PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA - 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; antecipação, inferência e verificação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar
a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo
da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a
comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital,
de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para
que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, e a quem se
destinam e a intencionalidade do autor, desenvolvendo o senso crítico.
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que
circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção
e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da
própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e
inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a
adequação das hipóteses realizadas.
CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar leitura dos textos
GÊNERO TEXTUAL – CRÔNICA
Crônica
é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma
diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas,
jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das
situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele
assunto.
A palavra deriva do latim chronica, que significa
narrativa cronológica. A primeira crônica data de 1799 e foi publicada
no Jornal des Débats, em Paris. No Brasil, ela passou a ser conhecida na
metade do século XIX e era publicada em folhetins.
Características
Por
tratar de assuntos cotidianos e factuais, a crônica tem “vida curta”. O
assunto em pauta hoje não será o mesmo de amanhã, aspecto similar ao
jornalismo, visto que ambas buscam inspiração nos acontecimentos do dia a
dia.
Com uma linguagem simples, a crônica relata de forma
diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou
com humor.
Veja as principais características dessa vertente dos gêneros textuais:
- É escrita em textos curtos;
- Possui linguagem despojada e simples;
- Narra situações do cotidiano;
- Visa prender a atenção do leitor.
Diálogo de todo dia
-- Alô, quem fala?
-- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.
-- Mas eu preciso saber com quem estou falando.
-- E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.
-- Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
-- Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.
-- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.
-- Ah, sim. No aparelho não está ninguém.
-- Como não está, se você está me respondendo?
-- Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.
-- Engraçadinho. Então, quem está ao aparelho?
-- Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.
-- Não parece. Se fosse para me servir, já teria dito quem está falando.
-- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.
-- Se eu conhecesse, não estava perguntando.
-- Você é muito perguntador. Note que eu não lhe perguntei nada.
-- Nem tinha que perguntar. Pois se fui eu que telefonei.
-- Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.
-- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.
-- Estou respondendo.
-- Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus, quem fala?
-- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido!
-- Bolas!
--
Bolas, digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com
quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não está
aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por
todas: com quem deseja falar?
Silêncio.
-- Vamos, diga: com quem deseja falar?
-- Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Tchau.
(Carlos Drummond de Andrade)
Realize a leitura do texto:
GÊNERO TEXTUAL – CRÔNICA e do texto: Diálogo de todo dia
Com atenção responda as questões abaixo no seu caderno:
a) Que gênero textual foi usado para escrever o texto Diálogo de todo dia?
b) Quantos personagens participam da história?
c) Pesquise no dicionário e responda o que significa o termo: obséquio.
d) Quantos travessões há no texto? O que os travessões indicam?
e) Esse é um tipo de diálogo que acontece todo dia, como sugere o título do texto? Justifique:
f) Se acontecesse com você, como agiria? Por quê?
g) Por que a personagem que atende à ligação não quer se identificar? Utilize um trecho do texto para comprovar sua resposta:
h) Em sua opinião, a ligação da história foi demorada? Justifique:
i) Qual a diferença entre estar "no telefone" e estar "ao telefone"?
j) Converse com sua família e cite 3 regras de etiqueta que podemos usar ao telefone.
Releia o trecho do conto “Diálogo de todo dia”.
_ Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
_ Todo mundo fala meu amigo, desde que não seja mudo.
Observe
que a resposta engraçada só foi possível porque a pergunta foi mal
formulada. Como você acha que o homem que ligou deveria ter feito a
pergunta para não receber essa resposta?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva
uma lista de 7 palavras ou expressões de cordialidade e gentileza que
devem ser usadas com frequência em nosso dia a dia.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Elabore um diálogo travado por telefone entre dois personagens, como na Crônica “Diálogo de todo dia”.
Se quiser pode simular uma conversa a respeito de algum dos seguintes assuntos:
- Corona vírus
- programa de televisão
- canal de Youtube
- Vídeo game
- sobre uma brincadeira
Se preferir, escolha outro assunto para compor o texto, mas é importante que ele faça sentido.
Não
se esqueça de marcar a fala dos (das) personagens iniciando-a com
travessão (__) . Cada um(a) dos (as) personagens deve ter, pelo menos,
quatro falas.
AVALIAÇÃO: A
proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas
as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos
em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos
estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em
relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação,
etc.
RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.
REFERÊNCIAS:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hq29tMrRfm4haA4QYA5PewNKRX29BvggAMccWJ9c9mCWhQdddgedvjA5wphC/atividade-para-impressao-texto-original-lpo4-03sqa08.pdf
acesso em 16/07/2020
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/cronica - acesso: 16/07/2020
PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA - 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; antecipação, inferência e verificação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar
a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo
da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a
comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital,
de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para
que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, e a quem se
destinam e a intencionalidade do autor, desenvolvendo o senso crítico.
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que
circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção
e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da
própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e
inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a
adequação das hipóteses realizadas.
CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar leitura dos textos
GÊNERO TEXTUAL – CRÔNICA
Crônica
é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma
diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas,
jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das
situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele
assunto.
A palavra deriva do latim chronica, que significa
narrativa cronológica. A primeira crônica data de 1799 e foi publicada
no Jornal des Débats, em Paris. No Brasil, ela passou a ser conhecida na
metade do século XIX e era publicada em folhetins.
Características
Por
tratar de assuntos cotidianos e factuais, a crônica tem “vida curta”. O
assunto em pauta hoje não será o mesmo de amanhã, aspecto similar ao
jornalismo, visto que ambas buscam inspiração nos acontecimentos do dia a
dia.
Com uma linguagem simples, a crônica relata de forma
diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou
com humor.
Veja as principais características dessa vertente dos gêneros textuais:
- É escrita em textos curtos;
- Possui linguagem despojada e simples;
- Narra situações do cotidiano;
- Visa prender a atenção do leitor.
Diálogo de todo dia
-- Alô, quem fala?
-- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.
-- Mas eu preciso saber com quem estou falando.
-- E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.
-- Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
-- Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.
-- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.
-- Ah, sim. No aparelho não está ninguém.
-- Como não está, se você está me respondendo?
-- Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.
-- Engraçadinho. Então, quem está ao aparelho?
-- Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.
-- Não parece. Se fosse para me servir, já teria dito quem está falando.
-- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.
-- Se eu conhecesse, não estava perguntando.
-- Você é muito perguntador. Note que eu não lhe perguntei nada.
-- Nem tinha que perguntar. Pois se fui eu que telefonei.
-- Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.
-- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.
-- Estou respondendo.
-- Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus, quem fala?
-- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido!
-- Bolas!
--
Bolas, digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com
quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não está
aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por
todas: com quem deseja falar?
Silêncio.
-- Vamos, diga: com quem deseja falar?
-- Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Tchau.
(Carlos Drummond de Andrade)
Realize a leitura do texto:
GÊNERO TEXTUAL – CRÔNICA e do texto: Diálogo de todo dia
Com atenção responda as questões abaixo no seu caderno:
a) Que gênero textual foi usado para escrever o texto Diálogo de todo dia?
b) Quantos personagens participam da história?
c) Pesquise no dicionário e responda o que significa o termo: obséquio.
d) Quantos travessões há no texto? O que os travessões indicam?
e) Esse é um tipo de diálogo que acontece todo dia, como sugere o título do texto? Justifique:
f) Se acontecesse com você, como agiria? Por quê?
g) Por que a personagem que atende à ligação não quer se identificar? Utilize um trecho do texto para comprovar sua resposta:
h) Em sua opinião, a ligação da história foi demorada? Justifique:
i) Qual a diferença entre estar "no telefone" e estar "ao telefone"?
j) Converse com sua família e cite 3 regras de etiqueta que podemos usar ao telefone.
Releia o trecho do conto “Diálogo de todo dia”.
_ Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
_ Todo mundo fala meu amigo, desde que não seja mudo.
Observe
que a resposta engraçada só foi possível porque a pergunta foi mal
formulada. Como você acha que o homem que ligou deveria ter feito a
pergunta para não receber essa resposta?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva
uma lista de 7 palavras ou expressões de cordialidade e gentileza que
devem ser usadas com frequência em nosso dia a dia.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Elabore um diálogo travado por telefone entre dois personagens, como na Crônica “Diálogo de todo dia”.
Se quiser pode simular uma conversa a respeito de algum dos seguintes assuntos:
- Corona vírus
- programa de televisão
- canal de Youtube
- Vídeo game
- sobre uma brincadeira
Se preferir, escolha outro assunto para compor o texto, mas é importante que ele faça sentido.
Não
se esqueça de marcar a fala dos (das) personagens iniciando-a com
travessão (__) . Cada um(a) dos (as) personagens deve ter, pelo menos,
quatro falas.
AVALIAÇÃO: A
proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas
as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos
em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos
estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em
relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação,
etc.
RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.
REFERÊNCIAS:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hq29tMrRfm4haA4QYA5PewNKRX29BvggAMccWJ9c9mCWhQdddgedvjA5wphC/atividade-para-impressao-texto-original-lpo4-03sqa08.pdf
acesso em 16/07/2020
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/cronica - acesso: 16/07/2020
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