PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TIRINHA
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
Leitura de imagens em narrativas visuais: linguagem verbal e não-verba
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar
a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo
da vida social dos quais participa cotidianamente
Identificar
o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender
gradativamente o uso desses recursos e emprega-los quando necessário
dentro do contexto, percebendo a relação entre eles.
Produzir
e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas,
relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos
de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da
linguagem utilizada nesses gêneros.
CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Efeitos
de sentido produzidos pelos recursos expressivos gráfico-visuais em
textos multissemióticos (linguagem verbal e nãoverbal).
Leitura e compreensão de textos com signos verbais e não-verbais.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
GENERO TEXTUAL: TIRINHA
Realizar leitura do texto a atividades
AVALIAÇÃO:
A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de
todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos
construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação
dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em
relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação,
etc.
RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.
REFERÊNCIAS:
https://document.onl/download/link/interpretacao-de-tirinha
http://turmadamonica.uol.com.br/home/
PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TIRINHA
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
Leitura de imagens em narrativas visuais: linguagem verbal e não-verba
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar
a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo
da vida social dos quais participa cotidianamente
Identificar
o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender
gradativamente o uso desses recursos e emprega-los quando necessário
dentro do contexto, percebendo a relação entre eles.
Produzir
e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas,
relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos
de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da
linguagem utilizada nesses gêneros.
CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Efeitos
de sentido produzidos pelos recursos expressivos gráfico-visuais em
textos multissemióticos (linguagem verbal e nãoverbal).
Leitura e compreensão de textos com signos verbais e não-verbais.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
GENERO TEXTUAL: TIRINHA
Realizar leitura do texto a atividades
AVALIAÇÃO:
A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de
todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos
construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação
dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em
relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação,
etc.
RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.
REFERÊNCIAS:
https://document.onl/download/link/interpretacao-de-tirinha
http://turmadamonica.uol.com.br/home/
Nenhum comentário:
Postar um comentário