PLANO DE AULA - GEOGRAFIA 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR
Geografia
UNIDADE TEMÁTICA
Conexões e escalas
OBJETOS DO CONHECIMENTO
Território, redes e urbanização
CONTEÚDOS
Redes urbanas: seu papel entre as cidades e nas interações urbanas entre campo e cidade
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Reconhecer
as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o
campo e entre cidades na rede urbana, compreendendo a interdependência
que existe entre diferentes cidades (próximas ou distantes) e a
distribuição da oferta de bens e serviços.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar a leitura dos textos:
ZONA URBANA
O
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona
urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).
Algumas
características básicas de zona urbana são: edificações contínuas,
habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde,
educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.
Sendo assim, a população urbana tem mais facilidade de acesso a hospitais, escolas, tratamento de esgoto, água encanada e lazer.
(DARIN, Áurea. Geografia-4ºano. Curitiba, ed. Positivo, 2014(Adaptação).
ZONA RURAL
Zona
rural é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma
área do município não classificada como zona urbana ou seja, é o campo.
Ela
é de fundamental importância para as nossas vidas, pois nelas são
desenvolvidas as atividades como cultivo de vários alimentos (arroz,
feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas,
porcos, entre outros).
Outra característica da zona rural é o
ecoturismo, também chamado de turismo rural. São atividades como essa
realizada de forma consciente e ecologicamente correta, que segue os
princípios elementares de desenvolvimento sustentável.
(DARIN, Áurea. Geografia-4ºano. Curitiba, ed. Positivo, 2014(Adaptação).
Após realizar a leitura dos textos responder as atividades:
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação e na realização da produção textual.
RECURSOS: folhas impressas, caderno, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos.
REFERÊNCIAS:
Colégio Santa Maria Minas – Geografia 5º Ano
PLANO DE AULA - GEOGRAFIA 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR
Geografia
UNIDADE TEMÁTICA
Conexões e escalas
OBJETOS DO CONHECIMENTO
Território, redes e urbanização
CONTEÚDOS
Redes urbanas: seu papel entre as cidades e nas interações urbanas entre campo e cidade
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Reconhecer
as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o
campo e entre cidades na rede urbana, compreendendo a interdependência
que existe entre diferentes cidades (próximas ou distantes) e a
distribuição da oferta de bens e serviços.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar a leitura dos textos:
ZONA URBANA
O
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona
urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).
Algumas
características básicas de zona urbana são: edificações contínuas,
habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde,
educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.
Sendo assim, a população urbana tem mais facilidade de acesso a hospitais, escolas, tratamento de esgoto, água encanada e lazer.
(DARIN, Áurea. Geografia-4ºano. Curitiba, ed. Positivo, 2014(Adaptação).
ZONA RURAL
Zona
rural é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma
área do município não classificada como zona urbana ou seja, é o campo.
Ela
é de fundamental importância para as nossas vidas, pois nelas são
desenvolvidas as atividades como cultivo de vários alimentos (arroz,
feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas,
porcos, entre outros).
Outra característica da zona rural é o
ecoturismo, também chamado de turismo rural. São atividades como essa
realizada de forma consciente e ecologicamente correta, que segue os
princípios elementares de desenvolvimento sustentável.
(DARIN, Áurea. Geografia-4ºano. Curitiba, ed. Positivo, 2014(Adaptação).
Após realizar a leitura dos textos responder as atividades:
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação e na realização da produção textual.
RECURSOS: folhas impressas, caderno, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos.
REFERÊNCIAS:
Colégio Santa Maria Minas – Geografia 5º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário