PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS **
CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
Ciências
UNIDADE TEMÁTICA
Matéria e energia
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Ciclo hidrológico
DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aplicar
conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da agua para explicar o
ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima,
na geração de energia elétrica, no provimento de agua potável e no
equilíbrio dos ecossistemas regionais.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
CICLO DA ÁGUA
As
constantes transformações da água devido a alterações ambientais,
sobretudo relacionadas a temperatura resultam no ciclo da água.
A
água dos mares, rios e lagos é aquecida pelo calor e, com o tempo,
transforma-se em vapor. Em contato com o ar e com o aumento da altitude,
o vapor esfria, transformando-se em gotículas de água, que por sua vez
formam as nuvens. Ao encontrar ventos frios, essas gotículas se
multiplicam, formando a chuva que cai sobre o solo, as plantas e os
animais. Assim, a água volta para o mar, os rios e os lagos.
1) Observe a ilustração acima e responda em seu caderno, copie a pergunta e responda:
a) Quais as fontes de água líquida observadas?
b) Quais as fontes de água sólida?
c) Quais fontes de água no estado gasoso podemos observar em nosso dia a dia? Cite duas.
d) Quais as fontes de água doce que estão na imagem?
e) Qual o processo mostrado na figura faz a água líquida se transformar em água no estado gasoso?
f) A água das nuvens pode voltar para o solo no estado líquido – na forma de chuva – ou no estado sólido – na forma de gelo.
g) Pesquise a respeito dessa diferença e explique o que a provoca.
2) Leia cada uma das legendas e desenhe as respectivas etapas na formação das chuvas.
A ÁGUA DOS RIOS, MARES E LAGOS É AQUECIDA PELO SOL
O VAPOR DA ÁGUA, AO ENCONTRAR REGIÕES MAIS FRIAS, FORMA GOTÍCULAS, QUE SE UNEM O ORIGINAM NUVENS NO CÉU.
AS NUVENS TORNAM-SE “PESADAS” E LIBERAM A CHUVA (PINGOS DE ÁGUA)
A CHUVA MOLHA O SOLO E AS PLANTAS E FORMA OS RIOS.
AVALIAÇÃO:
Será
realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as
dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a
realização da mesma.
RECURSOS: folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pinterest.com
PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS **
CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
Ciências
UNIDADE TEMÁTICA
Matéria e energia
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Ciclo hidrológico
DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aplicar
conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da agua para explicar o
ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima,
na geração de energia elétrica, no provimento de agua potável e no
equilíbrio dos ecossistemas regionais.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
CICLO DA ÁGUA
As
constantes transformações da água devido a alterações ambientais,
sobretudo relacionadas a temperatura resultam no ciclo da água.
A
água dos mares, rios e lagos é aquecida pelo calor e, com o tempo,
transforma-se em vapor. Em contato com o ar e com o aumento da altitude,
o vapor esfria, transformando-se em gotículas de água, que por sua vez
formam as nuvens. Ao encontrar ventos frios, essas gotículas se
multiplicam, formando a chuva que cai sobre o solo, as plantas e os
animais. Assim, a água volta para o mar, os rios e os lagos.
1) Observe a ilustração acima e responda em seu caderno, copie a pergunta e responda:
a) Quais as fontes de água líquida observadas?
b) Quais as fontes de água sólida?
c) Quais fontes de água no estado gasoso podemos observar em nosso dia a dia? Cite duas.
d) Quais as fontes de água doce que estão na imagem?
e) Qual o processo mostrado na figura faz a água líquida se transformar em água no estado gasoso?
f) A água das nuvens pode voltar para o solo no estado líquido – na forma de chuva – ou no estado sólido – na forma de gelo.
g) Pesquise a respeito dessa diferença e explique o que a provoca.
2) Leia cada uma das legendas e desenhe as respectivas etapas na formação das chuvas.
A ÁGUA DOS RIOS, MARES E LAGOS É AQUECIDA PELO SOL
O VAPOR DA ÁGUA, AO ENCONTRAR REGIÕES MAIS FRIAS, FORMA GOTÍCULAS, QUE SE UNEM O ORIGINAM NUVENS NO CÉU.
AS NUVENS TORNAM-SE “PESADAS” E LIBERAM A CHUVA (PINGOS DE ÁGUA)
A CHUVA MOLHA O SOLO E AS PLANTAS E FORMA OS RIOS.
AVALIAÇÃO:
Será
realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as
dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a
realização da mesma.
RECURSOS: folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pinterest.com
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