PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA GÊNERO TEXTUAL TIRINHA


PLANO DE AULA  - LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TIRINHA

COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa 

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
Leitura de imagens em narrativas visuais: linguagem verbal e não-verba

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e emprega-los quando necessário dentro do contexto, percebendo a relação entre eles.
Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros.

CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Efeitos de sentido produzidos pelos recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos (linguagem verbal e nãoverbal).
Leitura e compreensão de textos com signos verbais e não-verbais.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

GENERO TEXTUAL: TIRINHA
Realizar leitura do texto a atividades



AVALIAÇÃO:  A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.

REFERÊNCIAS: 
https://document.onl/download/link/interpretacao-de-tirinha
http://turmadamonica.uol.com.br/home/



PLANO DE AULA  - LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TIRINHA

COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa 

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
Leitura de imagens em narrativas visuais: linguagem verbal e não-verba

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e emprega-los quando necessário dentro do contexto, percebendo a relação entre eles.
Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros.

CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Efeitos de sentido produzidos pelos recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos (linguagem verbal e nãoverbal).
Leitura e compreensão de textos com signos verbais e não-verbais.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

GENERO TEXTUAL: TIRINHA
Realizar leitura do texto a atividades



AVALIAÇÃO:  A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.

REFERÊNCIAS: 
https://document.onl/download/link/interpretacao-de-tirinha
http://turmadamonica.uol.com.br/home/



Nenhum comentário:

Postar um comentário