Com palitos
de picolé e diferentes tipos de sementes tem-se um jogo para
diagnosticar se a criança percebe que a quantidade não depende da
arrumação, forma ou posição
( processo
mental da conservação). Num palito por exemplo, coloca-se cinco sementes
de determinado tipo, em cima das bolinhas correspondentes. E, em outro,
igual número de sementes de outra espécie, porém mais próximas ou mais
afastadas entre si. Fazem-se mais duplas com diversas quantidades e
pede-se à criança que agrupe os palitos com igual número de sementes. Se
ela não tiver noção de conservação, agrupará palitos com quantidades
diferentes. Tudo que envolver medidas (comprimento, volume ou área) não
estará ao seu alcance.Outra forma de usar os palitinhos é para formação
de sequência numérica.
Com palitos
de picolé e diferentes tipos de sementes tem-se um jogo para
diagnosticar se a criança percebe que a quantidade não depende da
arrumação, forma ou posição
( processo
mental da conservação). Num palito por exemplo, coloca-se cinco sementes
de determinado tipo, em cima das bolinhas correspondentes. E, em outro,
igual número de sementes de outra espécie, porém mais próximas ou mais
afastadas entre si. Fazem-se mais duplas com diversas quantidades e
pede-se à criança que agrupe os palitos com igual número de sementes. Se
ela não tiver noção de conservação, agrupará palitos com quantidades
diferentes. Tudo que envolver medidas (comprimento, volume ou área) não
estará ao seu alcance.Outra forma de usar os palitinhos é para formação
de sequência numérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário