PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS ** CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS ** 
CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTE CURRICULAR: 
Ciências 

UNIDADE TEMÁTICA
Matéria e energia

OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Ciclo hidrológico

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aplicar conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da agua para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de agua potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais.  


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

CICLO DA ÁGUA
As constantes transformações da água devido a alterações ambientais, sobretudo relacionadas a temperatura resultam no ciclo da água.
 
A água dos mares, rios e lagos é aquecida pelo calor e, com o tempo, transforma-se em vapor. Em contato com o ar e com o aumento da altitude, o vapor esfria, transformando-se em gotículas de água, que por sua vez formam as nuvens. Ao encontrar ventos frios, essas gotículas se multiplicam, formando a chuva que cai sobre o solo, as plantas e os animais. Assim, a água volta para o mar, os rios e os lagos.
1) Observe a ilustração acima e responda em seu caderno, copie a pergunta e responda:
a) Quais as fontes de água líquida observadas?
b) Quais as fontes de água sólida?
c) Quais fontes de água no estado gasoso podemos observar em nosso dia a dia? Cite duas.
d) Quais as fontes de água doce que estão na imagem?
e) Qual o processo mostrado na figura faz a água líquida se transformar em água no estado gasoso?
f) A água das nuvens pode voltar para o solo no estado líquido – na forma de chuva – ou no estado sólido – na forma de gelo.
g) Pesquise a respeito dessa diferença e explique o que a provoca.


2) Leia cada uma das legendas e desenhe as respectivas etapas na formação das chuvas.
A ÁGUA DOS RIOS, MARES E LAGOS É AQUECIDA PELO SOL

O VAPOR DA ÁGUA, AO ENCONTRAR REGIÕES MAIS FRIAS, FORMA GOTÍCULAS, QUE SE UNEM O ORIGINAM NUVENS NO CÉU.
AS NUVENS TORNAM-SE “PESADAS” E LIBERAM A CHUVA (PINGOS DE ÁGUA)

A CHUVA MOLHA O SOLO E AS PLANTAS E FORMA OS RIOS.
                            

AVALIAÇÃO: 
Será realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a realização da mesma.

RECURSOS: folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pinterest.com


PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS ** 
CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTE CURRICULAR: 
Ciências 

UNIDADE TEMÁTICA
Matéria e energia

OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Ciclo hidrológico

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aplicar conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da agua para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de agua potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais.  


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

CICLO DA ÁGUA
As constantes transformações da água devido a alterações ambientais, sobretudo relacionadas a temperatura resultam no ciclo da água.
 
A água dos mares, rios e lagos é aquecida pelo calor e, com o tempo, transforma-se em vapor. Em contato com o ar e com o aumento da altitude, o vapor esfria, transformando-se em gotículas de água, que por sua vez formam as nuvens. Ao encontrar ventos frios, essas gotículas se multiplicam, formando a chuva que cai sobre o solo, as plantas e os animais. Assim, a água volta para o mar, os rios e os lagos.
1) Observe a ilustração acima e responda em seu caderno, copie a pergunta e responda:
a) Quais as fontes de água líquida observadas?
b) Quais as fontes de água sólida?
c) Quais fontes de água no estado gasoso podemos observar em nosso dia a dia? Cite duas.
d) Quais as fontes de água doce que estão na imagem?
e) Qual o processo mostrado na figura faz a água líquida se transformar em água no estado gasoso?
f) A água das nuvens pode voltar para o solo no estado líquido – na forma de chuva – ou no estado sólido – na forma de gelo.
g) Pesquise a respeito dessa diferença e explique o que a provoca.


2) Leia cada uma das legendas e desenhe as respectivas etapas na formação das chuvas.
A ÁGUA DOS RIOS, MARES E LAGOS É AQUECIDA PELO SOL

O VAPOR DA ÁGUA, AO ENCONTRAR REGIÕES MAIS FRIAS, FORMA GOTÍCULAS, QUE SE UNEM O ORIGINAM NUVENS NO CÉU.
AS NUVENS TORNAM-SE “PESADAS” E LIBERAM A CHUVA (PINGOS DE ÁGUA)

A CHUVA MOLHA O SOLO E AS PLANTAS E FORMA OS RIOS.
                            

AVALIAÇÃO: 
Será realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a realização da mesma.

RECURSOS: folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pinterest.com



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