PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: POESIA
PONTUAÇÃO - RETICÊNCIAS
4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Artístico literário
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Apreciação estética/Estilo;
Formas de representação.
Pontuação
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Apreciar
e identificar poemas visuais e concretos, observando efeitos de
sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e
diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a
fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses
textos.
Identificar e diferenciar, na leitura de textos,
vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer o efeito de sentido
que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses, de modo a
aperfeiçoar, progressivamente, a compreensão e o uso da pontuação em
suas produções, incorporando conhecimentos básicos sobre a língua, como
ortografia e pontuação.
CONTEÚDO
Estilo; Formas de representação de textos poéticos visuais e concretos.
Identificação
e diferenciação em textos dos sinais de pontuação: vírgula, ponto e
vírgula, dois pontos e uso de reticências, aspas, parênteses.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.
Realizar com a turma a leitura do poema:
1) Leia o texto com atenção e responda:
a) O texto foi organizado em versos e estrofes, portanto, qual o gênero textual utilizado pelo autor?
___________________________________________________________________________
b) Quantos versos há no poema?
___________________________________________________________________________
c) Quantas estrofes?
___________________________________________________________________________
d) Como a vovó se sente quando os netos invadem sua sala?
___________________________________________________________________________
2) Observe as ilustrações e descreva, com suas palavras, como a avó se sentia:
Observe as imagens e leia com atenção:
4) Releia os primeiros versos do poema:
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Observe o uso das reticências (...) Você leria de modo diferente se ele não fosse encerrado por reticências?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
As
reticências podem indicar a continuidade de uma ação ou de uma
enumeração, a suspensão ou a interrupção de um pensamento, ou ainda
hesitações, dúvidas do falante, citações incompletas ou mesmo pausas
comuns na linguagem falada.
5) Sublinhe no poema os versos que apresentam reticências.
6) Em qual destas frases as reticências indicam a interrupção de um pensamento?
a) Vamos... Não... Talvez... Melhor amanhã.
b) Hoje é dia de ... entrevista!
c) Ela aceitou participar da entrevista acreditando que ...
7)
Pesquise, em livros, jornais ou revistas, três frases em que são usadas
reticências. Reescreva-as em seu caderno e explique a função dessa
marca de pontuação em cada uma das frases escolhidas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas, dicionário
REFERÊNCIAS:
- Poesias Infantis - Olavo Bilac
- Blog: professorajuce.blogspot.com
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: POESIA
PONTUAÇÃO - RETICÊNCIAS
4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Artístico literário
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Apreciação estética/Estilo;
Formas de representação.
Pontuação
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Apreciar
e identificar poemas visuais e concretos, observando efeitos de
sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e
diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a
fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses
textos.
Identificar e diferenciar, na leitura de textos,
vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer o efeito de sentido
que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses, de modo a
aperfeiçoar, progressivamente, a compreensão e o uso da pontuação em
suas produções, incorporando conhecimentos básicos sobre a língua, como
ortografia e pontuação.
CONTEÚDO
Estilo; Formas de representação de textos poéticos visuais e concretos.
Identificação
e diferenciação em textos dos sinais de pontuação: vírgula, ponto e
vírgula, dois pontos e uso de reticências, aspas, parênteses.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.
Realizar com a turma a leitura do poema:
1) Leia o texto com atenção e responda:
a) O texto foi organizado em versos e estrofes, portanto, qual o gênero textual utilizado pelo autor?
___________________________________________________________________________
b) Quantos versos há no poema?
___________________________________________________________________________
c) Quantas estrofes?
___________________________________________________________________________
d) Como a vovó se sente quando os netos invadem sua sala?
___________________________________________________________________________
2) Observe as ilustrações e descreva, com suas palavras, como a avó se sentia:
Observe as imagens e leia com atenção:
4) Releia os primeiros versos do poema:
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Observe o uso das reticências (...) Você leria de modo diferente se ele não fosse encerrado por reticências?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
As
reticências podem indicar a continuidade de uma ação ou de uma
enumeração, a suspensão ou a interrupção de um pensamento, ou ainda
hesitações, dúvidas do falante, citações incompletas ou mesmo pausas
comuns na linguagem falada.
5) Sublinhe no poema os versos que apresentam reticências.
6) Em qual destas frases as reticências indicam a interrupção de um pensamento?
a) Vamos... Não... Talvez... Melhor amanhã.
b) Hoje é dia de ... entrevista!
c) Ela aceitou participar da entrevista acreditando que ...
7)
Pesquise, em livros, jornais ou revistas, três frases em que são usadas
reticências. Reescreva-as em seu caderno e explique a função dessa
marca de pontuação em cada uma das frases escolhidas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas, dicionário
REFERÊNCIAS:
- Poesias Infantis - Olavo Bilac
- Blog: professorajuce.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário