CORDULINO, O ESPANTALHO - Luciane Raupp

CORDULINO, O ESPANTALHO - Luciane Raupp

CORDULINO, O ESPANTALHO
Luciane Raupp

Cordulino era um espantalho. Foi feito _______________________________________________________________________________.

Mas ele não fazia nada disso.

Acontece que Cordulino ____________________________. Ele tinha ______________________.

E um cérebro.

E um grande _________________________________________________________________________.

E um trato com os pássaros.

Era o seguinte: metade das sementes _________________________________________________. Simples assim. Justo assim.

Mas o dono da fazenda, Seu Valentim, não pensava desse modo:

- De que me adianta um espantalho _________________________________________________?

E resmungava sempre:

- Cordulino? Bobolino. Trouxolino, isso sim.


Um dia, seu Valentim tirou Cordulino da roça. _______________________________________________________________________________________.

No escuro.
______________________.

No chão úmido.

Caído ali, Cordulino ___________________________________________________________________. Tinha saudade __________________________________________________________________________.

Até que um dia...
... passinhos e risinhos finos iluminaram todo o galpão.

Eram Alice e Rafaela, ____________________________________________________________________:

- Olha o Cordulino! – exclamou Alice.

- Coitadinho – penalizou-se Rafaela.

As meninas resgataram-no do exílio. Inventaram __________________________________________________________________________________________________________. 
Cordulino tinha arrepios de alegria em sua palha embolorada.

Seu Valetim ___________________________:

- O que vocês querem com esse traste, meninas?

- _________________________________________ – pedichou Alice.

- A gente até sabe onde colocar – argumentou Rafaela.

O pai, apressado, ______________________________________________________________________.

A mãe juntou-se as filhas. As três inventaram ____________________________________________.

Agora, ele enfeita ________________________________________________________________. Sempre 
vivas como o coração de Cordulino, acordado com o cheiro da terra, com os pássaros, com o sol, com as canções das meninas, __________________________________________________________. 

1) Complete corretamente o texto, usando os trechos abaixo:

um coração

fez um gesto qualquer com a mão e saiu na sua lida de sempre

No frio

Ah, pai, dá o Cordulino pra nós

do vento na sua cara de palha, do cocô dos passarinhos na sua cabeça de chapéu

que não espanta

flagrou a festa e trovejou

umas felicidades para Cordulino

Jogou o espantalho no galpão, junto com um monte de traquitanas velhas

de palha, chapéu e roupas velhas para espantar os pássaros.

amor pela terra e tudo que dela brota

lembrava do sol, das nuvens, da chuva

rodas, rodopios, cantorias – toda a sorte de tonturas e doideiras

que brotam do tempo, no espaço do bem querer.

era diferente

um canteiro enorme de sempre-vivas

era para os humanos, metade para os pássaros

as filhas do Seu Valentim

2) Qual é o enredo desse texto?

3) Qual é a função de um espantalho? Cordulino cumpria bem essa função no texto? Comprove sua resposta com um trecho do texto.

4) Por que Cordulino era diferente dos demais espantalhos?

5) Qual era o acordo que Cordulino tinha com os pássaros?

6) Que nomes Seu Valentim deu a Cordulino e por que você acha que ele o chamava assim?

7) Há, no texto, um sinônimo da palavra "reclamar". Transcreva-o.

8) Do que Cordulino tinha saudade?

9) Observe a frase: "Coitadinho - penalizou-se Rafaela." O termo destacado quer dizer que Rafaela:
(   ) castigou Cordulino.
(   ) sentiu pena de Cordulino.
(   ) cobriu Cordulino de penas para ele espantar os pássaros.

10) Quem resgatou Cordulino e qual era a sua nova função, no final do texto?

11) Na frase: "Seu Valentim flagrou a festa e trovejou:" É correto afirmar que:
(   ) assim que viu as filhas brincando com Cordulino, começou a chover.
(   ) assim que viu as filhas brincando com Cordulino, começou a trovejar.
(   ) assim que viu as filhas brincando com Cordulino, ele gritou, perguntando o que queriam com o espantalho.

12) Observe a frase: " O pai, apressado, fez um gesto qualquer com a mão e saiu na sua lida de sempre." Procure o significado do termo destacado no dicionário e responda: o que o Seu Valentim foi fazer?

13) Na frase: "Cordulino tinha arrepios de alegria em sua palha embolorada." Pesquise o significado da palavra destacada e responda: como estava a palha de Cordulino?



CORDULINO, O ESPANTALHO - Luciane Raupp

CORDULINO, O ESPANTALHO
Luciane Raupp

Cordulino era um espantalho. Foi feito _______________________________________________________________________________.

Mas ele não fazia nada disso.

Acontece que Cordulino ____________________________. Ele tinha ______________________.

E um cérebro.

E um grande _________________________________________________________________________.

E um trato com os pássaros.

Era o seguinte: metade das sementes _________________________________________________. Simples assim. Justo assim.

Mas o dono da fazenda, Seu Valentim, não pensava desse modo:

- De que me adianta um espantalho _________________________________________________?

E resmungava sempre:

- Cordulino? Bobolino. Trouxolino, isso sim.


Um dia, seu Valentim tirou Cordulino da roça. _______________________________________________________________________________________.

No escuro.
______________________.

No chão úmido.

Caído ali, Cordulino ___________________________________________________________________. Tinha saudade __________________________________________________________________________.

Até que um dia...
... passinhos e risinhos finos iluminaram todo o galpão.

Eram Alice e Rafaela, ____________________________________________________________________:

- Olha o Cordulino! – exclamou Alice.

- Coitadinho – penalizou-se Rafaela.

As meninas resgataram-no do exílio. Inventaram __________________________________________________________________________________________________________. 
Cordulino tinha arrepios de alegria em sua palha embolorada.

Seu Valetim ___________________________:

- O que vocês querem com esse traste, meninas?

- _________________________________________ – pedichou Alice.

- A gente até sabe onde colocar – argumentou Rafaela.

O pai, apressado, ______________________________________________________________________.

A mãe juntou-se as filhas. As três inventaram ____________________________________________.

Agora, ele enfeita ________________________________________________________________. Sempre 
vivas como o coração de Cordulino, acordado com o cheiro da terra, com os pássaros, com o sol, com as canções das meninas, __________________________________________________________. 

1) Complete corretamente o texto, usando os trechos abaixo:

um coração

fez um gesto qualquer com a mão e saiu na sua lida de sempre

No frio

Ah, pai, dá o Cordulino pra nós

do vento na sua cara de palha, do cocô dos passarinhos na sua cabeça de chapéu

que não espanta

flagrou a festa e trovejou

umas felicidades para Cordulino

Jogou o espantalho no galpão, junto com um monte de traquitanas velhas

de palha, chapéu e roupas velhas para espantar os pássaros.

amor pela terra e tudo que dela brota

lembrava do sol, das nuvens, da chuva

rodas, rodopios, cantorias – toda a sorte de tonturas e doideiras

que brotam do tempo, no espaço do bem querer.

era diferente

um canteiro enorme de sempre-vivas

era para os humanos, metade para os pássaros

as filhas do Seu Valentim

2) Qual é o enredo desse texto?

3) Qual é a função de um espantalho? Cordulino cumpria bem essa função no texto? Comprove sua resposta com um trecho do texto.

4) Por que Cordulino era diferente dos demais espantalhos?

5) Qual era o acordo que Cordulino tinha com os pássaros?

6) Que nomes Seu Valentim deu a Cordulino e por que você acha que ele o chamava assim?

7) Há, no texto, um sinônimo da palavra "reclamar". Transcreva-o.

8) Do que Cordulino tinha saudade?

9) Observe a frase: "Coitadinho - penalizou-se Rafaela." O termo destacado quer dizer que Rafaela:
(   ) castigou Cordulino.
(   ) sentiu pena de Cordulino.
(   ) cobriu Cordulino de penas para ele espantar os pássaros.

10) Quem resgatou Cordulino e qual era a sua nova função, no final do texto?

11) Na frase: "Seu Valentim flagrou a festa e trovejou:" É correto afirmar que:
(   ) assim que viu as filhas brincando com Cordulino, começou a chover.
(   ) assim que viu as filhas brincando com Cordulino, começou a trovejar.
(   ) assim que viu as filhas brincando com Cordulino, ele gritou, perguntando o que queriam com o espantalho.

12) Observe a frase: " O pai, apressado, fez um gesto qualquer com a mão e saiu na sua lida de sempre." Procure o significado do termo destacado no dicionário e responda: o que o Seu Valentim foi fazer?

13) Na frase: "Cordulino tinha arrepios de alegria em sua palha embolorada." Pesquise o significado da palavra destacada e responda: como estava a palha de Cordulino?




Nenhum comentário:

Postar um comentário