONSTRUIR TEXTOS, PAINEIS, DESENHOS, CANTOS E
MÚSICAS E MUITO MAIS USE A CRIATIVIDADE....AS CRIANÇAS VÃO ADORAR.
BRINCADEIRAS QUE PODEM SER FEITAS:
-COLOQUE O RABO NO COELHO...DE OLHOS VENDADOS AS CRIANÇAS TEM QUE COLOCAR UM RABO NA FIGURA DO COELHO.
- COELHINHO SAI DA TOCA;
Planejamento SEMANA DA PÁSCOA
1º dia
- Arrumar o ambiente com pistas relacionadas ao tema (pegadas do coelho, coelhos feitos de caixa de papelão, cenouras etc.) Ao chegar na sala fazer indagações sobre o que eles viram, o que acham que vai acontecer etc. Iniciar o dia com a história “O coelhinho que não era da Páscoa”, antes de contar a história explorar o título fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças em relação ao animal e a páscoa.
- Ao termino da história fazer indagações sobre a mesma e esclarecer que coelho não bota ovo.
- Solicitar que as crianças recontem e ilustrem a história Pedir aos alunos para trazerem na terça feira um ovo cozido.
2º dia
- Expor para as crianças algumas imagens relacionadas a Páscoa e a história do dia anterior solicitando aos mesmo para criarem uma história. Pintar as casquinhas de ovos e enfeitar, alguém vai até a sala entregar uma carta do coelho, a carta deverá ser lida pela professor com entusiasmo conforme ela for lendo os alunos serão informados que haverá uma caça ao tesouro e no decorrer da carta surgirão as pistas que deverão ser executadas.
3º dia
Festa da Amizade: fazer a abertura da festa com uma dramatização “O coelhinho que não sabia ler ou “O coelhinho que não gostava de comer” Organizar brincadeiras, músicas e finalizar com a troca de cartões, cantar músicas referente ao tema, a festa pode ser confraternização onde cada uma traz um prato de doce ou salgado para dividir com os colegas, Além das gostosuras feitas pela escola no final distribui-se lembrancinhas e a presença do coelho é importante para concretizar o clima da festa..
BOM PLANEJAMENTO E BOM PROVEITO DAS SUGESTÕES .
COM CARINHO PROFE. ROSE
DA CANTIGA POMBINHA BRANCA...VOLTADA PARA A PÁSCOA...
"COELHINHO BRANCO"
( RITMO DA POMBINHA BRANCA)
COELHINHO BRANCO PASSOU UMA COELHA
O QUE ESTÁ FAZENDO DE PELO CINZA
PINTANDO OS OVOS LAÇO DO LADO
PARA AS CRIANÇAS MINHA NAMORADA
VOU ARRUMAR VEIO AJUDAR
VOU ENFEITAR A ENTREGAR
VOU NA ESCOLA TODOS OS OVOS
PARA ENTREGAR QUE AS CRIANÇAS
VÃO SABOREAR.
MUITOS SÃO OS AUTORES QUE ESCREVEM LITERATURA INFANTIL, HOJE VOU FALAR DE RUTE ROCHA.
Ruth Rocha nasceu em 1931 na cidade de
São Paulo. Filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado, médico, e Esther
de Sampaio Machado, tem quatro irmãos. Teve uma infância alegre e
repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha
nessa época muitas chácaras por onde Ruth passava, a caminho da escola -
estudava no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino Médio
no Colégio Rio Branco. É
graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e
pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Casada com Eduardo Rocha, tem uma filha, Mariana e
dois netos, Miguel e Pedro. Durante 15 anos (de 1956 a 1972) foi
orientadora educacional do Colégio Rio Branco, onde pôde conviver com os
conflitos e as difíceis vivências infantis e com as mudanças do seu
tempo. A liberação da mulher, as questões afetivas e de auto-estima
foram sedimentando-se em sua formação. Começou a escrever em 1967, para a
revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da
revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias
publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”,
“Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão
entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora,
redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis.
Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e
desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de
ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth
Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.
Monteiro Lobato foi sua grande influência. Em sua obra, essa influência
se traduz pelo seu interesse nos problemas sociais e políticos, na sua
tendência ao humor e nas suas posições feministas. Seu
livro de forte conteúdo crítico, “Uma História de Rabos Presos”, foi
lançado em 1989 no Congresso Nacional em Brasília, com a presença de
grande número de parlamentares. Em 1988 e 1990 lançou na sede da
Organização das Nações Unidas em Nova York seus livros “Declaração
Universal dos Direitos Humanos” para crianças e “Azul e Lindo – Planeta
Terra Nossa Casa”. Participou durante seis anos do programa de televisão
Gazeta Meio-Dia como membro fixo da mesa de debates. Em
1998 foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a
Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Ganhou
os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil
da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira
do Livro, cinco Prêmios “Jabuti”, da Associação Paulista de Críticos de
Arte e da Academia Brasileira de Letras, Prêmio João de Barro, da
Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros.
Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.
Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
ENTRE MUITOS LIVROS DA COLEÇÃO SAMBALELÊ TEM CONTEÚDOS E TEMAS MUITO BONS, CADA LIVRO DÁ POSSIBILIDADE DE PLANEJAR VÁRIAS AULAS.
Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.
Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
ENTRE MUITOS LIVROS DA COLEÇÃO SAMBALELÊ TEM CONTEÚDOS E TEMAS MUITO BONS, CADA LIVRO DÁ POSSIBILIDADE DE PLANEJAR VÁRIAS AULAS.
A
HISTÓRIA QUE SUGIRO A SEGUIR É “O COELHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”, ALÉM
DE TRABALHAR A DATA DA PÁSCOA, PODEMOS TRABALHAR A FAMILIA, OS AMIGOS, A
PROFISSÃO, AS RECEITAS DE CHOCOLATE, ATÉ TRABALHAR PEQUENOS ANIMAIS QUE
APARECEM NA HISTÓRIA, CONSTRUIR TEXTOS, PAINEIS, DESENHOS, CANTOS E
MÚSICAS E MUITO MAIS USE A CRIATIVIDADE....AS CRIANÇAS VÃO ADORAR.
BRINCADEIRAS QUE PODEM SER FEITAS:
-COLOQUE O RABO NO COELHO...DE OLHOS VENDADOS AS CRIANÇAS TEM QUE COLOCAR UM RABO NA FIGURA DO COELHO.
- COELHINHO SAI DA TOCA;
Planejamento SEMANA DA PÁSCOA
1º dia
- Arrumar o ambiente com pistas relacionadas ao tema (pegadas do coelho, coelhos feitos de caixa de papelão, cenouras etc.) Ao chegar na sala fazer indagações sobre o que eles viram, o que acham que vai acontecer etc. Iniciar o dia com a história “O coelhinho que não era da Páscoa”, antes de contar a história explorar o título fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças em relação ao animal e a páscoa.
- Ao termino da história fazer indagações sobre a mesma e esclarecer que coelho não bota ovo.
- Solicitar que as crianças recontem e ilustrem a história Pedir aos alunos para trazerem na terça feira um ovo cozido.
2º dia
- Expor para as crianças algumas imagens relacionadas a Páscoa e a história do dia anterior solicitando aos mesmo para criarem uma história. Pintar as casquinhas de ovos e enfeitar, alguém vai até a sala entregar uma carta do coelho, a carta deverá ser lida pela professor com entusiasmo conforme ela for lendo os alunos serão informados que haverá uma caça ao tesouro e no decorrer da carta surgirão as pistas que deverão ser executadas.
3º dia
Festa da Amizade: fazer a abertura da festa com uma dramatização “O coelhinho que não sabia ler ou “O coelhinho que não gostava de comer” Organizar brincadeiras, músicas e finalizar com a troca de cartões, cantar músicas referente ao tema, a festa pode ser confraternização onde cada uma traz um prato de doce ou salgado para dividir com os colegas, Além das gostosuras feitas pela escola no final distribui-se lembrancinhas e a presença do coelho é importante para concretizar o clima da festa..
BOM PLANEJAMENTO E BOM PROVEITO DAS SUGESTÕES .
COM CARINHO PROFE. ROSE
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